O Orçamento Público e o Cidadão. Entendendo o Orçamento Público A importância do Orçamento Público p/ o Cidadão Compreendendo o ciclo orçamentário no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Orçamento Público e o cidadão
Advertisements

O Orçamento Público e o Cidadão
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
O Orçamento Público e o cidadão
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Relatório de Gestão.
O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 16/2015.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O Lei de Diretrizes Orçamentárias Quixeramobim, maio/2016.
1 Processo Participativo LOA 2015 Agosto/ Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – CPPO Garantir a participação popular nos instrumentos.
Audiência Pública LDO 2011 Zenildo Pacheco Sampaio Prefeito Municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS METAS PARA A LDO 2017.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL Avaliação e Cumprimento de METAS 1º Quadrimestre de 2016.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Constituição Federal de 1988 art. 14, incisos I, II e III; art. 27, parágrafo 4º; art. 29 incisos XII e XIII plebiscitos referendos projetos de lei de.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS 1º QUADRIMESTRE 2012.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. L.R.F ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL, COM AMPARO NO CAPÍTULO II DO TÍTULO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
LEI ORÇAMENTÁRIA 2 Lei Orçamentária Anual CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA Prazos Lei Orgânica L O A.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL José Francisco Seabra Mendes Jr
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO 09 de fevereiro de 2017
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
LOA – 2017 LEI ORÇAMENTÁRIA DE INVESTIMENTOS.
24 de fevereiro de 2017 Despesa Pública
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CONTABILIDADE PÚBLICA
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
CONTABILIDADE PUBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA
SUPERINTENDÊNCIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS - SOF
CONTABILIDADE PÚBLICA
2016 RANCHO ALEGRE D´OESTE.
Contabilidade e Orçamento Público
7.6 – Os Princípios Orçamentários
Princípios Orçamentários – Créditos Orçamentários –
Curso de Gestão e Administração Pública
Plenária SUS: Avanços e Desafios
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO RPPS - PRÓ-GESTÃO
Framework da Análise de Prestação de Contas do Governo ESTADO DO TOCANTINS.
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Transcrição da apresentação:

O Orçamento Público e o Cidadão

Entendendo o Orçamento Público A importância do Orçamento Público p/ o Cidadão Compreendendo o ciclo orçamentário no Brasil Interpretando o PPA Interpretando a LDO Interpretando a LOA Monitoramento da execução Orçamentária e Financeira

O Orçamento Público e o Cidadão Orçamento Público: o que é??? É a síntese do contrato firmado entre o governo e a sociedade, no qual as contribuições da sociedade (receitas) são transformadas em ações do governo (despesas) para o período de 1 ano.

O Orçamento Público e o Cidadão Orçamento público: para que serve? É utilizado para gerenciar e controlar a aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos realizados pelo governo.

O Orçamento Público e o Cidadão Quem gerencia, controla e monitora? O poder legislativo controla O poder executivo gerencia A sociedade civil monitora

O Orçamento Público e o Cidadão Orçamento público como instrumento de planejamento Como os recursos são limitados e o orçamento é feito para o período de um ano, é necessário PLANEJAR: Quais são as ações que deverão ser executadas? Como isso será feito?

O Orçamento Público e o Cidadão Orçamento público como expressão das decisões políticas O processo de priorização das ações abrange duas etapas de negociações: Entre o Poder Executivo e a Administração Pública; Entre o Poder Executivo e o Legislativo. A sociedade deve participar das duas etapas.

O Orçamento Público e o Cidadão Orçamento público como instrumento de distribuição de renda Isso ocorre tanto nas ações de caráter universal quanto nas de caráter focalizado. Exemplo: A oferta de serviços de educação, saúde, transporte público trará mais benefícios às pessoas que somente poderão ter acesso a esses serviços se eles forem ofertados pelo Estado.

O Orçamento Público e o Cidadão O controle interno é realizado pelos órgãos do próprio poder público, como órgãos de auditoria interna ou contabilidade, que cuidam para que todo o processamento da receita e despesa respeite as leis existentes. O orçamento público como instrumento de controle O acompanhamento e o monitoramento do orçamento é a maneira mais tradicional de realizar o controle social sobre os atos do Executivo. Esse controle da execução orçamentária pode ser utilizado tanto pela Sociedade, quanto pelos órgãos de Controle interno e Externo. O controle externo, que tem o objetivo de verificar a legalidade das contas públicas é exercido pelo poder legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas.

O Orçamento Público e o Cidadão Dispositivos Legais O contrato orçamentário é lei e seu processo de construção também obedece a dispositivos legais. As principais determinações estão: Na CF/88 (capítulo II, as finanças públicas); Na Lei 4320/64, que estabelece as normas específicas sobre elaboração e organização orçamentária; Na Lei complementar 101/00, também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Orçamento Público e o Cidadão A CF/88 e o Ciclo Orçamentário A CF/88 determina a elaboração do contrato com base em três instrumentos legais: Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO; Lei Orçamentária Anual - LOA

O Orçamento Público e o Cidadão Plano Plurianual (PPA) É o documento que expressa o planejamento do governo para um período de 4 anos, que abrange o segundo, terceiro e quarto ano do governante eleito e o primeiro ano do governo seguinte para garantir a continuidade de ações de um governo para o outro. Contém o programa de trabalho do governo e o detalhamento dos investimentos que serão realizados.

O Orçamento Público e o Cidadão Lei de Diretrizes Orçamentárias Define metas e prioridades para a administração pública a partir do PPA, assim como orientações para a Lei Orçamentária. Indica possíveis alterações na legislação tributária, na política salarial e de contratação de novos servidores. A CF/88 prevê a edição anual da LDO.

O Orçamento Público e o Cidadão Lei Orçamentária Anual É elaborada pelo executivo segundo as diretrizes aprovadas na LDO e estabelece a previsão de despesas e receitas para o exercício seguinte.

O Orçamento Público e o Cidadão Fases do Ciclo Orçamentário

O Orçamento Público e o Cidadão Prazos do Ciclo Orçamentário Ente da FederaçãoPPALDOLOA União (ADCT, art 35) 31 de agosto 15 de abril31 de agosto

O Orçamento Público e o Cidadão Interação PPA, a LDO e a LOA

O Orçamento Público e o Cidadão Participação no Ciclo Orçamentário Na Campanha eleitoral. Na negociação do PPA, da LDO e da Loa. No monitoramento da execução orçamentária.

O Orçamento Público e o Cidadão Classificação Orçamentária A classificação orçamentária nada mais é do que o formato utilizado pelos gestores para organizar e ordenar os documentos que compõem o orçamento.

O Orçamento Público e o Cidadão Estrutura Orçamentária Estrutura orçamentária

O Orçamento Público e o Cidadão Critérios de classificação do orçamento Os dados que compõem o orçamento podem ser classificados por função: Da instituição Da estrutura funcional Da estrutura programática Da natureza da despesa

O Orçamento Público e o Cidadão Classificação Institucional Localiza unidades administrativas responsáveis pela execução de uma determinada despesa. Evidencia “quem” ou “qual” é órgão responsável pela execução. Exemplo: Ministério da Educação, Secretaria de Direitos Humanos, etc.

O Orçamento Público e o Cidadão Decifrando a Classificação Institucional Representação por dígitos: Os dois primeiros – Órgão Os três últimos – Unidade Orçamentária Min. da Agricultura Fundo Geral do cacau

O Orçamento Público e o Cidadão Decifrando a Classificação Institucional Portaria SOF 42/99 estabelece que as ações governamentais devem: Ser agrupadas por: Função Subfunção Programa Ser caracterizadas como: Projeto Atividade Operações Especiais

O Orçamento Público e o Cidadão Linguagem Orçamentária Função: constitui o maior nível de agregação das diversas áreas de despesas que compõem o setor público. Ex:Agricultura – Função 20 Subfunção: é a subdivisão da função, que agrega os subconjuntos de despesas do setor público. Ex: Promoção da Produção Vegetal – subfunção 601 Programa: é o instrumento de organização da ação governamental, visando a alcançar os objetivos pretendidos. Ex: Produção de Biofungicidas – Programa 0362

O Orçamento Público e o Cidadão Linguagem Orçamentária Ação: constitui conjunto de operações do qual resulta um produto (bem ou serviço) ofertado à sociedade que contribui para atender aos objetivos de um programa. Projeto: instrumento de programação orçamentária que envolve operações limitadas no tempo, que resultam em um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação do governo. Ex.: Construção e Benefícios a Moradias da área Rural. Atividade: instrumento de programação orçamentária que envolve um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação do governo. Ex.: A saúde Bucal da Criança. Operações especiais: despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento da ação de Governo, das quais não resultam um produto e não geram contraprestação direta em bens ou serviços. Ex.: Pagamento de servidores inativos.

O Orçamento Público e o Cidadão Classificação Funcional Detalha em que área da ação governamental a despesa é realizada. Ex.: função saúde, função agricultura. Decifrando:

O Orçamento Público e o Cidadão Classificação Programática Indica a finalidade ou o objetivo da despesa, isto é, para que os recursos são gastos em determinada ação. Decifrando:

O Orçamento Público e o Cidadão Classificação Econômica da Despesa Indica o que será adquirido e qual é o efeito econômico da realização de uma determinada despesa. Categorias EconômicasGrupos Despesas Correntes Pessoal e Encargos sociais Juros e Encargos da Dívida Outras Despesas Correntes Despesas de Capital Investimentos Inversões Financeiras Amortização da Dívida Decifrando:

O Orçamento Público e o Cidadão Grupos da Despesa

O Orçamento Público e o Cidadão Modalidades de Aplicação

O Orçamento Público e o Cidadão Transparência Orçamentária O Art. 48 da Lei Complementar 101/00 (LRF) estabelece que: “são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o relatório resumido da execução orçamentária e o relatório da gestão fiscal; e as versões simplificadas desses documentos” “Parágrafo Único: A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e de discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.”

O Orçamento Público e o Cidadão

Dívida Pública Federal Interna LTN LFT NTN-C NTN-D NTN-B NTN-F Dívida Securitizada TDA Demais Dívida Pública Federal Externa Mobiliária Org. Multilaterais Bancos Privados/Agências Governamentais Clube de Paris Dívida Pública Federal

O Orçamento Público e o Cidadão