Plano Anual de Contratações e Sistema PGC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Advertisements

Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Instrução Normativa nº 05/2014/MPOG Dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
Acesso pelo site
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
RELATÓRIO DE GESTÃO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PALMAS FEVEREIRO/2016.
Modelo de Gerenciamento e Controle, por meio da Catalogação, do Desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) 28 DE SETEMBRO DE 2016 CT (AA) BRAZ.
Fomento à Transparência Ativa como Instrumento de Controle Social
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Sistema AUDESP - TCESP O projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no aperfeiçoamento.
Transição de Mandato Orientações.
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
José Alberto Ferreira Filho (UNIFEI)
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
INSTITUCIONAL Escritório composto por advogados e consultores qualificados, com formação multidisciplinar, que atuam com excelência em áreas específicas.
Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento
É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
INSTRUÇÃO NORMATIVA MP/CGU Nº 01
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Produção Institucional Produções Importadas da
Coordenação de Execução Orçamentária – COEXOR
Superintendência de Logística
Planejamento de Produção
BDI E ORÇAMENTO NA ENGENHARIA CIVIL
20 ANOS DO ECA.
Gerência Contábil Fiscal
A controladoria na empresa
Descrição e Análise dos cargos
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
II CONGRESSO DE GESTÃO MUNICIPAL
Instruções de Trabalho NR 1
Anexo II: Processos de Gerenciamento de Projetos
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Adalton Rocha de Matos FORPLAD Coordenador-Geral de Orçamento
1º Fórum FIOCRUZ para Planejamento das Contratações e Renovações de Contratos de 2020 Implantação IN 01/ de agosto de 2018.
Participação nos lucros implica em Qualidade e Produtividade
APRESENTAÇÃO CORPORATIVA
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Produção Institucional Produções Importadas da
Produção Institucional Produções Importadas da
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Universidade Federal de Goiás
Levantamento de Dados FIEX CCR.
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Governança e gestão pública (o papel do agente público)
PROJETO DE LEI N.º DE 2015 Deputado Federal Indio da Costa
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Plano de Gestão da Escola
Marco Legal da Inovação no Brasil
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Infraestrutura Polo da Academia da Saúde
Comissão Interministerial de Sustentabilidade - CISAP
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Administração Financeira e Orçamentária
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS DE HONORÁRIOS
52º Congresso Nacional da ABIPEM
ANEXOS.
Transcrição da apresentação:

Plano Anual de Contratações e Sistema PGC Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Pró-Reitoria de Administração Diretoria de Logística Plano Anual de Contratações e Sistema PGC Instrução Normativa nº 1, de 10 de janeiro de 2019

Compras e Contratações 2019 2020 Permanece o mesmo fluxo com a divulgação do cronograma pela PROAD. Seguirá o Plano Anual de Contratações aprovado em 2019.

Agenda da Apresentação Plano Anual de Contratações Conteúdo Processo de elaboração Cronograma Instrução Normativa nº 1, de 2019 Base Legal Contexto Equipe de Planejamento Formação Requisitos Sistema PGC Principais telas

Constituição Federal de 1988 Base Legal Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. Constituição Federal de 1988 Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. Lei nº 8.666, de 1993 Art. 1º (...) § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições [...]. LC nº 101, de 2000 LRF

Contexto

Acórdão T C U nº 2.622/2015 “9.2.1. Oriente as organizações sob sua esfera de atuação a:” (...) “9.2.1.12. executar o processo de planejamento das aquisições, contemplando, pelo menos:” “...documento que materialize o plano de aquisições...” “...aprovação pela mais alta autoridade da organização, do plano de aquisições;...” “...divulgação do plano de aquisições na internet;...” “...acompanhamento periódico da execução do plano, para correção de desvios;...”

Acórdão T C U nº 2.622/2015 Também foi recomendado à Secretaria de Orçamento Federal que, “com base no art. 20, II, do Decreto 8.189/2014, inclua nas normas de elaboração do orçamento federal a obrigatoriedade de as organizações encaminharem, juntamente com as propostas orçamentárias, documento que materialize a gestão de riscos das aquisições relevantes, contendo identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos” (item 9.6 do Acórdão 2622/2015-TCU-Plenário)

Plano Anual de Contratações (PAC) O que é? É um documento que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar, no exercício subsequente. O que deve constar no Plano? Todas as contratações de bens e serviços, inclusive obras, serviços de engenharia e contratações de soluções de tecnologia da informação e comunicações, que se pretendem realizar ou prorrogar no exercício subsequente.

Plano Anual de Contratações (PAC) É obrigatório? Sim, pelos órgãos integrantes da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. Qual a estrutura? Por Unidade Administrativa de Serviços Gerais (UASG); Conteúdo por item (CATMAT/CATSERV); Estudos Preliminares; Gerenciamento de Riscos.

Ganhos e Objetivos do PAC

PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Planejamento e Gerenciamento de Contratações Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Pró-Reitoria de Administração Diretoria de Logística Planejamento e Gerenciamento de Contratações Sistema PGC

Perfis de Acesso Unidade de Compras (PAC-UNCOMP): Devolve itens para ajustes encaminha para análise da autoridade competente. Área requisitante (PAC-REQUI): Cadastra itens Área de TIC (PAC-TIC): Analisa as demandas de TIC e encaminha para a Unidade de Compras Autoridade Competente (PAC-AUTOR): Aprova, reprova e devolve itens do plano. Envia o PAC ao Ministério da Economia

Como acessar o PGC

Como acessar o PGC

Como acessar o PGC

Informações do Item I - o tipo de item, o respectivo código, de acordo com o CATMAT/CATSERV; II - a unidade de fornecimento do item; III - quantidade a ser adquirida ou contratada; IV - descrição sucinta do objeto; V - justificativa para a aquisição ou contratação; VI - estimativa preliminar do valor; VII - o grau de prioridade da compra ou contratação; VIII - a data desejada para a compra ou contratação; e IX - se há vinculação ou dependência com a contratação de outro item para sua execução, visando a determinar a sequência em que os respectivos procedimentos licitatórios serão realizados.

Tutorial de Pesquisa no CATMAT

Tutorial de Pesquisa no CATMAT

Tutorial de Pesquisa no CATMAT

Atenção Valor unitário estimado (R$): Não necessita inserir cotações; Pesquisar em site confiável ou; Pesquisa no painel de preços. Importante: Informar preço de mercado para não comprometer o orçamento da unidade.

Informar a sigla da Unidade Orçamentária do SIGA

Atenção Todos os requisitantes editam, excluem e enviam os itens de outras unidades. Portanto, é extremamente importante verificar se o item é da sua unidade para editar e enviar para análise. Unidade responsável: sempre usar sigla, letra maiúscula, sem pontos, sem hífen. Exemplo: FIH, FAMED, FCA, FCBS, etc.

Dúvidas?

Dúvidas? Contatos: Divisão de Licitações Fone: (38) 3532 1258 E-mail: licita@ufvjm.edu.br Divisão de Compras Fone: (38) 3532 1261 E-mail: compras@ufvjm.edu.br Diretoria de Logística Fone: (38) 3532 1260 E-mail: logistica.proad@ufvjm.edu.br / planejamento.proad@ufvjm.edu.br