TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI GERAES
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
COMO SER PREFEITO.
Planejamento Estratégico
Movimento Brasil Competitivo
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Modelo de Excelência em Gestão
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
I ENCONTRO DE GESTORES DE RH DO GOVERNO DO ESTADO DE RIO DE JANEIRO
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Software de Gestão Estratégica
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Trabalho de Conclusão de Curso
Teorias Modernas de Gestão
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
ACORDO DE RESULTADOS. ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOASINSTRUÍDAS,SAUDÁVEIS EQUALIFICADAS CIDADES.
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Lógica da Apresentação
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC Balanced Scorecard
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
A experiência do Governo de Minas Gerais com o Choque de Gestão Junho de 2010.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
O dual loop – alinhando o planejamento estratégico da SES ao planejamento operacional. Francisco Antônio Tavares Junior Assessor-chefe de Gestão Estratégica.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS CONTRATOS DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO ACORDO DE RESULTADOS DO PODER EXECUTIVO DE MINAS GERAIS Cecília Oliveira Telles Clécia Maria Lopes Kalic Fernanda de Siqueira Neves Maria Cristina GonçalvesTorres Maria Thais da Costa Oliveira Santos FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO setembro/2007

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

OBJETIVO GERAL DO TRABALHO Análise do Instrumento do Acordo de Resultados, identificando os seus pontos fortes, possíveis de serem replicados em outras experiências e identificando quais são os pontos que devem ser melhorados no modelo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO descrever o contexto no qual se insere a contratualização de resultados analisar a literatura especializada sobre contratualização no setor público; analisar a gestão estratégica e o BSC, como poderão ser aplicados na Administração Pública estudar detidamente o instituto do Acordo de Resultados, como vem sendo aplicado em Minas Gerais, quais são as vantagens de sua utilização e quais são as oportunidades de melhoria do modelo.

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

CONCEITO DE ACORDO DE RESULTADOS Instrumento gerencial que busca o alinhamento das instituições com a estratégia governamental a partir da pactuação de resultados, que se dá mediante a negociação entre os dirigentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual e as autoridades que sobre eles tenham poder hierárquico.

OBJETIVOS DO ACORDO DE RESULTADOS viabilizar a estratégia de governo por meio da disseminação da contratualização de resultados e sua respectiva avaliação ; alinhar o planejamento e as ações do acordado com o planejamento estratégico do Governo, com as políticas públicas instituídas e os demais programas governamentais; melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade; melhorar a qualidade do gasto público; dar transparência às ações das instituições públicas envolvidas e facilitar o controle social sobre a atividade administrativa estadual; estimular, valorizar e destacar servidores, dirigentes e órgãos ou entidades que cumpram suas metas e atinjam os resultados previstos.

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

IMPLANTAÇÃO DO MODELO: CONQUISTAS Implementação de um novo conceito de gestão pública com foco em resultados; 24 Acordos de Resultados firmados; Cerca de 340 indicadores de desempenho pactuados, monitorados e avaliados sistematicamente; Prêmios de produtividade distribuídos aos servidores, atrelados diretamente ao resultado obtido.

AVALIAÇÃO DO MODELO Dificuldade de alinhar políticas públicas setoriais com a agenda estratégica de governo Dificuldades de definir/calibrar metas de forma realista e desafiadora (assimetria de informações) Liderança do acordado: participação passiva, exceto no monitoramento, mas de forma defensiva Precariedade da pactuação horizontal: limitações dos indicadores finalísticos nos projetos estruturadores e pactuação insipiente Restrições da política de incetivos: prêmio limitado a economia de despesa ou/a geração de receitas Alcance limitado da disseminação do Acordo de Resultados: baixo conhecimento e envolvimento dos servidores dos níveis operacionais no alcance das metas e objetivos governamentais

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO PONTOS DE MELHORIA 2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO Desafio: Consolidar o conceito de Estado para Resultados, buscando sua irreversibilidade, estendendo o alcance do Choque de Gestão a toda Administração Pública.

MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 PERSPECTIVA DE LONGO PRAZO ESTADO PARA RESULTADOS PLANEJAMENTO E GESTÃO (CURTO E MÉDIO PRAZO) DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 Perspectiva Integrada do Capital Humano Investimento e Negócios Integração Territorial Competitiva Sustentabilidade Ambiental Eqüidade e Bem-estar Rede de Cidades QUALIDADE FISCAL QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS Educação de Qualidade Investimento e Valor Agregado da Produção Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva Rede de Cidades e Serviços Vida Saudável Inovação, Tecnologia e Qualidade Qualidade Ambiental Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce Protagonismo Juvenil Logística de Integração e Desenvolvimento Defesa Social DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOAS INSTRUÍDAS, SAUDÁVEIS E QUALIFICADAS CIDADES SEGURAS E BEM CUIDADAS EQÜIDADE ENTRE PESSOAS E REGIÕES JOVENS PROTAGONISTAS EMPRESAS DINÂMICAS E INOVADORAS

2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO PONTOS DE MELHORIA 2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO Novo modelo do Acordo de Resultados: Incorporação de melhorias devido ao aprendizado do processo: nova metodologia Maior aderência com a estratégia do governo Fortalecer vinculação entre resultados obtidos e concessão de incentivos.

ACORDO DE RESULTADOS - NOVO MODELO 1ª etapa INÍCIO DO ANO - Pactuação Estratégica: Grandes resultados a serem perseguidos - Função: Ser elemento orientador das ações iniciais e do detalhamento do planejamento ao longo do ano - Autonomia Imediata: Flexibilidade de alteração de cargos - Pré-condição para a pactuação de 2ª etapa 2ª etapa AO LONGO DO ANO - Detalhamento das ações e indicadores por equipes de trabalho em cada órgão - Função: Alinhamento estratégico com elevada participação e mobilização interna dos servidores - Incentivos: Pagamento de prêmio por produtividade e outras autonomias gerenciais após avaliação dos resultados

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO - BSC Proposta: Implementar a Gestão Estratégica, com aplicação do Balanced Scoredcard – BSC Objetivo: Promover o Alinhamento Estratégico: desdobrar as estratégias do governo em objetivos estratégicos institucionais, indicadores e metas por equipe; Disseminar a estratégia por toda a organização, visando maior participação e comprometimento – Plano de endomarkerting; Pactuar metas balanceadas em diferentes perspectivas numa relação de causa e efeito; Acompanhar os resultados.

O BALANCED SCORECARD - BSC É UMA MODERNA FERRAMENTA DE GESTÃO QUE PERMITE MAPEAR A ESTRATÉGIA DE UMA ORGANIZAÇÃO EM OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ESTES, EM INDICADORES DE DESEMPENHO, SOB QUATRO PERSPECTIVAS: CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS, APRENDIZADO E CRESCIMENTO E FINANCEIRA.

MAPA ESTRATÉGICO

OBJETIVOS DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Promover o Alinhamento Estratégico entre os objetivos institucionais e o PMDI; Fornecer elementos para a elaboração e assinatura do Acordo de Resultados – segunda etapa /metas por equipe de trabalho; Envolver e comprometer todos os servidores para o atingimento dos objetivos e metas institucionais; Oferecer instrumentos gerenciais para que a instituição possa monitorar sistematicamente os resultados e metas pactuados; Criar rede de conhecimento gerencial no governo.

METODOLOGIA BÁSICA DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Preparação 1 2 Workshops Acordo de Resultados 3 Acompanhamento 4 Sensibilização Definição e capacitação de equipe de gestão estratégica Definição/ revisão da Identidade Organizacional Elaboração dos Objetivos e Mapa Estratégico Desdobrameto dos Objetivos estratégicos em metas por equipes Formalização das metas por equipes em Acordos de Resultados Divulgação dos Objetivos e Metas Institucionais Definição da sistemática de acompanhamento Acompanhamento das metas acordadas

DETALHAMENTO DA METODOLOGIA BÁSICA Reunião de Sensibilização Capacitação da EGE Mapa Estratégico Preliminar Workshop 2 Estruturação da EGE Validação do Mapa Estratégico Ambiente Externo OPO AME VISÃO Workshop 1 Identidade Organizacional OPORTUNI- DADES AMEAÇAS MISSÃO Elaboração dos indicadores e metas Oportunidades e Ameaças FORÇAS Validação dos indicadores e metas Objetivos estratégicos Rede de Valor Fatores críticos de sucesso Ambiente Interno Desdobramento em Mapas por Superintendência/indicadores e metas por equipes FRAQUE- ZAS Forças e Fraquezas Validação dos mapas, indicadores e metas por equipe Análise do PMDI Indicadores Finalísticos Pactuação do Acordo de Resultados Estruturadores Objetivos Estratégicos preliminares Agenda Setorial EGE Liderança Sistemática de acompanhamento

RESULTADOS ESPERADOS Á R E A S D E R E S U L T A D O VISAO: Tornar MG o melhor estado para se viver REULTADOS PARA A SOCIEDADE Á R E A S D E R E S U L T A D O PROJETOS ESTRUTURADORES Secretaria Equipes das unidades vinculada e subordinadas CADERNOS: Metas e estratégia de implementação (por Secretaria) Estratégia Governamental: PMDI - PPAG Gestão de Pessoas: ADI e Prêmio GOV/VICE AR – 1ª Etapa AR – 2ª Etapa ADI PRÊMIO Estrutura Governamental e Modelo de gestão:

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

Para o sucesso do Instrumento de Contratualização é fundamental: CONSIDERAÇÕES FINAIS O acordo de resultados é apenas uma ferramenta para orientar o alcance das estratégias institucionais alinhadas às estratégias de governo. Para o sucesso do Instrumento de Contratualização é fundamental: A percepção da necessidade da implementação da Gestão Estratégica por todos os atores envolvidos nesse processo; a percepção e compreensão do órgão acordado da sua necessidade de implementação de forma eficiente, eficaz e efetiva de suas políticas públicas; A visão de que toda a construção depende do envolvimento de todos os níveis da organização.

FIM