Título do projeto: Literando

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Programa aluno pesquisador
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O TRABALHO COM PROJETOS
Programas sociais para a infância
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
Educação no contexto do Trabalho
Mobilização da Comunidade Escolar
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Trabalhando com Grupos
Metodologias Instituto Unibanco
Profa. Reane Franco Goulart
O que é ensinar história?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Empreendedorismo.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Inquietações, indagações,
Participação Educativa
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Por que o jornal na escola?
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Título do projeto: Literando Comunicação Aplicada Cláudia Helena Ferreira do Couto Zanin - claudia_zanin@yahoo.com.br Escola Benedito Ferreira Calafiori - São Sebastião do Paraíso

O projeto LITERANDO nasceu da execução da atividade "Comunicação e solidariedade: construindo uma rede de compartilhamento", sugerida pela Unidade 3: Comunicação e Alteridade, na disciplina Redes Comunicativas, a qual propunha a criação de uma rede de compartilhamento de livros na escola. Depois de conhecerem o conceito de rede, foram apresentados a algumas propostas pelo Brasil e pelo mundo de compartilhamento de livros. Seguindo o roteiro proposto, os alunos foram convidados a realizar uma intervenção no cotidiano da escola baseada nas ideias apresentadas e surgiu o LITERANDO.

OBJETIVO GERAL OU FINALIDADE: Propor aos alunos a criação de uma rede de compartilhamento livre de livros na escola, a partir de procedimentos muito simples. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Promover discussões sobre redes, solidariedade, compartilhamento e colaboração; Estimular uma cultura de colaboração entre os alunos; Realizar uma intervenção no cotidiano da escola, baseada nas ideias de rede e de compartilhamento.

METODOLOGIA: As turmas A e B foram divididas em equipes para a apresentação de propostas referentes à criação do nome do projeto, divulgação e captação de doações de livros, criação de campanhas para sensibilização da comunidade escolar, redação de panfletos, estratégias para inauguração e manutenção da rede, dentre outras demandas que foram surgindo ao longo do processo. Tudo foi decidido em conjunto, com a colaboração de todos os envolvidos. Ação 1 Depois de criado o nome LITERANDO, pensou-se em um slogan, um selo e um adesivo que pudessem identificar cada livro pertencente ao projeto. Diversas equipes das turmas A e B apresentaram suas ideias e escolheram, conjuntamente, as que lhes pareceram mais criativas. SLOGAN: Gostou? Levou! Leu? Devolveu!

Ação 2 Sensibilização da comunidade escolar, objetivando a doação de livros para o projeto. A campanha de captação de livros iniciou-se na própria escola, através de cartazes, em seguida buscou apoio em diferentes mídias locais: Jornal do Sudoeste, TV Sudoeste, Rádio Família AM 820, Rádio Ouro Verde, Paraíso FM, Rádio Paraíso AM e também a participação nos desfiles cívicos de 07 de setembro e do aniversário da cidade em 25 de outubro. A criação de um panfleto foi pensada para divulgar o LITERANDO nas ruas da cidade.

Ação 3 Inauguração da estante na escola com a declamação de cordéis criados pelos alunos, seguida de coreografia apresentada para todo o turno matutino, com cobertura do Jornal do Sudoeste.

RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS a)Em relação à formação dos alunos: O projeto LITERANDO oportunizou aos alunos do curso de Comunicação Aplicada o desenvolvimento de capacidades em suas dimensões: ESTÉTICA: com o estímulo à criatividade e ao espírito inventivo na criação de campanhas, slogans, panfletos e vinhetas de divulgação do projeto; POLÍTICA: com a experiência da liderança e compreensão da cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais ao experimentarem o protagonismo juvenil quando levaram propostas às mídias locais e participaram das solenidades cívicas da cidade; ÉTICA: com o reconhecimento do direito à igualdade, construindo a própria identidade e a do outro na formação de pessoas solidárias, responsáveis e autônomas ao idealizarem uma rede e se cercarem de estratégias para que ela possa se manter de forma independente;

COGNITIVA: com a aquisição de conhecimentos básicos sobre redes e desenvolvimento das capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las e, ainda, das capacidades de aprender, criar, formular, argumentar, posicionar-se e tomar decisões; AFETIVA: com o desenvolvimento da autoestima do aluno, favorecendo a construção de uma autoimagem positiva e segura, estabelecendo relações interpessoais saudáveis, só percebida naqueles que são capazes de concretizar uma ideia considerada desafiadora e quase impossível; DE INTER-RELAÇÃO PESSOAL: com a formação de pessoas capazes de saber lidar com conflitos e superar frustrações, respeitando as diversas formas de ser, pensar e agir do ser humano; DE INSERÇÃO SOCIAL: com o posicionamento de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, expresso pela conduta de participação e solidariedade; acolhida, respeito e senso de responsabilidade pelo outro e pelo bem público; DE INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO: com a oferta de instrumentos ao educando para experimentar o dia a dia do profissional da comunicação.

b) Em relação ao processo de ensino: O LITERANDO mobilizou os alunos a buscarem estratégias para o incentivo à doação de livros, os protagonistas do projeto. Foi muito interessante vê-los doarem chocolates e organizarem três cestas para serem sorteadas em cada turno da escola. Cada livro doado deu direito a um cupom. Eles se revezaram no contraturno e conseguiram uma boa soma de livros. Em 2014, estão repetindo a estratégia com o sorteio de um ovo de Páscoa no mês de abril. Desenvolver uma vinheta para ser apresentada na TV foi desafiador e gerou muito orgulho nos alunos. Puderam realmente experimentar um pouco do dia a dia do profissional da educação. Criar um cordel para o LITERANDO não foi fácil, porém o resultado surpreendeu: sextilhas com versos em redondilha maior e rima nos versos pares exigiram muita experiência e competência linguística.

Não se contentaram apenas em caminhar pelo desfile cívico do aniversário da cidade em 25 de outubro (feriado), idealizaram uma música de fundo (Divano- Grupo Era) para executar uma coreografia que lembrasse a formação de uma rede distribuída. Os alunos se surpreenderam com a receptividade do projeto não só na comunidade escolar, mas também em toda a cidade de São Sebastião do Paraíso. Depois da primeira divulgação no Jornal do Sûdoeste e nas rádios locais, surgiram convites para participarem do programa Jogo Aberto, de Ademir Santos, na TV Sudoeste e para o desfile cívico do aniversário da cidade. Constataram que o projeto conquistava cada vez mais simpatizantes e entenderam que o motivo estava na legitimidade ao incentivar a leitura não obrigatória Por tudo isso, é possível afirmar que o LITERANDO foi e continua sendo uma experiência inesquecível no percurso da área da Comunicação Aplicada.

c) em relação às interações com a comunidade escolar e seu entorno: O LITERANDO foi extremamente bem recebido pela comunidade escolar e pelos cidadãos de São Sebastião do Paraíso. Quando os alunos divulgaram pelo jornal local e pelas rádios que estariam recebendo doações nos portões da Arena Olímpica, onde acontecia o desfile cívico de 7 de setembro, não imaginavam que sairiam dali com quase 100 exemplares de livros em bom estado de conservação e, literariamente, muito atraentes. O acolhimento das mídias locais comprovou que o projeto tinha tudo para ser bem sucedido e foi esse o maior incentivo dos alunos: a certeza de que estavam idealizando um projeto especial de incentivo à leitura e com ares de patrimônio público cultural da escola.

DEPOIMENTOS: Uma biblioteca alternativa na Escola DEPOIMENTOS: Uma biblioteca alternativa na Escola? Mais que isso: o LITERANDO significa a proximidade do livro com os alunos. A liberdade de se aproximar dos livros, folheá-los e manuseá-los, cria uma oportunidade de contato íntimo: o toque. E é esse toque que vai despertar uma nova paixão: a leitura. Essa tem o poder de despertar sonhos, de ampliar horizontes, viajar pelo mundo físico e espiritual, assim como as pessoas. Que o LITERANDO permaneça na escola, cumprindo seu papel e tornando-se, cada vez mais, "alguém especial" para todos. Alípio Mumic Filho  (diretor) Olá, Relatarei aqui um pouco do que foi o PROJETO LITERANDO e qual será seu futuro. O LITERANDO foi uma grande revelação do ano de 2013 em nossa escola. Foi desenvolido pelos alunos das turmas A e B de 1º ano do turno matutino, da área de empregabilidade Comunicação Aplicada. Esse projeto não motivou apenas a comunidade escolar, despertou o olhar de vários cidadãos de nossa cidade, o apoio de algumas mídias e o mais encantador: relembrou a verdadeira importância do hábito de leitura. A rede de compartilhamento de livros saiu do papel e virou realidade, mas isso só aconteceu porque nós, alunos, recebemos o apoio de nossa professora. A ela só elogios quanto a sua competência e dedicação. Este ano colocaremos mais ação ao projeto, em abril! "Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato) Paula Donizete Rezende (aluna do 2º B) Na minha opinião, o projeto LITERANDO está se tornando uma ponte para a leitura, visto que a biblioteca da escola não atende à demanda dos alunos. Desde sua criação, está sendo de grande valia. Pude notar a interação e união dos alunos da turma de Comunicação Aplicada para colocá-lo em prática e, desde então, o projeto continua forte, incentivando a leitura não obrigatória. Ingrid de Paula (aluna do 2º A)