Flexibilização Curricular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Bem-vindos!.
Experiências de Promoção de Saúde no Brasil Universidade federal do Tocantins Marta Azevedo dos Santos(Drª)
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
FORMAÇÃO CONTINUADA II
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Flexibilização Curricular Palavra chave do Projeto Político Pedagógico Seu significado está na articulação com os princípios e diretrizes do Projeto Político Pedagógico

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Apresentação da Profª LÚCIA SANTOS no Fórum de Coordenadores de Cursos em 26 de junho de 2003.

Por que a Flexibilização Curricular? Demanda da sociedade – As mudanças nas relações de produção e da organização do processo de trabalho determinadas pelo processo de mundialização do capital exigem redimensionamentos na formação profissional

Demanda do processo de conhecimento – A crise de paradigmas e o grande avanço da tecnologia exigem dos cursos universitários a existência de um processo permanente de investigação articulado com a produção do saber e de novas tecnologias.

Demanda por uma formação crítica e cidadã de profissionais capazes de participarem da consolidação do processo democrático na sociedade brasileira.

Base legal Constituição Federal, Art. 207 LDB (Lei 9 Base legal Constituição Federal, Art. 207 LDB (Lei 9.394/97) Plano Nacional de Educação – Lei 10.172/2001 Pareceres do CNE – Nºs 776/97 e 583/2001

Constituição Federal Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Plano Nacional de Educação – Lei 10.172/2001 (janeiro de 2001) Estabelece diretrizes curriculares que assegurem a flexibilidade e a diversidade nos programas oferecidos pelas instituições de ensino superior no âmbito nacional

Outras bases no âmbito das IES O Plano Nacional de Graduação (aprovado pelo FORGRAD em 1999) apresenta como diretrizes para o Projeto Político-Pedagógico dos Cursos: Permeabilidade às informações Interdisciplinaridade Formação integrada à realidade social Necessidade de uma educação continuada Articulação teoria e prática Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Os Pareceres Nºs 776/97 e 583/01 ressaltam: A necessidade de assegurar maior flexibilidade na organização de cursos considerando a heterogeneidade tanto na formação prévia como das expectativas dos alunos Os cursos de graduação devem ser conduzidos por diretrizes curriculares Os cursos devem abandonar as características de meros instrumentos de transmissão de conhecimentos A necessidade de revisar os cursos afastando-se da característica burocratizante proporcionando abertura para uma educação continuada.

Princípios da flexibilização Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Visão do ensino centrada na criatividade, que tem como exigência a construção do conhecimento na relação com a realidade profissional Interdisciplinaridade.

O que propõe o processo de flexibilização curricular? Contrapõe-se à visão positivista de construção do conhecimento. Rompe com os esquemas de ensino atuais e propõe: Nova visão de formação profissional Construção de uma nova relação com o conhecimento (ação – reflexão – ação) Nova visão do ensino (aprender a aprender) Estrutura curricular flexível. Abomina a grade Rompimento com o enfoque unicamente disciplinar e seqüenciado a partir de uma hierarquização de conteúdos

Não confinamento do ensino à sala de aula A articulação teoria e prática (não podem aparecer como princípios dicotômicos) Não submissão do ensino a conteúdos descritivos (o saber é dinâmico e ultrapassa o aparente) Não pode ser refratário à diversidade de experiências vivenciadas pelo aluno O estímulo à aprendizagem permanente.

Contribuição da flexibilização curricular para operacionalização do projeto político-pedagógico: Os elementos curriculares adquirirão novas formas (flexibilização horizontal e vertical) Os conteúdos não serão memorizados, mas compreendidos Nova relação entre professor e aluno; Avaliação processual Visão do currículo como conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

Que atividades extra-sala de aula poderão vir a ser consideradas como atividades acadêmicas curriculares?

Exigências para operacionalização do processo de flexibilização curricular: Existência de orientação acadêmica A orientação deve ficar sob a responsabilidade dos professores Colegiado de Curso atuante Incluir procedimentos de avaliação.

Dificuldades Visão individualista no processo de organização do conhecimento Falta de visão processual da aprendizagam Visão linear e hierárquica da estrutura curricular O conteúdo das disciplinas é modificado para se adequar aos conhecimentos específicos dos professores.