Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Regina Célia Baptista Belluzzo
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Sistema Seriado de Avaliação SSA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Curso de Docência Universitária
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Pedagogia Universitária
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Trabalhando com Grupos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
A Gestão participativa
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
• Manejo – Formação – Professor.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O que entendemos por teoria e por prática.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.

A imagem da docência universitária, orientada pelo olhar docente sobre si mesmo, buscando percebê-la no reflexo do desenvolvimento pessoal e profissional docente e no sentido da materialidade do fazer pedagógico é o foco da atenção do estudo que desenvolvo.

Parto do pressuposto de que a construção da docência universitária se erguer entre os desejos subjetivos dos professores e a realidade concreta institucional. O caminho profissional da docência universitária envolve questões de ordem valorativa, atitudinal, política, sociocultural, profissional, configurando em um processo multifacetado, com amplas dimensões e que afetam os docentes como um “fenômeno perturbador”.

A docência universitária e a própria Universidade encontram-se em processo de reconfiguração de suas identidades, e a docência caminha no sentido de construção/apropriação de competências na ação de ensinar e formar pessoas/profissionais.

O exercício da docência universitária vincula a identidade do eu profissional com o eu pessoal. Vai além do conhecimento especifico, visto que abarcar ações e questões complexas que envolvem o compromisso com o outro, a responsabilidade consciente e o autoconhecimento.

O objetivo central foi identificar similitudes e dissonâncias na compreensão docente sobre sua atuação e maneira de agir perante as mudanças que transcorrem no Ensino Superior. O instrumento de coleta: entrevista

A amostra intencional: Docentes: 10 Tempo de atuação na docência: 10+ Formação acadêmica: áreas de conhecimento Vinculação: cursos de graduação e pós-graduação

Questões De que maneira se prepara para a docência universitária? Como aprendeu a ser professor?

Trajetórias de inserção à docência universitária  Envolvimento com a pesquisa quando aluno;  Aperfeiçoamento profissional Sonho/desejo antigo ser professor na universidade;  Oportunidade do exercício de mais uma profissão;  Busca de qualificação / melhoria da prática docente  Incentivo externo - professor /família/ amigo/ colega. 

Os dados apontaram: Fatores pessoais e profissionais se articulam e se complementam no ingresso (e permanência) na docência no ensino superior; a inserção a carreira docente ocorreu de forma circunstancial, não representando uma escolha efetiva; a inserção na docência no ensino superior foi uma escolha pessoal, demarcada por uma inclinação afetiva.

Preparação para a docência universitária Os dados apontaram: As experiências prévias (outro grau de ensino, de monitorias, curso de pós-graduação latu sensu e stricto sensu e professor substituto.) Os professores sentem-se melhor preparados para o exercício da docência na universidade a partir do estabelecimento de uma rede de interação que se caracteriza pela atividade compartilhada.

Ausência de preparação inicial específica para atuar no ensino superior; Os docentes iniciantes espelham-se nos professores que foram significativos em suas vidas, que contribuíram para a sua formação pessoal e profissional. Há consciência da necessidade de preparação pedagógica para o exercício da docência na Universidade.

Características marcantes do professor de referência

Gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior Ainda presente a idéia: que basta o domínio do conhecimento especifico; idéia do professor expert, do bom profissional; formação de maior peso está relacionada ao conhecimento especifico e denso da disciplina a ser ensinada; é incipiente as orientações e exigências de formação na área pedagógica.

Há esperanças, pois foi evidenciado: O entendimento da docência em processo de constante aprendizagem; Reconhecem e consideram a importância da gestão do pedagógico; Há pouco entendimento do que seja pedagógico; papel de transmissor de conhecimento estar a ser superado pela busca de uma prática pedagógica inovadora

Obrigada! Maria do Socorro C. de Lima mscdlima@ufpa.br