COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

I FÓRUM BRASILEIRO DE ESTUDOS E DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA E A FAVOR DA REABILITAÇÃO DO CIDADÃO DEPENDENTE DE DROGAS IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
CONSELHO DO IDOSO.
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
A Gestão Social pode ser vista como...
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Educação Permanente em Saúde :
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
Ministério da Cultura.
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Ministério da Cultura.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
CONSELHOS DA COMUNIDADE Guia para Criação
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Organização dos sistemas de ensino
Conselho Comunitário.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Contexto de atuação do CME
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Instituto Nacional de Identificação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Psicologia e Segurança Pública
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Política Nacional do Meio Ambiente
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Sistema Nacional do Meio Ambiente
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas Material de apoio elaborado pelo Centro de Apoio às Promotorias Criminais, do Júri e Execuções Penais – Área Execuções Penais Ministério Público do Estado do Paraná

Por que os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas? Importância de se regionalizar a fiscalização e a deliberação a respeito das políticas sobre drogas implantadas no Município, de acordo com a realidade local. Trabalho conjunto com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas - CONED e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD.

Como surgem? Identificar e contatar pessoas, sociedade civil organizada, movimentos comunitários organizados, instituições e entidades sensíveis ao tema de drogas: Para que os voluntários selecionados componham o COMUD, na qualidade de conselheiros para as ações sobre drogas no município;

Como surgem? Movimentos comunitários organizados podem vir a participar diretamente da causa, conforme seus objetivos; Entidades privadas podem colaborar com a causa, mediante a prestação gratuita dos seus serviços, assim como por meio de doações diversas, em prol das necessidades do COMUD.

Como operam? Órgão colegiado, deliberativo, consultivo e fiscalizador Titularidade igual Deliberação conjunta Oralidade das votações Caráter terminativo da votação Representação legal por um presidente

Para que servem? Orientar e ponderar os prós e contras numa decisão Articulação multicêntrica, desarticulação de pirâmides Partilhar o poder ao viabilizar participação política Governar e não executar Definir responsabilidades, missão, objetivos e metas.

Como instituir: Passo a Passo Mensagem à Câmara de Vereadores Projeto de Lei Instituir os COMUDs por meio de Lei Municipal, remetendo cópia à SENAD e ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas - CONED, visando sua integração aos Sistemas Nacional e Estadual de Políticas sobre Drogas

Como instituir: Passo a Passo Elaborar o Regimento Interno regulador da Natureza, Finalidade, Objetivos, Organização, Funcionamento, Atribuições e Competências dos Órgãos Constitutivos. Decreto para a criação do Regimento Interno Instituir o Programa Municipal de Políticas sobre Drogas - Promad Instituir o Remad – Recursos Municipais Antidrogas, fundo a ser gerido pelo Órgão Fazendário Municipal, objetivando otimizar o Promad.

Ações Promover intercâmbio com outros COMUDs, visando à troca de experiências, o aprimoramento das suas competências e ações no trato com: a prevenção e redução de oferta; redução dos danos sociais e à saúde; tratamento, recuperação e reinserção social; estudos, pesquisa e avaliação.

Ações Buscar aproximação com a SENAD e CONED, remetendo-lhes relatórios periódicos, com a finalidade de contribuir para o aprimoramento dos Sistemas Nacional e Estadual de Políticas sobre Drogas.

Modelos e Documentos Modelos e outras orientações estão disponíveis em: http://www.criminal.caop.mp.pr.gov.br Execução Penal > Conselhos > Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas http://www.femparpr.org.br/parceriaconed/