Plano de aula de tipos sanguíneos

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PORTO NACIONAL CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Plano de aula Estágio III Disciplina: Estágio III

Objetivos do ensino  Desenvolver competências e habilidades sobre genética básica com ênfase em grupos sanguíneos.

Competência  Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e contemporâneas, sua influência na transformação e matérias e o impacto sobre o meio ambiente.

Habilidades  Interpretar fenômenos de herança genética na possibilidade de manifestação de certos caracteres em gerações alternadas. Interpretar fenômenos de herança genética na possibilidade de manifestação de certos caracteres em gerações alternadas.

Conteúdos  Conceituais- Genética (Grupos sanguíneos)  Procedimentais- entregar uma tabela sanguínea incompleta para que os mesmos completassem  Atitudinais- Informar sobre a importância da doação de sangue, conceituando os diferentes tipos sanguíneos e o sistema Rh.

Estratégias  Metodologias - Utilizando a teoria da problematização mostrar uma tabela sanguínea para os alunos e após as explicações, formar grupos e entregar uma tabela sanguínea incompleta para que os mesmos completassem.

Estratégias Teoria/Problematização  1 Situação problema- Uma pessoa sofre acidente e precisa de doadores de sangue, todo mundo que quiser pode doar para esta pessoa?  2 Hipótese- Não, só pode doar a pessoa que for parente. Sim e não sei.  3 Teorização- Tipos sanguíneos, Fator Rh e compatibilidade sanguínea.  4 Hipótese da situação- Não, depende do tipo sanguíneo da pessoa que vai receber o sangue. Sim, depende do tipo sanguíneo de quem vai doar o sangue.  5 Compreensão, aplicação e reconstrução da realidade- compreender os conceitos básicos e a importância da doação de sangue para que os mesmos possam incentivar pessoas foras da escola a realizar está ação.