Cadeia de Logística Integrada Unidade 05 ECR Resposta Eficiente ao Consumidor Grupo 14IX5
ECR OBJETIVO Trazer maior valor ao consumidor (elo final da cadeia). Melhores produtos; Preços baixos; Maior variedade e conveniência; Melhor disposição; Giros rápidos; Melhor eficiência; Perdas reduzidas.
FERRAMENTAS ECR Gerenciamento de categoria; Reposição contínua; Custeio baseado em atividade; Benchmark das melhores práticas; Pedido acompanhado por computador.
SISTEMA ECR Sistema MISTO: PULL + SINCRÔNICO Cadeia ágil na movimentação de fluxo de mercadorias. Eficiente na transmissão de informações. Relação simbiótica entre o fornecedor e o cliente. Redução dos níveis de estoque. Redução dos custos financeiros. Melhor qualidade. Repasse dos ganhos dos preços ao consumidor.
ESTRATÉGIAS DO ECR Introdução Eficiente do Produto Sortimento Eficiente da Loja Promoção Eficiente Reposição Eficiente
ESTRATÉGIA DO ECR Introdução Eficiente do Produto: Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado. Preparação do teste. Implementação do teste. Avaliação. Decisão. Relacionamento simbiótico de fornecedor e cliente (participação do distribuidor)
Gerenciamento de Categoria ESTRATÉGIA DO ECR Sortimento Eficiente da Loja: Objetivo: Determinar o nível de oferta ótimo de um produto. Ferramenta: Gerenciamento de Categoria Redução de espaço que não agrega valor; de uso não comprovado e do espaço da área de vendas. Tanto o fornecedor quanto o canal conheçam o perfil dos seus clientes Tratar cada cliente de forma individual
ESTRATÉGIA DO ECR Promoção Eficiente: Simples, fácil compreensão; Início e fim determinado; Curta duração; Sustentação das vendas. Desconto Contínuo: Simplificar os acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição e negociar um preço
ESTRATÉGIA DO ECR Reposição Eficiente: Recebimento eletrônico na loja. Sistema de inventário perpétuo. Leitura por código de barra no ponto de venda. Pedido emitido por computador. Ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um ÚNICO FLUXO
IMPEDIMENTOS AO ECR Falta de comprometimento da cúpula; Falta de conhecimento do ECR; Necessidade de investimento de tempo e recursos; Tempo e custos altos para adaptar os sistemas de informação; Falta de profissionais especializados; Falta de sistemas de contabilidade e custos para medir os benefícios do ECR.