Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
1 Fortalecer o modelo de atenção básica municipal através de aquisição de veículos para vigilância sanitária, endemia e ESF. (Municipal e Estadual) Aprovado.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Educação Híbrida na Escola.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Total de Escolas: escolas
Centro Educacional Unificado
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Universidade Federal do Espírito Santo
Ana Maria Nhampule Maputo, 01 de Julho de 2015
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Projeto Político Pedagógico - PPP
Identificar pareceres Perguntar e refletir
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Os Novos Desafios da Formação Profissional
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Plano da Disciplina: Filosofia.
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
O viés formativo do coordenador pedagógico
Luciane Silveira Miranda de Lima
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
em Educação em Direitos Humanos
Oficina de Serviço Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Toninho Evangelista - ENAC
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Dia 23/02/2019 – Encontro Específico entre Comissões de Justiça e Paz
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Curitiba, 18 de julho de 2018. Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente para Conselheiros de Saúde Rosalina Batista Joelma Carvalho Carolina Bocchi Maia

Educação não transforma o mundo... Educação transforma pessoas... Pessoas transformam o mundo... (PAULO FREIRE)

Objetivos do Mini Curso Estimular a reflexão crítica sobre a responsabilidade de cada segmento de Conselho em relação ao cumprimento das ações de EP, nos territórios de Saúde onde atuam; Refletir sobre pontos que facilitam e dificultam a realização de ações de Educação Permanente dos Conselheiros entre si e com a população; Definir estratégias de Educação Permanente dos Conselheiros para fortalecer as ações participação no Controle Social.

Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS. Eixos estruturantes participação social... (**) financiamento da participação e do controle social intersetorialidade... comunicação e a informação... legislação do SUS... (MS, 2006)

Cada vez mais temos MENOS... 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Cada vez mais temos MENOS... pessoas participando das mobilizações ... tempo para agir em defesa do SUS... Qual é o desafio atual dos Conselhos de Saúde em relação à Política de EP?

Atribuições dos Conselhos de Saúde propositivo (aprovar o plano de saúde)... controlador (acompanhar e fiscalizar o fundo de saúde). Qual é a contribuição da Educação Permanente para o Controle Social do SUS?

Eu, Conselheiro (a) de Saúde, e agora?

Conselheiro de Saúde no Conselho de Saúde Qual a sua motivação? Sentimento de pertencimento? Envolvido ou comprometido? Necessidade de AUTOCONHECIMENTO...

Conselho de Saúde e o Conselheiro de Saúde Acolhimento? Respeito e valorização? Ofertas de capacitação? Plano de Educação Permanente para o Controle Social do SUS.

Os Quatro pilares da educação 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Os Quatro pilares da educação aprender a CONHECER... aprender a FAZER... aprender a SER ... aprender a VIVER JUNTOS... (UNESCO, 1996) Qual a relação desses pilares com os Conselheiros de Saúde?

4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Como o adulto aprende?

Imagine quanta troca de saberes... Sobre que assunto (s) eles conversam? Imagine quanta troca de saberes...

... é um caminho educacional que busca compreender o adulto”, 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Andragogia ... é um caminho educacional que busca compreender o adulto”, ou seja, “ensino para adultos”. (AMÉLIA HAMZE)

4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 O papel de cada segmento do Conselho no fortalecimento das ações de educação permanente...

Quem é o (a) Conselheiro (a) de Saúde? Qual é o seu perfil? Quais as suas responsabilidades? E de necessidades de capacitação? O que o (a) move, sua motivação? As pessoas são únicas e diferentes...

As inteligentes pensam em como USAR o tempo. As pessoas comuns pensam apenas como PASSAR o tempo. As inteligentes pensam em como USAR o tempo. (ARTUR SCHOPENHAUER)

Plano Estadual/Municipal de Saúde... Quais as bases para definir o Plano de Educação Permanente do Conselho de Saúde? Plano Estadual/Municipal de Saúde... Planejamento estratégico do Conselho... Levantamento das necessidades de capacitação dos Conselheiros...... Recursos $$... Manter o mesmo foco Cenário atual...

Educação Permanente ... orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores. É preciso considerar as dimensões Objetiva e Subjetiva das pessoas.

Qual a importância da escolha das metodologias educacionais 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Qual a importância da escolha das metodologias educacionais no processo formativo?

Ensinar não e transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção. (PAULO FREIRE)

Estimular a participação... Metodologia educacional escolhida deve.. Estimular a participação... Respeitar as pessoas/singularidade... Valorizar a contribuição de cada pessoa... Ser coerente com o tema/tempo... Ter uma intencionalidade ... Ser aplicada corretamente: tradicional ou ativa ...

Desejo real para participar da transformação da realidade Abertura para o novo Metodologias ativas de ensino- aprendizagem Emoção Maturidade Ambiente Autonomia Foco no educando Ação –reflexão-ação Desejo real para participar da transformação da realidade

Ciclo de motivação para a participação social. 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Ciclo de motivação para a participação social.

A democracia moderna encontra seu fundamento na ideia de que o CIDADÃO é a razão de ser de tudo. 1º) Cuida de si 2º) Cuida do outro 3º) Cuida da comunidade

Obrigada Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018 Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente para Conselheiros de Saúde Obrigada Rosalina Batista (43) 99146-5733 Joelma Carvalho (43) 99945-5613 Carolina Bocchi Maia (41) 98441-8440