2º Link de Lojas Próprias Canal Exclusivo
INTEGRANTES PARTICIPANTES ÁREA Jacqueline Grippe Ricardo Amorim Karina Esper Glaucia Almeida Marilda Pimenta Eduardo Jahnke Canal Exclusivo Engenharia TI
2º Link de Lojas Próprias RESUMO DO PROJETO Com os objetivos de manter uma conexão de dados de estável, oferecer melhor experiência aos nossos clientes, aumentar a satisfação dos colaboradores e garantir a continuidade das vendas e atendimentos, concluímos em novembro de 2015 um importante projeto que viabilizou a instalação do segundo link de dados em todas as lojas próprias Vivo, atingindo 98% de estabilidade na conexão. O projeto, que durou exatamente um ano, beneficiou todas as lojas próprias do País e foi conduzido pela diretoria de Canais Exclusivos, em parceria com as áreas de TI e Engenharia. O link de dados garante acesso aos sistemas de atendimento e venda nas lojas próprias Categoria Vice-Presidência Conexão Excelente VP Vendas Presenciais B2C Período do Projeto Diretoria Out/15 a Dez/16 Diretoria de Canais Exclusivos
2º Link de Lojas Próprias Objetivo O objetivo do projeto é garantir a continuidade das vendas e atendimentos aos nossos clientes, através da implantação de link de dados redundantes em todas as lojas próprias do país. Resultado Nos próximos 5 anos traremos aproximadamente R$ 60MM de receita pós pago, projetando as safras em 12 meses. Redução de 82 % de indisponibilidade de acesso aos sistemas. 48k altas pós incrementais por ano Evitamos 800 horas mensais de inoperância
2º Link de Lojas Próprias Causa que motivou o projeto Em 2015 tivemos aproximandante 10 mil horas de indisponibilidade de acesso aos sistemas de vendas e atendimento, por conta de incidentes relacionados ao Link de dados das Lojas Próprias. Esse cenário impactava diretamente a operação, prejudicando a experiência dos nossos clientes e o resultado de vendas do canal. Solução encontrada A solução desenhada é simples e robusta. Implantamos um 2º Links de dados para cada uma das lojas próprias Vivo do Brasil. A conexão é feita de "ponta a ponta", saindo de nosso Datacenter até a loja. Para garantir a continuidade do negócio em caso de incidentes de link de dados. foram realizadas configurações especificas como: (i)caminhos Redundantes (ii) Redundância Automática (iii) Equipamentos redundantes nas lojas 2 roteadores e 2 switches Desktops, laptops e Access Points ligados em switches diferentes.
2º Link de Lojas Próprias Principais Indicadores ANTES DO PROJETO 800 horas de indisponibilidade/mês Cerca de 4k altas/mês afetadas OBJETIVO FINAL Impacto zero de links Total de 4k altas recuperadas/mês