GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Exercício:Vamos fazer um Perfil do cargo:
AGREGANDO PESSOAS MERCADO DE TRABALHO RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Recrutamento, Seleção e integração
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Gestão de pessoas Unifemm
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
ECOOSS Ecologic and Economic Systems and Services of Laundry
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Treinamento e Desenvolvimento - T&D
Treinamento e Desenvolvimento
A Importância da Educação Continuada
Elaboração de programas de treinamento
Levantamento das necessidades de treinamento
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
SELEÇÃO DE PESSOAS.
Treinamento de Pessoas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Onde você quer estar? Que lugar quer ocupar no mercado?
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" José Carlos de Freitas 20 de junho.
Administração de Recursos Humanos II
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Subsistema de Desenvolvimento
RECRUTAMENTO de PESSOAL
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
PROCESSOS DE TREINAMENTO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE PESSOAS.
PROCESSO SELETIVO.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
SUBSISTEMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Recrutamento e Seleção
SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU
Sugestão de Vídeo Parte 1
Recrutamento e Seleção Programa Trainee Ethos Luê Ferreira.
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Este subsistema de provisão de RH devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: Recrutamento – Divulgação, chamar, atividade.
Recrutamento de Pessoal
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Processo seletivo Recrutamento Seleção Período de Experiência.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz

GESTÃO DE PESSOAS - Empresas X Pessoas - - Processo de atração mútua - Busca de informações - Escolha RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A função do recrutamento é a de suprir a seleção de candidatos RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Recrutamento “É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.” Chiavenato, 1998 Processo de divulgação de vagas Oferta de oportunidades Atração de contingente A função do recrutamento é a de suprir a seleção de candidatos

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO “É a identificação do candidato mais adequado ao cargo, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.” Chiavenato, 1998 Processo de escolha, filtragem Atividade restritiva

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Descrição e análise do cargo Padrões de desempenho desejados Especificações das pessoas *** Comparação *** Decisão

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Técnicas de seleção Entrevistas Provas de conhecimento ou capacidade Testes psicométricos Testes de personalidade Técnicas de simulação

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Técnicas de seleção Entrevistas A mais utilizada nas empresas de todos os tamanhos; A que mais influencia na escolha; Subjetiva e imprecisa;

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Técnicas de seleção Provas de conhecimento ou capacidade Avaliação objetiva de conhecimentos e habilidades; Orais, escritas e práticas; Gerais ou específicas.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Técnicas de seleção Testes psicométricos Mede a aptidão das pessoas; Analisa amostras de comportamento; Fornece prognóstico do potencial de desenvolvimento.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Técnicas de seleção Testes de personalidade Analisa os traços de personalidade (caráter ou temperamento). Técnicas de simulação Essencialmente técnicas de dinâmica de grupo (dramatização).

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Considerações finais Recrutamento e Seleção compõem o processo de PROVISÃO DE RH; Deve-se ter em mente sempre a eficiência e a eficácia: fazer bem e acertar na escolha; Levar em conta os custos envolvidos: de pessoal envolvido, de operação, equipamentos etc; Trata-se de um processo adaptável, devendo, portanto, ser ágil e flexível.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EDUCAÇÃO Educação Profissional – vida profissional - Formação profissional: prepara a pessoa para uma profissão. - Desenvolvimento profissional: proporciona o crescimento profissional em determinada carreira ou empresa. - Treinamento: adapta a pessoa para o cargo.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO “É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.” Chiavenato, 1998. Transmissão de informações Desenvolvimento de habilidades Desenvolvimento ou modificação de atitudes Desenvolvimento de conceitos

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Objetivos Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo; Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; Mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais ameno entre empregados, aumentar-lhes a motivação ou torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Entrada Processo Saída Conhecimentos Atitudes Habilidades Eficácia organizacional Programas de Treinamento Processo de aprendizagem Treinandos Recursos organizacionais Retroação Avaliação Dos Resultados

1. Levantamento das Necessidades de Treinamento TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Levantamento das Necessidades de Treinamento - Análise Organizacional: O Sistema Organizacional - Análise dos Recursos Humanos: O Sistema de Treinamento - Análise das Operações e Tarefas: O Sistema de Aquisição de Habilidades Necessidades de treinamento Requisitos exigidos pelo cargo Habilidades atuais do ocupante do cargo

Indicadores da Necessidade de Treinamento TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Indicadores a priori: a) Expansão da empresa e admissão de novos empregados; b) Redução do número de empregados; c) Mudança de métodos e processos de trabalho; d) Substituição ou movimentação de pessoal; e) Faltas, licenças e férias de pessoal; f) Modernização dos equipamentos e novas tecnologias; e g) Produção e comercialização de novos bens ou serviços.

Indicadores a posteriori: Pouca versatilidade dos funcionários a) Problemas de produção como: Mau aproveitamento do espaço disponível Produtividade baixa Elevado número de acidentes no trabalho Excesso de erros e disperdícios Baixa qualidade Comunicações deficientes Avarias frequentes em equipamentos e instalações

b) Problemas de pessoal como: Erros na execução de ordens Número excessivo de queixas Relações deficientes entre o pessoal Mau atendimento ao cliente Pouco interesse pelo trabalho Falta de cooperação Comunicações deficientes

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 2. Programação de Treinamento Qual o problema (necessidade)? Onde ele corre (área ou setor)? Qual a sua causa? Faz parte de uma necessidade maior? Como resolve-lo: em separado ou combinado com outras? Faz-se preciso alguma providencia inicial, antes de resolve-lo? Há necessidade imediata? Qual a sua prioridade em relação as demais? Há necessidade permanente ou temporária? Quantas pessoas e quantos serviços serão atingidos? Qual o tempo disponível para o treinamento? Qual o custo provável de treinamento Quem ira executar o treinamento?

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 2. Programação de Treinamento - O QUE deve ser ensinado? - QUEM deve aprender? - QUANDO deve ser ensinado? - ONDE deve ser ensinado? - COMO se deve ensinar? - QUEM deve ensinar?

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 3. Avaliação dos Resultados do Treinamento a) No nível organizacional: Melhoria da imagem da empresa e do clima organizacional, facilidade de mudança e inovação, entre outros. b) No nível de recursos humanos: Redução do absenteísmo e rotatividade, mudanças de atitudes e comportamentos, aumento da competência, etc

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 3. Avaliação dos Resultados do Treinamento c) No nível dos cargos: Adequação das pessoas aos requisitos do cargo, redução do índice de acidentes, aumento da produtividade, etc. d) No nível do treinamento em si: Alcance dos objetivos estabelecidos e retorno dos investimentos efetuados no treinamento.

Resultados de um programa de treinamento bem-sucedido  a. Resultados observados internamente: Melhor atendimento ao cliente Aumento da eficácia dos resultados Melhoria da eficiência dos serviços Melhoria na qualidade de vida do trabalhador Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado Melhoria na qualidade e produtividade

Resultados de um programa de treinamento bem-sucedido  a. Resultados observados externamente: Aumento da competitividade Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa Melhoria da imagem da organização

Trabalho avaliado para A2 Após assistir ao filme “O diabo veste Prada”, o grupo, formado por, no máximo 5 pessoas, deverá responder às questões abaixo e entregar as respostas por escrito até o dia 19 de junho. 1 – O que o grupo observou em termos de comportamento profissional, considerando todos os personagens? 2 – Quais os conceitos-chave de gestão de pessoas foram explorados no filme? Justifique cada um apresentado. 3 – Qual a opinião do grupo em relação ao comportamento da personagem Andrea ao lidar com a sua chefe, a personagem Miranda?