GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz
METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO O que há no ambiente? Para onde queremos ir? VISÃO DE FUTURO O que temos na empresa? ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE ORGANIZACIONAL Forças e fraquezas Oportunidades e ameaças OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL O que devemos fazer?
ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE ECONÔMICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL COMPONENTE DEMOGRÁFICO
ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL É O AMBIENTE DE INTERAÇÃO MAIS PRÓXIMO À ORGANIZAÇÃO, CONSTITUÍDO POR CLIENTES, FORNECEDORES, PRODUTOS SUBSTITUTOS ETC. EXPRESSÕES COMO “SETOR” E “INDÚSTRIA” TAMBÉM SÃO USADOS PARA CARACTERIZÁ-LO. EX: SETOR DE TRANSPORTE AÉREO, DE PAPEL, DE ELETRODOMÉSTICOS. INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, DE CALÇADOS
AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estrutural da Indústria - setor (Modelo das Cinco Forças de Porter) Ameaça de novos entrantes Rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de substitutos (bens ou serviços) Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos fornecedores
FORÇAS QUE DIRIGEM A CONCORRÊNCIA NO SETOR ENTRANTES POTENCIAIS Ameaça de novos entrantes CONCORRENTES INDÚSTRIA Rivalidade entre as empresas existentes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES COMPRADORES Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Aqueles que exercem a mesma função SUBSTITUTOS
AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Ciclo de Vida do Setor Introdução Crescimento Maturidade Declínio
CICLO DE VIDA DO SETOR Vendas Tempo Maturidade Crescimento Declínio Introdução Tempo
1 1 2 3 CICLO DE VIDA DO SETOR 2 5 4 5 4 4 3 3 4 2 3 1 1 2 5 5 Vendas Cinco Forças de Porter 1 – Novos concorrentes 2 – Rivalidade entre empresas do ramo 3 – Produtos substitutos 4 – Poder de negociação dos compradores 5 – Poder de negociação dos fornecedores Vendas Maturidade 1 2 5 3 4 Declínio 1 4 5 2 3 2 4 3 1 5 3 4 1 2 5 Introdução Crescimento Tempo
AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Tamanho e Crescimento do Mercado Estimativas Unidades físicas ou Valor monetário das transações
AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Concorrentes – Nível (foco) da concorrência. Fatores críticos de sucesso
Análise Estratégica da Concorrência Nível de concorrentes (foco) AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Nível de concorrentes (foco) QUAL DESEJO QUERO SATISFAZER? O QUE COMER? QUAL TIPO DE DOCE? QUAL MARCA EU QUERO? CONCORRENTES EM GERAL OU DE DESEJO COMIDA DE FORMA BATATA FRITA DOCES SANDUICHE INDUSTRIAIS BARRA DE CHOCOLATE BOMBOM BALAS DE MARCA LACTA NESTLE HERSHEY’S DINHEIRO MESMO FIM MESMO PRODUTO OU CLASSE PRODUTOS SIMILARES PREÇOS SEMELHANTES
AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Atributos específicos Pontos fortes e fracos dos concorrentes Fatores críticos de sucesso FATORES SEM OS QUAIS A EMPRESA NÃO TEM CHANCES DE TER SUCESSO NO SETOR
AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Fatores críticos de sucesso FORÇA DA MARCA, FORÇA DE VENDAS, LIDERANÇA, TECNOLOGIA, RAPIDEZ, TRADIÇÃO, PREÇO, ATENDIMENTO, ESPECIALIZAÇÃO, PONTUALIDADE, LOCALIZAÇÃO... Exemplos Telefonia – preço Gráfica – rapidez na entrega - POUCOS E VARIADOS POR SETOR - *
ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE TECNOLÓGICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE LEGAL COMPONENTE ECONÔMICO COMPONENTE DEMOGRÁFICO
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz