GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
Estudo de Mercados.
Projeto - Plano de Negócios
Análise das cinco forças de Porter
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
Marketing Internacional
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
Administração de Marketing I
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Administração de Empresas Pessoais
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Identificando os Recursos Estratégicos.
Doce sentimento. Doce sabor.
Gestão Estratégica das Informações
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Estratégia de Operações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégia Competitiva
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Subsistema comercial Subsistema suporte E Tecnologia Subsistema produção.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Administração Estratégica Análise de Ambiente Operacional ou Setor
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz

METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO O que há no ambiente? Para onde queremos ir? VISÃO DE FUTURO O que temos na empresa? ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE ORGANIZACIONAL Forças e fraquezas Oportunidades e ameaças OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL O que devemos fazer?

ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE ECONÔMICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL COMPONENTE DEMOGRÁFICO

ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL É O AMBIENTE DE INTERAÇÃO MAIS PRÓXIMO À ORGANIZAÇÃO, CONSTITUÍDO POR CLIENTES, FORNECEDORES, PRODUTOS SUBSTITUTOS ETC. EXPRESSÕES COMO “SETOR” E “INDÚSTRIA” TAMBÉM SÃO USADOS PARA CARACTERIZÁ-LO. EX: SETOR DE TRANSPORTE AÉREO, DE PAPEL, DE ELETRODOMÉSTICOS. INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, DE CALÇADOS

AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estrutural da Indústria - setor (Modelo das Cinco Forças de Porter) Ameaça de novos entrantes Rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de substitutos (bens ou serviços) Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos fornecedores

FORÇAS QUE DIRIGEM A CONCORRÊNCIA NO SETOR ENTRANTES POTENCIAIS Ameaça de novos entrantes CONCORRENTES INDÚSTRIA Rivalidade entre as empresas existentes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES COMPRADORES Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Aqueles que exercem a mesma função SUBSTITUTOS

AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Ciclo de Vida do Setor Introdução Crescimento Maturidade Declínio

CICLO DE VIDA DO SETOR Vendas Tempo Maturidade Crescimento Declínio Introdução Tempo

1 1 2 3 CICLO DE VIDA DO SETOR 2 5 4 5 4 4 3 3 4 2 3 1 1 2 5 5 Vendas Cinco Forças de Porter 1 – Novos concorrentes 2 – Rivalidade entre empresas do ramo 3 – Produtos substitutos 4 – Poder de negociação dos compradores 5 – Poder de negociação dos fornecedores Vendas Maturidade 1 2 5 3 4 Declínio 1 4 5 2 3 2 4 3 1 5 3 4 1 2 5 Introdução Crescimento Tempo

AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Tamanho e Crescimento do Mercado Estimativas Unidades físicas ou Valor monetário das transações

AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Concorrentes – Nível (foco) da concorrência. Fatores críticos de sucesso

Análise Estratégica da Concorrência Nível de concorrentes (foco) AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Nível de concorrentes (foco) QUAL DESEJO QUERO SATISFAZER? O QUE COMER? QUAL TIPO DE DOCE? QUAL MARCA EU QUERO? CONCORRENTES EM GERAL OU DE DESEJO COMIDA DE FORMA BATATA FRITA DOCES SANDUICHE INDUSTRIAIS BARRA DE CHOCOLATE BOMBOM BALAS DE MARCA LACTA NESTLE HERSHEY’S DINHEIRO MESMO FIM MESMO PRODUTO OU CLASSE PRODUTOS SIMILARES PREÇOS SEMELHANTES

AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Atributos específicos Pontos fortes e fracos dos concorrentes Fatores críticos de sucesso FATORES SEM OS QUAIS A EMPRESA NÃO TEM CHANCES DE TER SUCESSO NO SETOR

AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Fatores críticos de sucesso FORÇA DA MARCA, FORÇA DE VENDAS, LIDERANÇA, TECNOLOGIA, RAPIDEZ, TRADIÇÃO, PREÇO, ATENDIMENTO, ESPECIALIZAÇÃO, PONTUALIDADE, LOCALIZAÇÃO... Exemplos Telefonia – preço Gráfica – rapidez na entrega - POUCOS E VARIADOS POR SETOR - *

ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE TECNOLÓGICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE LEGAL COMPONENTE ECONÔMICO COMPONENTE DEMOGRÁFICO

GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz