CONSIDERAÇÕES SOBRE O EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) Componentes: Carolina Fonseca Júlia Silva Natália Ferreira Rafael Crispim
O ECR Conceito: “iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia logística integrada e trazer mais valor ao consumidor de supermercados. (CHING, 2001)”
As quatro estratégias do ECR Estratégias para responder às necessidades dos consumidores Introdução eficiente de produtos Sortimento eficiente da loja Promoção eficiente Reposição eficiente
Introdução eficiente de produtos Cinco etapas, nas quais o distribuidor é envolvido em todas as etapas do teste. Logo, está comprometido com o resultado. Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução. Preparação do teste. Implementação do teste. Avaliação. Decisão.
Sortimento eficiente da loja Objetivos: Determinar o nível de oferta ótimo de um produto, dentro de uma categoria, satisfazendo o consumidor e melhorando os resultados do negocio. Fazer com que fornecedor e canal conheçam o perfil dos seus clientes. Aumentar a rotação de estoques dos produtos e incrementar o volume de vendas.
Promoção eficiente Para ser eficiente, uma promoção de vendas deve ser: Simples; De fácil compreensão; Ter um início e um final determinado; De curta duração; Sustentar as vendas de um produto
Reposição eficiente Trata-se da ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo. Tal ligação ocorre por meio dos seguintes elementos: Recebimento eletrônico na loja; Sistema de inventário perpétuo; Leitura por código de barra, no ponto de venda;; Pedido emitido por computador