Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Dados Pesquisa com CEOs de empresas globais: 93% acreditam que questões de sustentabilidade irão ser críticas para sucesso de seus negócios no futuro. 96% acreditam que a sustentabilidade deverá ser completamente integrada na estratégia e nas operações da empresa (2007: 72%). 88% acreditam que eles devem integrar a sustentabilidade pela sua cadeia de suprimentos. 58% identificam os consumidores como o mais importante grupo de stakeholders que irá impactar na forma em que gerenciam as expectativas da sociedade. 3
4
5
GBS Assegurar rentabilidade e crescimento com sustentabilidade Mapa Estratégico Gerdau “SER UMA EMPRESA SIDERÚRGICA GLOBAL, ENTRE AS MAIS RENTÁVEIS DO SETOR” Assegurar rentabilidade e crescimento com sustentabilidade Assegurar rentabilidade e crescimento com sustentabilidade Perspectiva Financeira Maximizar o resultado de todas as Operações de Negócio Garantir solidez financeira Ser relevante nas regiões onde temos operações Ser um player nos segmentos de longos, SBQ e planos Perspectiva de Mercado e Clientes Consolidar a imagem e ter relacionamentos institucionais estruturados Oferecer aos clientes soluções diferenciadas de produtos e serviços com qualidade e inovação Perspectiva de Processos Adotar as melhores práticas de sustentabilidade (social, ambiental e econômica) adequadas ao nosso negócio Ser competitivo globalmente em custos e produtividade e capturar as sinergias entre as Operações de Negócio Adotar as melhores práticas de sustentabilidade (social, ambiental e econômica) adequadas ao nosso negócio Ter gestão eficaz de projetos de investimento e dos processos de Fusões e Aquisições GBS Perspectiva de Pessoas e Aprendizado Ter equipes de alto desempenho e um clima interno que promova o comprometimento e a realização das pessoas Atingir zero acidente Consolidar e disseminar a Cultura Empresarial Gerdau e garantir uma Organização Integrada Garantir excelência em gestão operacional e estratégica Responsabilidade Social | Instituto Gerdau
7
Cultura de Responsabilidade Social 400 líderes (Brasil, Uruguai e Argentina) 2010 (2S) Expansão para Estados Unidos, Peru, Chile e Colômbia 2010 (2S) Módulo de Responsabilidade Social para Operadores e Administrativos
9
GBS | Benchmarking Análises das questões referentes a Dimensão Social do ISE Checagem das oportunidades de melhoria no desenho dos Processos, por meio da metodologia GBS Práticas globais de responsabilidade social alinhadas às melhores práticas
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Fornecedores de Sucata EDUCAÇÃO Fornecedores de Minério Capacitação em gestão Fornecedores de Redutores Formação técnica Fornecedores de Serviços de Logística Cidadania e inclusão social Fornecedores Pequenas Empresas Clientes e Consumidores Pequenas Empresas
12
Expansão Responsabilidade Social na Cadeia do Negócio Canadá 2010 Espanha 2011 EUA - GNA 2010 EUA - AE 2011 Guatemala 2010 México 2010 Venezuela República Dominicana 2010 Colômbia 2010 Índia Peru 2009 Brasil - LB 2005 Brasil – ACO 2008 Brasil – AE 2005 Chile 2010 Concluído No prazo Uruguai 2009 Atrasado Argentina 2009 Não iniciado
14
Parcerias e alianças técnicas México Colômbia Peru Brasil Uruguai Chile 15
Alua Ainhorn Marques Fernandes Obrigada! Alua Ainhorn Marques Fernandes +55 51 3323 2151 alua.fernandes@gerdau.com.br