EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Wackson Júnior Teles de Jesus Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, UNEMAT, Brasil wacksonjunior@hotmail.com   Solange Aparecida Arrolho da Silva Professora Doutora, UNEMAT, Brasil solarrolho@yahoo.com.br

Abordagem da Educação Ambiental (EA) Gestão dos Recursos Hídricos INTRODUÇÃO Leff “a crise ambiental é a crise do nosso tempo. O risco ecológico questiona o conhecimento do mundo” (2002, p. 191). Para Tundisi (2008) a crise hídrica é uma questão ambiental ampla que compromete a dinâmica dos ecossistemas e o atendimento dos usos múltiplos da água em quantidade e qualidade. Abordagem da Educação Ambiental (EA) Gestão dos Recursos Hídricos

Sensibilização e Conscientização INTRODUÇÃO Crise Hídrica Qualidade Quantidade Gestão Participativa Projeto EA Sensibilização e Conscientização Contexto da Crise Hídrica Piccoli et al. (2016) A EA no enfrentamento da escassez hídrica no Brasil.

OBJETIVOS Este artigo tem por objetivo reunir dados e apresentar uma discussão sobre a gestão dos recursos hídricos numa perspectiva da educação ambiental como uma possiblidade de ampliar os processos participativos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão da temática e para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a educação ambiental e recursos hídricos.

METODOLOGIA A motivação para de realização deste trabalho surgiu a partir de reflexões sobre a educação ambiental e recursos hídricos que foram feitas no IV Seminário de Pedagogia (Araputanga-MT). A abordagem metodológica utilizada na realização deste trabalho foi qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Desse modo, para reforçar as discussões, foram consultados artigos, teses e dissertações nacionais referentes a temática.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS Pensamento Crítico Formação do sujeito ecológico Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) Lei 9.433 Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) EA Formal e não Formal

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Descentralizado Integrado Participativo [...] sistêmica, justa e equitativa, de modo a atender e compatibilizar o uso da água entre todas as partes interessadas garantindo o equilíbrio social, ambiental e econômico (JACOBI; BARBI, 2007; CAMPOS; FRACALANZA, 2010). Berlinck et al. (2003) a partir da educação ambiental pode-se propor práticas sociais fundamentadas na racionalidade e justiça social que promovam a solução dos conflitos existentes e dos problemas nas formas de relacionamento da população com os recursos hídricos coletivamente. EA Ampliar a Participação

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS A maior cooperação dos envolvidos no processo de gestão. Ampliar a Participação

CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do exposto, a educação ambiental proporciona conscientizar e sensibilizar os atores acerca da importância de conservação dos recursos hídricos, sendo assim, é de fundamental importância para estimular a participação social e melhorar a articulação dos interessados no processo de gestão. Nesse sentido, mediante o desenvolvimento de projetos educativos no âmbito formal e não formal a EA apresenta-se como uma possibilidade de ampliar as discussões e estimular a sociedade civil a atuar de maneira participativa no processo de gestão dos recursos hídricos.

Referências BARBOSA, F.; BARRETO, F. C. Diferentes visões da água. Ângulos da água: desafios da integração. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 11-24, 2008. BERLINCK, C. N.; CALDAS, A. L. R.; MONTEIRO, A. H. R.; SAITO, C. H. Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, v. 8, p. 117-129, 2003. CAMPOS, V. N. O.; FRACALANZA, A. P. Governança das águas no Brasil: conflitos pela apropriação da água e a busca da integração como consenso. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. III, n. 2, p. 365-382, 2010. LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002. PICCOLI, A. S.; KLIGERMAN, D. C.; COHEN, S. C.; ASSUMPÇÃO, R. F. A educação ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 3, p. 797-808, 2016. TUNDISI, J.G. Recursos hídricos no futuro: Problemas e soluções. Estudos Avançados 22, 1- 16, 2008.

OBRIGADO. “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, agradeço também ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua, Projeto CAPES/ANA AUXPE Nº. 2717/2015, pelo apoio técnico científico aportado até o momento”