AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.

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AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin

Mundo Complexo Mentes Complexas

Os diferentes níveis de realidade são acessíveis ao conhecimento humano graças à existência de diferentes níveis de percepção, que se acham em correspondência biunívoca com os níveis de realidade. (Basarab Nicolescu, 1999)

Complexidade do Ser Humano Ser Integral Ética Estética Cósmica Orgânica Afetiva Cognitiva Religiosa DIMENSÕES Subjetividade Emocional Corporal Sensibilidade Social Espiritual Ecológica Desiderativa Energética Complexidade do Ser Humano

Código da LINGUAGEM

A complexa formação de um sujeito, capaz de aprender ao longo de sua vida, se faz em meio a uma trama social, em um clima afetivo emocional, em diferentes dimensões e em múltiplas direções.

Construir pessoas INSTRUMENTALIZADAS PARA INSERÇÃO SOCIAL– o cidadão! Função social da escola

As relações centradas no compromisso de mediar aprendizagens, investem no enfrentamento de situações problemas e/ou complexas, associadas a uma proposta de desenvolvimento da consciência para a partilha e intervenção social, cujo foco seja o respeito à diversidade e aos direitos humanos.

Professor O que mobiliza o aluno - mediador

ENSINAR ENSINAR Aprendizagem

Formar sujeitos – Complexidade – o que é tecido junto

“Nós somos professores, não temos de educar menino mal criado...” ???

A aprendizagem é um ato relacional

Valorização da dimensão afetiva Elegemos com quem aprendemos O par educativo

TEM SIDO DIFÍCIL... Comunidade educativa

A mudança do olhar

Sociedade Desorientada Distinguir REFERÊNCIAS AVALIAR ESCOLHer Domênico De Masi ESCOLHer caminhos

Repercussão do gesto Efeito no outro

Autoridade Desempenho de papéis

Concretude

Noção de trabalho: Grupo

Inclusão Uai!Mas não é de todos?

Saber agregar...

Chave da aprendizagem

Essa produção só é possível pela mediação do outro e com O aprendiz constrói-se a partir da tomada de consciência de sua história, sempre singular. A partir disso, autoriza-se á inserção social, num movimento em que ele produz cultura e produz a si mesmo. Essa produção só é possível pela mediação do outro e com sua ajuda. A intencionalidade será fundamental. Para tal, as mediações e a criação de condições objetivas é que oportunizam e possibilitam o processo de aprender. Bernard Charlot

Construir-se professor... Formar-se para tranformar!

FORMAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA HUMANA Eu-comigo/Eu-outro/Eu-cosmos APRENDIZAGENS Sujeito desperto Tranascedência Aprendiz Ensinante Eu-comigo/Eu-outro/Eu-cosmos Resiliência

São os professores de sala de aula que dão luz e colorido ao dia a dia da escola e é, por intermédio dessa preciosa mediação, que o processo de aprender e ensinar acontece.

Não se perde Educação! Ela não é roubada, a inflação não a corrói, o fogo das paixões não a derretem, o tempo não aplaca, as tentações não a vencem e o senso comum não contamina uma pessoa bem formada. www.isabelparolin.com.br