Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.

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Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER I – Objetivo Geral: Qualificar extensionistas para atuar como agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER na perspectiva agroecológica e do desenvolvimento sustentável, e para estabelecer articulação entre as políticas públicas, programas e projetos, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar e nos princípios da PNATER.

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER II – Objetivos específicos:  Implementar as políticas e programas do MDA voltados para a agricultura familiar, integrados às dimensões do desenvolvimento sustentável e pautados nos princípios da Agroecologia;

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER II – Objetivos específicos: ·Desenvolver processos pedagógicos e metodológicos que possibilitem a formação de agentes de ATER em aspectos relacionados à agricultura familiar, agroecologia, sustentabilidade, crédito rural, formas organizativas, comercialização e outros temas transversais,...

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER II – Objetivos específicos: ·visando aprimorar sua intervenção junto às famílias agricultoras com relação ao processo de planejamento e gestão de suas atividades produtivas e a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável;

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER II – Objetivos específicos: ·Estabelecer formas e processos de socialização de conhecimentos e formação continuada, a partir da criação de uma rede de agentes de ATER;

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER III – Abrangência: Inicialmente - 9 Estados do Nordeste + Pará A partir de 2008 Todo Brasil

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Famílias agricultoras Agentes de ATER Extensionistas-formadores Comitê de Articulação Estadual Técnicos do MDA/SAF/DATER Coordenação do Projeto

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Famílias agricultoras Quê agricultores? Famílias, homens, mulheres, jovens, indígenas, quilombolas, idosos, outros? Aquelas famílias que já vem sendo acompanhadas pelos Agentes de Ater e, entre elas, Aquelas que querem participar do processo

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Agentes de ATER Profissionais vinculados às instituições não estaduais de Ater - prefeituras, organizações não- governamentais, cooperativas, sindicatos de trabalhadores rurais, escolas família agrícola, associações, entre outras; Que atuem nos Territórios da Cidadania; Importante: Que atuam na prestação de serviços de ATER aos agricultores familiares; Que tenham habilidade para realizar ATER utilizando metodologias participativas;

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Extensionistas-formadores Profissionais de instituições estaduais de ATER selecionados pelo MDA Têm como responsabilidade o processo educativo de formação e acompanhamento dos Agentes de ATER das organizações não estaduais a partir dos princípios do Projeto Cultivando Saberes

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Extensionistas-formadores Critérios de seleção Formação – pós graduação e cursos não-formais em áreas afins ao projeto (AF, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, metodologias participativas...) Experiência profissional com AF, agroecologia, formação... Justificativa para participar do projeto Equilíbrio de gënero...

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Extensionistas-formadores É necessário reafirmar: Crença incontestável na agricultura familiar e na Agroecologia como princípio para o desenvolvimento de sistemas agrícolas de base ecológica Que compartilhem com a SAF a crença em seus eixos de ação (combate à pobreza rural, segurança alimentar, agregação de valor e renda) Disposição para formação continuada

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Comitê de Articulação Estadual 1) Extensionistas-formadores 2) Extensionistas-formadores do Programa ADR (MDA/Banco do Brasil/ASBRAER) 3) Articuladores da Rede Temática de Formação de Agentes de ATER, Agroecologia e Metodologias Participativas e outras redes temáticas 4) Setor de formação da organização estadual de ATER 5) Organizações parceiras (se for o caso): devem ser organizações muito próximas à Emater que possam contribuir concretamente com o dia-a-dia do Projeto) Por exemplo: Delegacia do MDA, Organizações de agricultores familiares, outras organizações...

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER IV – Participantes do Projeto : Técnicos do MDA/SAF/DATER Coordenação do Projeto Técnicos da Coordenação de Formação de Agentes de ATER Animador da Rede Temática de Formação de Agentes de ATER

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER V – Atribuições dos atores: Extensionistas-formadores O que é imprescindível? 1) Participar do curso presencial de formação (80 horas) organizado pelo MDA; 2) Estudar pelo menos o material didático apresentado durante o curso; 3) Articular-se com os extensionistas-formadores que participaram do Programa ADR do seu Estado (CE, PB, RN e PA); 4) Estabelecer a Rede de Ater relacionada ao Projeto; 5) Documentar todas as atividades realizadas pelo projeto (relatórios de reuniões e de atividades de campo, sistematização de experiências, etc.);

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER V – Atribuições dos atores: Famílias agricultoras Participação é a palavra-chave

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER V – Atribuições dos atores: Agentes de ATER Aperfeiçoar as ações que já vem realizando no campo junto aos agricultores familiares que já vem acompanhando Sugestão de ações a serem realizadas pelos Agentes de Ater (Guia) com ênfase na ação extensionista a campo, na participação na rede, na formação continuada;

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER V – Atribuições dos atores: Extensionistas-formadores Conhecer a estratégia de ação extensionista adotada pelos Agentes de Ater selecionados (Quando? Durante o curso ou outros momentos); Analisar criticamente esta ação extensionista a partir dos princípios da Ater agroecológica; Propor um plano que vise qualificar esta ação extensionista e que relacione “formação continuada e acompanhamento”, com sugestões no Guia;