PROJETO HORTA ESCOLAR E COMPOSTAGEM O Projeto de Horta Escolar e Compostagem, está sendo realizados na Escola Estadual Maria Antônia Zangarini Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
Projeto: De onde vem o alface?
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PET-Zootecnia USP.
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Formação e uso do solo.
Universidade Federal do Espírito Santo
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Laboratório de Engenharia Ecológica PRODUÇÃO DE ETANOL (SEM DEIXAR DE PRODUZIR ALIMENTOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS): SISTEMAS INTEGRADOS E ASSENTAMENTO RURAIS.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Especialização em Docência do Ensino Superior
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Alimentação Escolar Reunião Gerencial
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Análise e Observação Institucional
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
PET-Zootecnia USP.
A evolução do campo até a mesa do consumidor
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Projeto novos talentos
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Luciane Silveira Miranda de Lima
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
A TERCEIRIZAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.
Especialização em Saúde da Família
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Realizar Formação Continuada
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
Diretoria de Ensino – Região Osasco
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

PROJETO HORTA ESCOLAR E COMPOSTAGEM O Projeto de Horta Escolar e Compostagem, está sendo realizados na Escola Estadual Maria Antônia Zangarini Ferreira Professora, zona rural de Euclides da Cunha Paulista. O objetivo foi estimular os alunos do ensino fundamental e médio, sobre a importância da compostagem e da horta na escola. O material usado na compostagem é advindo da própria escola, que após sofrer o processo de maturação, é utilizado na Horta Escolar. A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola do campo gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. As ações contaram com um forte envolvimento dos alunos, professores e da administração, capacitando-os para implantar em seus lares a reciclagem de resíduos orgânicos e incentivando- os também na produção de hortas domésticas. MARCELO SILVA DE BRITO / EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA -SP

PROJETO O Projeto de Horta Escolar Do campo, esta sendo realizados na Escola Do campo Maria Antônia Zangarini Ferreira Professora, localizada no assentamento gleba XV de novembro no município de Euclides da Cunha Paulista. O objetivo foi estimular os alunos do ensino fundamental e médio, sobre a importância da agroecologia na produção de alimentos saudável na agricultura familiar e orienta-los sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos pelo plantio da cana de açúcar.

A horta escolar Do campo tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola do campo gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. O projeto Horta Escolar Do campo visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Esta FotoEsta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NCCC BY-SA-NC Objetivos: VALORIZAR A CULTURA DO HOMEM DO CAMPO Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; Cooperar em projetos coletivos Conhecer técnicas de cultura orgânica Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde; Conceitos educação do campo e agroecologia

Escola e a Agroecologia deve-se Refletir sobre a Escola do campo e como aproximar o conceito da Agroecologia no dia a dia escolar é um desafio posto para a Educação do Campo. Obrigatoriamente nos remete a planejar as ações vinculadas ao Projeto Político Pedagógico – P.P.P – sendo que o mesmo necessita estar bem estruturado, refletido, assumido e construído por sua comunidade. O que almejarmos pedagogicamente só sai do papel quando assumido e decidido coletivamente com a comunidade escolar, ou pelo menos para iniciarmos, a maioria dos membros escolares estejam com a disposição de realizarem seu trabalho, visando um projeto que acumule na formação de sujeitos construtores de sua história.

SEMINARIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Instalação e Manejo da Horta ●A escolha do local está vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Poderá ser implementada em área retangular, cercada com alambrado e com um portão de acesso. Deve-se observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes

ARTIGO “POLUIÇÃO DOS CORREGOS PELO ESCOAMENTO SUPERFICIAL DE AGROTÓXICOS USADOS NA PLANTAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR: DADOS GERAIS E UM ESTUDO DE CASOS NOS ASSENTAMENTOS SANTA RITA DO PONTAL E PORTO LETÍCIA, PONTAL DO PARANAPANEMA,” Discussão preliminar sobre o problema de poluição dos cursos d´água devido à expansão e manejo da monocultura da cana-de-açúcar e analisar preliminarmente um estudo de caso no Pontal do Paranapanema, região de Euclides da Cunha Paulista. Nesta área, o estudo de caso foi realizado nos se concentram os assentamentos Santa Rita do Pontal e Porto Letícia, os quais estão rodeados por fazendas que fazem o plantio da cana-de- açúcar. A discussão está baseada na premissa de que se usam anualmente milhões de litros de agrotóxicos para combater pragas agrícolas e esses agrotóxicos são carregados pelo escoamento superficial até os córregos Santa Rita e Água da Serra, que são usados pelos agricultores para uso doméstico, para a agricultura familiar na irrigação de hortaliças e dessedentação de animais domésticos e para recreação, como pesca e lazer. Fonte: Marcelo Brito (2015)