AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Advertisements

Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Fase antecedente do Registro para Medicamentos Similares
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ENCONTRO COM O SETOR REGULADO.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Centro de Vigilância Sanitária
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Ensaios Clínicos com Medicamentos Fitoterápicos
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Gerência de Inspeção e Certificação de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos (GIMED/ GGIMP) Liberação paramétrica.
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Apresentação do item: 1.Gargalos no relacionamento Anvisa e Setor Industrial Farmacêutico Dr. Lauro Moretto.
Consulta Pública nº 26/09 Simplificação no Registro dos Equipamentos Médicos Hospitalar GQUIP/GGTPS/ANVISA.
Certificado de Regularidade do FGTS – CRF
Plano de Gerenciamento de Resíduos
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
O Processo Administrativo-Sanitário no âmbito Federal
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Renovação de Registro LEI N° 6360/76 decreto 8077 de 2013 Art
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
Processo Administrativo de Registro Sanitário
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GERÊNCIA-GERAL SSPS PÓS - COMERCIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE Murilo Freitas Dias Chefe da.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
3ª Fase de Revisão RE 893/03 PROPOSTA FEBRAFARMA Reunião Febrafarma/Anvisa 01/11/07 Modificação de Excipientes.
GGMEG – Unidade de Bioequivalência
Montagem de Processo e Petição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
REPROCESSAMENTO NO BRASIL
Publicação de listas de petições DIRETORIA DE REGULAÇÃO SANITÁRIA JUNHO DE 2012 Projeto de publicação das listas de petições aguardando análise pelas áreas.
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Ensaios clínicos na perspectiva da autoridade nacional reguladora
Kelton T. Rodrigues Barreto
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
GERÊNCIA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS GIPRO/GGIMP
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Medicamentos Genéricos
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Inspeção de Produtos para Saúde Silvia Lustosa de Castro
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL PELA VIA NÃO ACADÊMICA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
7º Encontro Nacional UNIMED de Auditoria em Saúde
ESTADO DE SANTA CATARINA
Transcrição da apresentação:

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Proposta de Resolução -Critérios Para Inspeção em Empresas Diretoria Victor Hugo Costa Travassos da Rosa Gerência-Geral de Inspeção e Controle de Insumos, Medicamentos e Produtos - GGIMP

Objetivo Garantir regulação efetiva das empresas de medicamentos localizadas no território nacional, no que se refere ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e à Certificação de BPF.

Resultados Esperados Garantir a regulação efetiva das empresas localizadas no território nacional, no que se refere ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e à Certificação de BPF. Controlar e monitorar a atuação das empresas; Dar agilidade ao processo de Certificação de BPF;

Resultados Esperados Dar consistência ao processo de renovação da certificação de BPF; Dar agilidade ao processo de terceirização; Melhorar a Interface da ANVISA com as VISA´s Estaduais quanto ao processo de inspeção.

Proposta A solicitação de inspeção deve ser formalizada até 90 dias antes do vencimento de sua inspeção anterior. A empresa estará apresentando o Formulário de Petição, Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária, conforme legislação vigente, Comprovante de enquadramento do porte da empresa e Informe Prévio para Inspeção. As inspeções deverão ser realizadas por equipes técnicas da ANVISA e das VISA’s estaduais e municipais, conjunta ou isoladamente.

Proposta A ordem das inspeções deverá levar em consideração o histórico da empresa, o Informe Prévio para Inspeção, a data da última inspeção, o risco sanitário dos medicamentos comercializados, o risco sanitário do processo de fabricação dos medicamentos, ocorrências de desvio da qualidade e eventos de agravo à saúde.

Classificação da Inspeção A empresa será classificada, após a realização da inspeção, como: Satisfatória: cumpre com as Boas Práticas, conforme legislação vigente; Interditada: não cumpre com as Boas Práticas, conforme legislação vigente.

Classificação da Inspeção A empresa classificada como Interditada ficará proibida de fabricar e comercializar seus medicamentos ou insumos da respectiva atividade ou da linha de produção ou da classe terapêutica ou da forma farmacêutica, no que couber, até a regularização quanto às Boas Práticas, a qual será verificada mediante reinspeção.

Resultado da Inspeção - Quando a empresa apresentar requisitos de não conformidades, sem grau crítico e que não exigem reinspeção para verificação de suas correções, será utilizado a Notificação de Cumprimento de Exigência – NCE. - Não poderão ser contemplados na NCE os itens referentes a: · Garantia da Qualidade; · Controle de Qualidade; · Qualificação e Validação.

Resultado da Inspeção Com a emissão da NCE, será concedido o prazo de 90 dias, para apresentação de documentação comprobatória das não conformidades descritas na NCE. Se a empresa não cumprir o prazo nem comprovar as medidas corretivas contidas na NCE, ela será classificada como Interditada, estando sujeita às penalidades previstas na legislação vigente.

Reinspeção - A reinspeção será realizada somente na empresa classificada como Interditada. - Para a reinspeção será considerado o cronograma de adequações apresentado pela empresa, referente às medidas corretivas das não conformidades. - A empresa deverá formalizar a solicitação de reinspeção.

Certificado de Boas Práticas Para a empresa classificada como Satisfatória, será emitido o Certificado de Boas Práticas para as linhas de produção, classes terapêuticas e formas farmacêuticas, contempladas na inspeção, conforme legislação vigente. O certificado terá validade de um ano, a partir da data de publicação em Diário Oficial da União.

Certificado de Boas Práticas Para a renovação do Certificado de Boas Práticas serão levados em consideração o histórico da empresa, o Informe Prévio de Inspeção, a data da última inspeção, o risco sanitário dos medicamentos comercializados, o risco sanitário do processo de fabricação dos medicamentos e insumos, ocorrências de desvio da qualidade e eventos de agravo à saúde.

Certificado de Boas Práticas O certificado será cancelado quando: A empresa detentora de certificado válido, inspecionada a partir da vigência da Resolução, for classificada como Interditada; A empresa for classificada como Interditada; A empresa cometer infração sanitária estabelecida na legislação vigente.

Contatos ggimp@anvisa.gov.br gimep@anvisa.gov.br (61) 3448 - 1394