Profissional de GC / Função de GC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

1,02,03,04,05,0 Muito FracoFraco Mediano BomMuito Bom 5,0 4,6 4,8 3,7 3,6 3,4 3,2 4,8 4,7 4,6 4,7 4,3 Ideal Relação Fornecedor / Cliente da Área de RH.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Regina Célia Baptista Belluzzo
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Gestão do Conhecimento
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Aula 2 e 3: Gestão de Pessoas
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão por Competências
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
RMP Consultoria de Negócios
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Por que estudar sistemas de informação?
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
Gestão por Competências
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Sistemas de Informações Gerenciais

O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
GESTÃO DO CONHECIMENTO
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Balanced Scorecard.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Uma onda de reorganizações
Gestão de Pessoas.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Gerenciamento das Informações
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Tecnologia da Informação
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
GESTÃO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO. ATIVO INTANGÍVEL Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes,
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

Profissional de GC / Função de GC Nei Grando

Introdução "O amor, mais que o conhecimento, é necessário para conduzir a alma dos homens à sua perfeição.“ Irineu de Lyon

Gestão do Conhecimento – O que é? “É o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.” - Bukowitz e Williams (2002) “É o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir os seus objetivos.” - Falcão e Bresciani (1999) “É a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento.” É saber o que se sabe. É saber o que é estratégico.

Gestão do Conhecimento - Conceitos Relacionada com as ÁREAS: RH, TI, Marketing Cultura Administrativa, Estratégia de Negócios, Teoria da Organização, ... Associada a CONCEITOS de: Capital Intelectual (Humano & Estrutural), Inteligência Competitiva, Memória Organizacional, Comunidades de Prática, Inovação, Criatividade, ... Envolve ATIVIDADES como: Gestão de Documentos, Mapeamento de Competências, Mapeamento de Processos, Compartilhamento de Conhecimento, ... Engloba conceitos oriundos de: Teoria de Administração, Aprendizagem Organizacional, Gestão por Processos, Qualidade Total, Endomarketing, Reengenharia, Downsizing, Comércio Eletrônico, ...

Gestão do Conhecimento – Principais objetivos Compartilhar melhores práticas em Gestão e Projetos Acelerar a inovação (Processos, Produto, Mod.de Negócios); Reduzir silos de informação; Mapear o conhecimento; Valorizar o capital intelectual; Reter talentos; Mapear as competências individuais; Facilitar a contribuição individual; Organizar a informação; Alinhar a organização; e outros.

Gestão do Conhecimento – Objetivos da Empresa Reter o conhecimento; Garantir a sustentabilidade da empresa; Acelerar a geração de novos conhecimentos; Melhorar o processo decisório; Reduzir custos e retrabalho; Descobrir o capital intelectual já existente; Gerar novas receitas com o capital intelectual da empresa; Proteger o capital intelectual existente; Servir melhor os clientes; Acelerar o aprendizado dos colaboradores.

Habilidades necessárias às Organizações p/ implementar GC Entender os conceitos de GG – a filosofia e a teoria; Ter ciência da experiência de outras organizações no desenvolvimento de soluções e abordagens de GC; Saber identificar o valor das atividades de GC para o negócio da empresa; Apreciar o conjunto de atividades, iniciativas e colaboradores necessários para proporcionar um ambiente no qual o conhecimento é efetivamente criado, compartilhado e usado para obter vantagem competitiva e satisfação dos clientes.

Requisitos chave de Competências para uma Equipe de GC Facilidade de aprender, atuação colaborativa, visualizar o todo da organização, saber criar conexões, ter capacidade de pensar e agir com foco no resultado e apreciar das técnicas de gerenciamento da informação. É ideal que possua capacidades de comunicação, liderança, especialização em metodologias, processos e ferramentas de GC, negociação e planejamento estratégico. É claro que em tais habilidades devemos considerar as capacidades de recuperação, avaliação (filtragem baseada em relevância), organização, análise, apresentação e segurança da informação, tudo isso de forma colaborativa.  Além disso, é necessário ter a capacidade de sintetizar informações de diversas fontes para a aplicação do conhecimento, o que inclui a tomada de decisão.

CKO – Chief Knowledge Officer O Gestor do Conhecimento é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento estrategicamente importante e adequado às necessidades da organização, tornando-o disponível e acessível para uso e tomada de decisão. Ele é responsável por assegurar que a organização maximize o valor que ela consegue através do conhecimento. É um lider multidisciplinar, com visão holística e estratégica da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. Títulos: Diretor do Capital Intelectual, Diretor de Inovação, CLO (Chief Learning Officer)

O Papel e as Responsabilidades do CKO Seu papel é diferente do que o de um CIO com responsabilidades de GC, pois tem responsabilidades diferentes, como: Criar uma estratégia de GC com base em metas e objetivos da organização; Criar e compartilhar uma visão da GC p/ a organização, e uma forma de realizá-la; Capturar e gerir o conhecimento por todo o negócio da empresa; Implantar e acompanhar a infraestrutura para GC; Inovar e otimizar o retorno sobre o investimento no conhecimento; Desenvolver, gerenciar e mensurar os ativos de conhecimento; Criar, desenvolver uma cultura que apoia o esforço de GC; Atuar como um agente de mudança; Facilitar conexões, coordenação e comunicação.

Citação Final “O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e ampliado constantemente, ou ele desaparece.” Peter Druker

Muito Obrigado! Nei Grando (@neigrando) Blog: http://neigrando.blog.br (vide páginas Sobre e Contato) www.linkedin.com/in/neigrando