ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Político Pedagógico
Advertisements

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Plano de Ação Pedagógica
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Jogos em grupo na Educação Infantil
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Jogo do Boliche.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PEAD Ludicidade e Educação
A Função do Professor Articulador
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Gerenciamento de Sala de Aula
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Relatório de Proposta de Projeto
Desenvolvimento motor
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Jogos na alfabetização Matemática
Os quatro pilares da educação.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
CURSO: Licenciatura em Educação Física
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
SITUAÇÕES.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Professor Dr. Renato Vaz
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
O jogo e o esporte: qual o problema? (LUCENA, 2005, p )
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - II
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas ou até mesmo lúdicas. As atividades podem ainda ter seu papel educacional, porém nem sempre deverá estar explícito no primeiro momento em que foi introduzida.

SOCIALIZAÇÃO Adequar-se a vida em grupo com percepção de direitos, limites e solidariedade. AGRUPAR-SE OU INTEGRAR-SE NA SOCIEDADE

JOGO Recreação individual ou em grupo, atividade mental ou física regida por regras e que envolve alguma forma de competição ou de aposta. É uma forma de competição prazerosa cujo resultado é deteminado por habilidades motoras, estratégias ou chances, empregadas simplesmente ou em combinação.

DIFERENTES TIPOS DE JOGO JOGOS SIMBÓLICOS JOGOS DRAMÁTICOS JOGOS PRÉ DESPORTIVOS JOGOS DE SALÃO JOGOS ESPORTIVOS JOGOS CALMANTES

BRINCADEIRA BRINCADEIRA PEDAGÓGICA > a brincadeira é considerada pedagógica quando relacionada a aspectos de ensinamento de sala de aula, ou aprendizagens escolares, na maioria das vezes vem articulado a idéias de alfabetização. Na verdade, isso é um esforço para dar um tom mais agradável ao que se ensina. Uma idéia de ‘atividade lúdica” aparece intimamente relacionada a uma idéia de fazer com prazer.

BRINCADEIRA RECREATIVA: denominada como recreação ou atividade recreativa, normalmente está relacionada a uma idéia funcional de ocupação do tempo livre, ou desgaste da energia acumulada. Considerada também como atividade espontânea e prazerosa por meio das quais as crianças entrariam em contato com o ambiente e com os objetos, fundamentais para o seu desenvolvimento.

BRINCADEIRAS LIVRES: essa denominação é utilizada para os momentos em que a criança brinca sem a interferência direta do adulto, deixando que elas mesmas escolham e construam suas brincadeiras. Reforça o discurso que procura valorizar a autonomia das crianças sem que, na maioria das vezes se tenha uma definição clara das ações que elas estão realizando, pois mesmo no momento lúdico, a criança terá conflitos que não saberá enfrenta-los ainda.

BRINCADEIRA DIRIGIDA:acredita-se que exista uma maneira considerada certa de como brincar. Isso vem com a idéia de que as crianças não sabem muitas brincadeiras ou não sabem brincar de maneira correta, o que inclui gestos que devem fazer, regras que devem respeitar e o comportamento que devem ter durante a brincadeira. O objetivo principal dessa abordagem é; ensinar a brincadeira mas não a essência do brincar.

BRINCAR PELO BRINCAR: buscando superar posturas hierárquicas que secundarizam o brincar em relação a outras aprendizagens ditas escolares e procurando contrapor-se a uma idéia de uso pedagógico da brincadeira, lança-se mão de uma idéia abstrata e idealizada do brincar e da infância, na qual os conflitos e as tensões não são considerados nas relações. Sobressai uma concepção do brincar relacionado a idéia de relaxamento, prazer, distensão e autonomia individual. “que mal existe em apenas em se divertir”.

AS VEZES O BRINCAR VIRA OBRIGAÇÃO E DEIXA DE SER BRINCADEIRA

ATIVIDADES REALIZADAS BINGO DAS FRUTAS / NOMES / HUMANO ESTÁTUA / AFINIDADES DIFERENTES TIPOS DE PRÉ AQUECIMENTO Passo de elefante Pegas variados (sem material) Diferentes travessias Volta calma (Siga o mestre)

ATIVIDADES COM MATERIAIS Rabo de gato Bolas entre as pernas Atividades com corda (Barreira / pega pega) Pega pega com bola

PRÉ - DESPORTIVO QUEIMADA: 10 PASSES PEGAS COM BOLA FLAG BOL QUIQUIBOL PIC BANDEIRA VÔLEI CÂMBIO BASQUETE DA CADEIRA