IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL

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IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL EMPRESA ESTADUAL DE TURISMO DO AMAZONAS AMAZONASTUR SEMINÁRIO INTERNO IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL Manaus, 20 de dezembro de 2010

COMPETITIVIDADE 1.1. A SOCIEDADE X IMAGEM DO ESTADO - COMO O BRASIL E O MUNDO ENXERGAM O AMAZONAS? DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; INCLUSÃO SOCIAL; ESTABILIDADE POLÍTICO-INSTITUCIONAL; SEGURANÇA; ESTADO ACOLHEDOR; TURISMO ECOLÓGICO; SAÚDE; EDUCAÇÃO; CULTURA. OBS: IMAGEM DO ESTADO. NÃO DO DESTINO TURÍSTICO.

COMPETITIVIDADE 1.1. O MERCADO X IMAGEM DO DESTINO - COMO O BRASIL E O MUNDO ENXERGAM O AMAZONAS? TURISMO DE PESCA ESPORTIVA; ECOTURISMO; TURISMO CULTURAL; TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA; HOTÉIS DE FLORESTA/SELVA; TURISMO DE EVENTOS; TURISMO CORPORATIVO; TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES. EM QUE SOMOS COMPETITIVOS? OBS: ANALISAR A PESQUISA NO AEROPORTO.

COMPETITIVIDADE 1.1. O QUE É SER COMPETITIVO? CAPACIDADE PARA OBTER FLUXO SUPERIOR AO DOS RIVAIS; CAPACIDADE PARA COMPETIR COM SUCESSO CONTRA OS MELHORES RIVAIS DO MUNDO. QUEM SÃO NOSSOS RIVAIS?

COMPETITIVIDADE 1.1. AS 5 FORÇAS QUE REDUZEM PERMANENTEMENTE A RENTABILIDADE DE UM DESTINO/NEGÓCIO. NOVOS CONCORRENTES; SUBSTITUTOS E ALTERNATIVAS (NO QUE É COMPETITIVO); PODER DOS VENDEDORES (OPERADORES RECEPTIVOS); PODER DOS COMPRADORES; RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

COMPETITIVIDADE 1.1. QUAL O OBJETIVO DE UM DESTINO/NEGÓCIO COMPETITIVO? QUALIDADE DE VIDA; PROSPERIDADE ECONÔMICA; SENTIMENTO DE BEM-ESTAR PARA QUEM O VISITA.

COMPETITIVIDADE 1.1. NÃO EXISTEM NAÇÕES/DESTINOS COMPETITIVOS. EXISTEM SETORES TURÍSTICOS QUE DEFINEM A DEMANDA E DEVEM SER COMPETIVIVOS; 1.2. PORÉM EXISTEM NAÇÕES/DESTINOS QUE OFERECEM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A ALGUNS ASPECTOS DA COMPETITIVIDADE; 1.3. AVALIAÇÃO DE PREÇOS, MÃO-DE-OBRA BARATA, NÃO SÃO FATORES COMPETITIVOS NO TURISMO. OBS: ONDE SOMOS MAIS COMPETITIVOS: NO DESTINO OU EM SEGMENTOS?

FALSO! Os principais determinantes da competitividade são: MITO 1 A chave é: FALSO! A Inovação A melhoria contínua do valor para o cliente A PRODUTIVIDADE no uso dos recursos Mão-de-obra barata Taxas de juros baixas Taxa de câmbio favorável

A melhor maneira de gerenciar a competitividade é… MITO 2 A melhor maneira de gerenciar a competitividade é… … nível nacional através de GRANDES PROGRAMAS NACIONAIS FALSO! … nível LOCAL, onde se cria valor para o turista: O DESTINO

MITO 3 Melhorar a competitividade de um destino consiste, fundamentalmente, em… … criar mais VALOR, melhorando de forma abrangente TODO o modelo de negocio: …melhorar Infra-estruturas Serviços públicos Hotéis FALSO! Cooperação Público o Público Público Privado Privado Privado

COMPETITIVIDADE IBIZA - NIGHTLIFE

COMPETITIVIDADE UMA ATIVIDADE ÚNICA DIFICILMENTE IMITÁVEL

COMPETITIVIDADE Que inclusive exportam seu conceito a outros lugares do mundo.

COMPETITIVIDADE Lugar de encontro de DJ de fama internacional

COMPETITIVIDADE E um conceito que vai para além do vinculado a uma discoteca...

COMPETITIVIDADE O lugar preferido para celebrar eventos musicais e de moda.

UM PARAÍSO DE DIVERSÃO PARA A 3ª IDADE. COMPETITIVIDADE BENIDORM UM PARAÍSO DE DIVERSÃO PARA A 3ª IDADE.

COMPETITIVIDADE Música, dances e “grandes” shows Dances cada día Shows

COMPETITIVIDADE … E MAIS DE 50 ATIVIDADES DE ÓCIO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL Exercícios da memória Petanca Dominó Cursos de informática Cursos de informática Aquagym

COMPETITIVIDADE O DESTINO MAIS PROCURADO DO PROGRAMA IMSERSO Hospedagem com pensão completa a baixo preço. Menu de regime, em caso necessário. Assistência médica complementar no mesmo hotel. Multiplicidade de atividades de ócio e tempo livre.

Vende-se como uma combinação de: COMPETITIVIDADE E AGORA TORNOU-SE UM PROGRAMA EUROPEU Vende-se como uma combinação de: Cidade + Natureza Se vive de dia e de noite

COMPETITIVIDADE 1.1. CONCENTRAÇÃO DE “CLUSTERS” OS SETORES COMPETITIVOS APRESENTAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: CONCENTRAÇÃO NO MESMO ESPAÇO GEOGRÁFICO – COMPETITIVIDADE NA LOCALIZAÇÃO (HOTÉIS DE SELVA RIO NEGRO/SOLIMÕES); BOA GESTÃO; VANTAGENS COMPETITIVAS

COMPETITIVIDADE 1.1. COMPETITIVIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO QUANDO A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS É ALTA E OS CUSTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS SÃO BAIXOS; DEVE SER CRIADA E GERADA LOCALMENTE; CADA SETOR NO QUAL O DESTINO CONCORRE DEVE RECEBER GESTÃO ESPECÍFICA; DEFINIR SEU MODELO DE NEGÓCIO.

DESTINOS E MODELOS DE NEGÓCIOS COMPETITIVIDADE DESTINOS E MODELOS DE NEGÓCIOS

COMPETITIVIDADE O CASO DE PLAYA DE PALMA

O CASO DE PLAYA DE PALMA Reconversão de um destino decadente COMPETITIVIDADE O CASO DE PLAYA DE PALMA Reconversão de um destino decadente

Playa de Palma é um grande resort turístico… COMPETITIVIDADE Playa de Palma é um grande resort turístico… 43.000 Leitos de hotel 450 Bares e restaurantes 570 Lojas 6.600 Empregos direitos 5 km de praias Um aeroporto hiper-conectado

Custos serviços públicos Estrutura de rendimentos COMPETITIVIDADE O MODELO ATUAL Partners chaves Recursos clave Proposta de valor Relações clientes Praia Hotéis Bares/lojas Infra-estruturas Sol e Praia Diversão Preços baixos Sem gestão Administração Canais Tour Operadores Segmentos Estrutura de custos Custos serviços públicos Custo do desemprego Infra-estruturas Turismo massivo Alemães jovens Estrutura de rendimentos 55€/día

COMPETITIVIDADE O NOVO MODELO DE NEGÓCIO Partners chaves Recursos Chaves Proposta de valor Relações clientes Relação emocional Setor Público Atractivos turísticos únicos Experiências vocacionais e memoráveis Setor Privado Sistema de experiências Canais Palma/ Ilha Nova hotelaria Web 2.0 & 3.0 Tour operadores Segmentos Estrutura de custos Custos de educação Inovação Custos de Marketing Custos serviços públicos Custo do desemprego Infra-estruturas Turismo massivo Alemães jovens 6 novos setores Estrutura de rendimentos Gasto médio diário 158€ Benefícios sociais e econômicos 55€/día

1. COMPETITIVIDADE 6 novos segmentos Hoje Férias 2020 Viagens Wellness Desporto Int. Especial Business 120 milhões  Mercado potencial  250 milhões 64 milhões  Consumo médio/dia  140 €

1. COMPETITIVIDADE 50+ EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS 2 O hotel mais bio do mundo 3 O Centro de wellness mediterráneo 4 O Centro Esportivo 6 O Forte de Cap Enderrocat 5 O Palácio de Dança, Música e Espetáculos 1 O Centro Mare Nostrum

Um novo uso do mar Taxi marítimo Etc. PdP flotante Barquing

4 “town center” com 4 ambientes muito diferentes Povo mediterráneo “Lifestyle” Centro animado Povo de pescadores Can Pastilla Sometimes Las Maravillas S’Arenal

Reestruturação da oferta de restaurantes e cafés A culinária é uma experiência 50% Mediterránea 25% Países de origem 25% Temática

Idem de lojas e Shopping As compras são uma experiência 50% Local/ regional/ artesanal 30% Marcas 20% Compra funcional

Investimento total 2011-2020 Público ≈ 250 M/€ Privado ≈ 1.800 M/€

Principais Estados Emissores

Principais Países Emissores

Quantidade Anual de Turistas no Amazonas

OBRIGADO! Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR Rua Saldanha Marinho, 321 Centro CEP: 69010-140 Manaus – Amazonas Tel: (92) 2123-3803 / 2123-3801 Fax: 92 2123-3801 E-mail: amazonastur.gp@gmail.com www.visitamazonas.am.gov.br