“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestras Treinamentos In Company Workshops Seminários
Advertisements

IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Prof(a): Patrícia Braz
Prof(a): Patrícia Braz
Como organizar um, sem esquecer nada
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Criando valor para o cliente.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Profª. Selma Maria da Silva
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Implementação de Sistemas
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
ARQUITETURA E URBANISMo
ECOOSS Ecologic and Economic Systems and Services of Laundry
A TM 5, Escritório de Arquitetura e Design, trabalha com base em responsabilidade, compromisso e tradução daquilo que se deseja e é possível.
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 2
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ARQUITETURA E URBANISMo
O que você pode fazer para reduzir a evasão
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Como é recrutado o profissional da qualidade
MERCADO DE TRABALHO.
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
RMP Consultoria de Negócios
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
O Processo de desenvolvimento de software
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
O PAPEL LEGAL DO GESTOR IMOBILIÁRIO
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Gestão de Consultórios Odontológicos: como administrar sem erros
Laboratório de Ensino a Distância
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Consultoria Empresarial
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento Estratégico de MKT
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Conquistando Seu Lugar No Mercado De Trabalho Ernandes Rodrigues Bel. Administração de Empresas Esp. Formação Docente para EAD Mestre em Educação.
Assistente Administrativo e Financeiro
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Processos Administrativos Aula 1
AVALON / RESIDENCIAL VILA VASSARI. Justificativa A Avalon Construtora está localizada na cidade de Vila Velha, ES. A empresa surgiu da convergencência.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
PROJETO DE INTERIORES I
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Gestão Estratégica de Negócios
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Transcrição da apresentação:

“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino Palestra sobre as profissões: Design de Interiores Paisagismo Palestrante: Profa. Maria Pilar Martins Diez Arantes (designer, arquiteta, diretora do Centro de Artes e Design)

Perguntas para o grupo Cada um deve se perguntar no mínimo sobre estes quesitos, antes de fazer sua escolha por uma profissão ou instituição de ensino: Qual é a imagem que lhe vem à cabeça, quando você pensa num profissional de design?

Como você gostaria de ser reconhecido quando se formasse em design?

Quais são suas expectativas em relação ao mercado de trabalho para o profissional de design?

A partir de sua percepção, quais são os maiores problemas em relação às escolas de design em Santa Catarina?

Quais características você mais valorizará ao escolher o curso de design? (preço, localização, nome da instituição, grade curricular, corpo docente, empregabilidade, etc)

Quais as atividades deste profissional. Como é o seu dia-a-dia Quais as atividades deste profissional? Como é o seu dia-a-dia? Quais as atividades mais suaves, quais as mais duras, quais são os maiores desafios?

DESIGN DE INTERIORES PAISAGISMO Habilitações da área de DESIGN

Designer de Interiores TITULAÇÕES Designer de Interiores Paisagista

Níveis de formação existentes para as profissões Técnica: foco no mercado de trabalho. Formação voltada para a prática, com desenvolvimento específico de conhecimentos que possam ser aplicados imediatamente à conclusão do curso na realização de projetos. Tecnológica: intermediário entre a formação técnica e o bacharelado. Tem foco no mercado de trabalho, porém desenvolve competências gerenciais (conhecimento mais aprofundado do processo e das relações interpessoais do que a formação técnica). É graduação. Bacharelado: formação mais generalista. Capacita para a pesquisa, a docência, para o gerenciamento. Também habilita o profissional para a prática, mas como não tem foco no mercado, geralmente acaba sendo deficiente nos conhecimentos técnicos específicos.

O que faz o Designer de Interiores? Planeja todo tipo de interferências no espaço interno construído, de qualquer natureza de uso (lazer, comercial ou residencial).

O que faz o Paisagista? Planeja interferências no espaço externo livre – na paisagem, de qualquer natureza de uso (lazer, comercial ou residencial).

Etapas do trabalho do designer e do paisagista e habilidades mínimas exigidas

Etapas Diagnóstico Planejamento Desenvolvimento do projeto Apresentação para o cliente Execução da obra

Diagnóstico: fase de identificação Entrevista com clientes: entender suas necessidades concretas e subjetivas. Levantamento de dados: pesquisar legislação, fazer estudo de casos semelhantes, estudar aspectos específicos do projeto (materiais apropriados, tecnologias disponíveis, etc.) Para isto, são exigidas várias habilidades comportamentais (atitudes), organização, dinamismo, capacidade de interpretação de textos.

Planejamento: fase de planejar as etapas envolvidas no trabalho, definir a fundamentação estética do projeto, definir prazos e sistema de comunicação com cliente, definir orçamentos, realizar o programa de necessidades. Habilidades: organização, dinamismo, capacidade de interpretação de textos, conhecimentos técnicos de orçamentação, senso estético, .

Desenvolvimento do projeto: fase de criação, pesquisa de materiais, representação gráfica (desenho). Habilidades: criatividade, percepção espacial, interesse pela inovação, disciplina, espírito de equipe, conhecimento técnico específico em desenho e normas técnicas, visão multidisciplinar.

Planta baixa em detalhe, de uma cozinha. Fonte: 2020Design.com.br

Planta baixa técnica de paisagismo Fonte: Rosalba Paisagista

Perspectiva de um armário Fonte: 2020Design.com.br

Fonte: Rosalba Paisagista

Perspectiva de um banheiro Fonte: 2020Design.com.br

Apresentação para o cliente: munido de desenhos, perspectivas, amostras e de excelente fundamentação estética, o profissional “vende” sua idéia. Habilidades: capacidade de comunicar-se de forma clara, objetiva e precisa, bom relacionamento interpessoal, empatia.

O Designer de Interiores planeja todos os elementos que constituem um espaço interno: mobiliário, iluminação, decoração, cores, layout. Esteticamente, funcionalmente e ergonomicamente corretos. Perspectiva de um dormitório Fonte: 2020Design.com.br

Projeto de um gazebo para paisagismo Fonte: Revista Natureza Atividades de um paisagista: projetar elementos decorativos, gazebos, pisos e outros elementos contrutivos para jardins.

Perspectiva de uma cozinha Fonte: 2020Design.com.br

Execução da obra: compra de materiais, administração dos recursos financeiros, acompanhamento dos trabalhos de terceiros, prestação de contas para o cliente, contratação de equipes de trabalho. Habilidades: honestidade, humildade, paciência, visão sistêmica, conhecimentos de orçamento e fluxo de caixa, conhecimentos básicos da legislação trabalhista, facilidade de comunicação.

Mercado de trabalho do designer de interiores Autônomo ou com empresa própria, realizando projetos; Colaborador em escritórios de design, arquitetura, engenharia, construtoras; Consultor para empresas, auxiliando em definições estratégicas que envolvam otimizaçao do espaço, conceituação estética; Colaborador em empresas do ramo de decoração, design, artes: vendedor, projetista, gerente de vendas; Especialização em diversas ramos: móveis, objetos, paisagismo; Docência (para graduados).

Mercado de trabalho do paisagista Autônomo ou com empresa própria, realizando projetos; Proprietário de empresa do ramo de produtos para paisagismo e jardinagem (tem conhecimento técnico, falta o conhecimento administrativo que pode ser obtido em cursos do Sebrae e empresas afins); Colaborador em escritórios de design, arquitetura, engenharia, construtoras; Consultor para empresas, auxiliando em definições estratégicas que envolvam ajardinamentos ou modificação da paisagem e onde seja necessário ter-se clara a conceituação estética; Colaborador em empresas do ramo de floricultura, paisagismo: vendedor, projetista, gerente de vendas.

Outros cursos oferecidos pelo Centro de Artes e Design (curta duração – 3 a 4 meses) Decoração de Interiores Desenho em Perspectiva Paisagismo e Jardinagem Desenho Artístico a mão livre Técnicas de artes decorativas para reutilização de mobílias História da arte e do mobiliário Maquetaria Escultura em papel

Onde estudar Design de Interiores e Paisagismo em Florianópolis?

224-6530 Profissionais formando Profissionais Av. Mauro Ramos, 1.450/ 2o. andar – Centro Ed. Platinum Tower 224-6530