Carlos Martins Formação: Comunicação /Publicidade / Marketing Vice Presidente do APL de Plástico da Bahia (2009 a 2011) Exercendo atualmente a gerência comercial da Industria Melissa Beltrame
O consumidor e o poder da embalagem.
Feudalismo para o capitalismo Origem das embalagens No século XVIII (após Revolução Industrial na Inglaterra), gerou transições entre: Feudalismo para o capitalismo A substituição das ferramentas para as máquinas A energia humana pela energia motriz A produção artesanal para fabricação em massa
Origem das embalagens No século XX (Globalização), todos os negócios sofrerão efeitos de competição. Inovações tecnológicas: Software, Equipamentos, Computadores, entre outros. As empresas que não conseguiram transmitir diferenciais perceptíveis, inovações em seus produtos ou serviços FICARAM PARA TRÁS.
A influência que as embalagens sofreram com as novas tecnologias...
Quais são os sentidos necessários para a escolha de um produto ? Audição Paladar Olfato Visão Tato
É a embalagem que o consumidor vê no supermercado, diferencia o produto dos concorrentes, atrai para que ele a pegue e queira saber mais informações sobre o produto que possa convencê-lo a levá-lo para casa.
Foi percebido pelo consumidor que: Designer Praticidade Inovações Sensações Tornou-se tão fundamental quanto o produto a ser vendido.
Os meios de comunicação mais cobiçados...
Visibilidade Informação Apelo emocional Praticidade Modelo VIAP Visibilidade Informação Apelo emocional Praticidade Constitui-se como um modelo de avaliação de um determinado produto .
Visibilidade É a capacidade que a embalagem tem para atrair a atenção nas prateleiras. O objetivo é de ter destaque sem ser berrante que não destrua a imagem da marca. Aspectos visuais, tamanhos e formas também aumentam a visibilidade.
São as instruções de um produto, benefícios, slogans e informações Informação São as instruções de um produto, benefícios, slogans e informações complementares. O objetivo é fornecer o tipo e a quantidade certa de informação sem sobrecarregar a embalagem com excesso, interferindo na idéia principal
Está relacionado à capacidade da embalagem de cativar o Apelo emocional Está relacionado à capacidade da embalagem de cativar o sentimento ou humor desejado. O objetivo é desenvolver um design na embalagem que possa despertar emoções específicas (elegância, prestígio, alegria, diversão, desejo, etc.), com o uso de cores, formas e materiais.
e não ao que ela comunica. Praticidade É a maneira de como a embalagem funciona, e não ao que ela comunica. O objetivo é gerar pontos de praticidade dando importância à proteção ao produto, facilidade de manuseio para varejista e ao consumidor, reciclagem, armazenamento.
Embalagens comunicativas...
Embalagens comunicativas...
Ela traz consigo: Sua marca Seus valores Suas qualidades Sua identidade Suas emoções Isto faz dela a principal mídia da marca tornando-a o ponto real de contato com o consumidor e tendo repercussão direta na venda.
Sua função é tornar compreensível o conteúdo e viabilizar a compra. Ela agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida no primeiro momento e forma conceito sobre o fabricante elevando ou rebaixando sua imagem de marca.
Evolução das embalagens...
Principalmente com um DESIGN diferenciado Com o aumento da concorrência, as embalagens necessitam estar cada vez mais: Atraentes Convenientes Competitivas Principalmente com um DESIGN diferenciado Com isso elas vêm ganhando mais status e maior atenção nas prateleiras
O design da embalagem sendo feita de forma correta, torna-se essencial para a boa criação. Conhecer o produto Conhecer o consumidor Conhecer o mercado Ter uma estratégia de Mkt Ter uma estratégia para o design Conhecer a concorrência Conhecer tecnicamente a embalagem a ser desenvolvida Conhecer sua utilização Trabalhar integrado com a indústria Buscar bons fornecedores
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