... estado de futuro desejado para todos os stakeholders = conflito (Karina Funk, 2003 – Ernst & Young Center for Business Innovation). Envolve: –Reguladores:

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Transcrição da apresentação:

... estado de futuro desejado para todos os stakeholders = conflito (Karina Funk, 2003 – Ernst & Young Center for Business Innovation). Envolve: –Reguladores: exigem responsabilidade social –Consumidores: utilidade, confiança, preço-eficiente –Empresa: manter viabilidade, lucratividade, gerenciando o risco e promovendo inovação SUSTENTABILIDADE

REQUISITOS Uso racional e responsável dos recursos internos e externos x extrativismo x sunk cost (perda da curva de aprendizado para o concorrente) Durabilidade dos recursos e capacidades: obsolescência limita o poder da empresa ao longo do tempo. Capacidades menos sujeitas à depreciação, grande importância da cultura nas organizações. baixa transparência ou facilidade de entendimento: é menor quanto mais complexo o padrão de uso do recurso. dificuldade de transferência ou cópia de recursos dificuldade de replicação

PRESSÃO AMBIENTAL Sobrevivência: adaptar-se ao ambiente ou modificá-lo às suas necessidades (pró-ativo) Interno da empresa (funcionários e cds)e externo (meio ambiente, governo (ANS), clientes (CDC) e fornecedores) Pressão de mercado futura: inovação (x decadência na maturidade): –novo modelo de negócios, disruptivo –melhoria incremental no modelo de negócios existente. Ex: Paul O’Neill CEO Alcoa (1987):-90% acidentes / 5x lucro / Entender o processo de produção e entrega do produto/serviço = qualidade lucro eficiência e custos

COMPETITIVIDADE “A capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permitem ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado” Ferraz, Kupfer e Haguenauer (1996) Dinamismo mercado: Era da Informação: valor, flexibilidade, rapidez, globalização, alianças estratégicas, recursos são humanos e não imobilizados, domínio de serviços, x escala, personalização atendimento

CO-OPETIÇÃO Gestão do conflito: Axelrod (EUA Guerra Fria): –amadorismo oportunismo: ineficiente para todos CRO+Governo conscientização –Regulamentação / Controle de preços (-) e qualidade (+) / Concorrência: garantias –Tx crescimento / Epidemiologia / Padrão consumo / Cultura –= aumento da fatia de mercado + promoção de saúde = diminuição de procedimentos = ganha-ganha Parcerias com envolvidos na cadeia de valor: dentais ; poder de negociação: maior margem de lucro ao cd: motivação não somente pelo lucro, mas relacionamento

CO-OPETIÇÃO Jogadores: fornecedores, clientes internos (funcionários, auditores e dentistas), e externos (beneficiário), concorrentes (planos, cds, eletroeletrônicos), complementadores e agência reguladora Valor adicional: custo de mudança de dentista e empresa: propaganda boca a boca / lealdade / valor agregado pelo dentista = imagem da ops Regras: CDC, ANS, Código de Ética, Contrato de prestação de serviços e com o beneficiário Táticas: percepções e informações disponíveis = poder de barganha / saturação cds (elo ops-cliente) Escopo do jogo: além da odontologia / eletroeletrônicos / conscientização – governo = cultura (difícil) Estrutura-conduta-desempenho-feedback

ESTÁGIO DE MATURIDADE CVP – ou inovação incremental para romper o ciclo de queda futuro declínio lucro devido despesas para manter market share ou novo modelo de negócios (Intel processador laser / pc x máquina escrever Antecipar a necessidade de mercado: Intel x visão simplista que lucro é apenas market share: eficiência - trade-off humanização atendimento - escala

ANS Estrutura de mercado: –Número provedores –Estrutura de custos, qualidade e eficiência –Barreiras à entrada: diferenciação produtos: orto: qualidade: publicidade: sunk costs Vantagens de custo / economia de escala: número beneficiários capital inicial Assimetria informação: urge pela regulação – ANS –TISS para diminuir custos de transação

ANS Individual/coletivo: escala: atingir menores: aumento de custos de transação: TI Taxa saúde suplementar: elevada em relação ao faturamento: exige eficiência

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CAPÍTULO IV Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos Art 14. § 3º - O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. CD: Orientação de higiene, desde que tratamento adequadamente realizado = qualidade

CONCORRÊNCIA Predatória: preços abaixo de custos, beneficia da escala, seleção de empresas Plano odonto não existe regulação de preço/equilíbrio econômico financeiro, sem lei de defesa da concorrência (8884/94) Empresas sem registro ANS: estrutura de custos privilegiada

MODELOS DE NEGÓCIO Brasil: –1978 fluor na água, faculdades de odonto, –1984 preços odontológicos não acompanha IPC: saturação = pressão cliente e de fornecedores (materiais dentais e laboratórios), cultura, aumento de custos das ops EUA, menos dentistas = aumento de preços, maior rivalidade, urge eficiência, novo modelo de negócios para managed care Brasil: Mais idade, mais dentes na boca, maior prevalência de cárie Menos reembolso, menor qualidade, reconfecção, maior custo. Lucratividade: volume e custos, não apenas preço

REDE CREDENCIADA Diminuição de rede credenciada: valor ao dentista, pequeno preço + volume (trade-off entre acesso cliente (comercial) e custos de transação e qualidade) Solução: tratamento bem feito, mantém só limpezas Preço cd limite de viabilidade Serviços: intangível, paciente desconhece (assimetria de informação CD-pac: gatekeeper: clínico geral = info) Qualidade: processos, perda clientes, imagem, custos (Deming)

REDE CREDENCIADA + Demanda induzida: + oferta CDs, compensa pouco movimento, queda da rentabilidade. X indução demanda: –Remuneração pacote de procedimentos < soma dos individuais –Rede própria(triagem e encaminhamento) –Auditoria –Novo modelo de negócios –Programas de aperfeiçoamento (técnico e de gestão)do cd e equipe auxiliar, agregar valor no relacionamento e benefício do cliente, maior preço Prevenção Facilidade de descredenciamento e credenciamento leva a um sub-investimento em mão-de-obra que jamais atinge o nível ótimo, impedindo a acumulação de capital e criação de valor x propaganda boca a boca dada a intangibilidade do serviço odontológico

Tratamento atual Maior qualidade USO x TEMPO

EFICIÊNCIA Eficiência: simetria de informação: moral hazard, indução de demanda e seleção adversa (TI). Seleção adversa: contrato para alto risco, usa com certeza, informação unilateral privilegiada, Planos indiv Moral hazard: ops-beneficiários ex-ante: falta de cuidado ou ex-post: excesso de uso Conflito de interesses: –gestor/diretoria: prazos de vencimento diferentes –Depto técnico /comercial: rede credenciada Assimetria de informação –regulador-regulado tende a diminuir.... –Ops-beneficiário tende a diminuir....estatística: tendência de customização em massa

VISÃO BASEADA EM RECURSOS Por um lado, cd interface com cliente, por outro, dada a saturação, logo, habilidades e processos não são: –Heterogêneos, Raros, Não imitáveis, Não substituíveis Reengenharia, downsizing disponíveis a todos para aumentar eficiência, mas não conferem VCS. Não fornecem VCS Rede de valor: ponto fraco atendimento ao cliente – dentista é relacionamento / gestão intuitiva sem formação Na mente do cliente não há diferença entre reputação de ops, representada pelo cd – influencia lealdade e fidelidade à marca: muda de empresa, muda de plano

VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL Alinhamento mkt e gestão: eficiência gasto publicidade Sustentabilidade x extrativismo de recurso: dentistas recurso produtivo: comprar mais e consumir menos recurso produtivo = conscientização + prevenção + agregação de valor pelos participantes da cadeia de valor Destruição criativa (Schumpeter) = inovação, para as grandes, perigo de comprometimento de ativos e da estrutura atual, caso mercado pressione por um novo modelo de negócios.