AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Gestão Estratégica de Pessoas 2009/2010
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
Universidade Federal de Goiás
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Gestão Integrada de Negócios
O Papel da CIS no PCCTAE.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Professor : Fábio Pizzato
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Gestão por Competências
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
 Faz parte de uma boa Gestão de Pessoas ajudar o Colaborador a alcançar o seu potencial total e a impulsionar os resultados de negócio de alto desempenho.
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
TRABALHO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
A Importância da Educação Continuada
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING CONTÁBIL
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Módulo: Gestão de Pessoas, Talentos e Competências
A Política de Gestão de Pessoas
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
RMP Consultoria de Negócios
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Instrutor: Objetivos:.
Sistema de Administração de Carreiras
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
ESAF – 40 anos de História, Ensino e Aprendizado

Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Seu Agente de Mudança..
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Captar recém-formados, com potencial para fortalecer o time de colaboradores, garantindo assim, a competitividade, o rejuvenescimento da empresa e, principalmente,
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA UNIDADE ADMINISTRATIVO FINANCEIRA Home Page: www.sefaz.pi.gov.br AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI

COMPETÊNCIA Segundo Scott B. Parry: Competências é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.

GESTÃO POR COMPETÊNCIA Gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição;

Gestão Por Competências: um novo modelo FOCO Tradicional Controle Novo Modelo Desenvolvimento Individual Organizacional PAPEL DA PESSOA Passivo Objeto do Controle Ativo Gestão do seu desenvolvimento e da sua carreira PAPEL DA ORGANIZAÇÃO Ativo Controle das pessoas; Única responsável pelo desenvolvimento. Suporte ao desenvolvimento das pessoas

Desenvolvimento de Pessoas - Processos Modelo de Competências Ferramenta que possibilita: Alinhamento da Gestão dos Recursos Humanos com a estratégia de negócios e com os desafios presentes. Esclarece o que precisa ser feito para o alcance de patamares superiores de performance. Integra e otimiza os processos de planejamento, avaliação, seleção, desenvolvimento, remuneração e de carreira e sucessão.

Matriz de Ações para Desenvolvimento de Competências Recurso que possibilita à organização fornecer orientações claras para que as pessoas possam suprir os gaps identificados em relação às competências requeridas. Otimiza os investimentos em treinamento e desenvolvimento e orienta o auto-desenvolvimento, viabilizando a geração de resultados superiores e a sustentação do diferencial competitivo da empresa ao longo do tempo.

Gestão de Desempenho Permite planejar e avaliar o desempenho de forma criteriosa e consistente, além de suportar o processo de tomada de decisão em relação a treinamento e desenvolvimento, compensação, promoções, transferências ou desligamentos, bem como recrutamento e seleção de novos profissionais.

PLANO DE TRABALHO DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS DO SERVIDOR/SEFAZ

JUSTIFICATIVA Perceber os colaboradores como o mais valioso recurso para o alcance dos objetivos organizacionais; Desenvolver políticas de gestão de pessoas, com objetivo de envolver os colaboradores na execução de suas tarefas de forma otimizada; Desenvolver novas competências e habilidades, aumentando o grau de motivação do servidor. Missão da SEFAZ: Promover, com alto desempenho, as atividades de tributação, fiscalização e arrecadação, bem como a gestão da política financeira e contábil do Estado, primando pela excelência no atendimento e contribuindo para a elevação da consciência fiscal e do desenvolvimento do Piauí.

OBJETIVO Executar o Programa de Avaliação de Desempenho por Competências do Servidor da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (PAC), alinhado ao Planejamento Estratégico da SEFAZ. Ponto fraco: Inexistência de um Plano de Desenvolvimento do Servidor e de um Programa de Avaliação de Desempenho.

PRODUTO ESPERADO Programa de Avaliação de Desempenho por Competências do Servidor (Subsidio para a matriz de capacitação e demais políticas da Gestão de Pessoas). Objetivo estratégico: Assegurar elevado nível de competência profissional e motivação para o trabalho por parte dos Recursos Humanos da Instituição.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO SERVIDOR DE ACORDO COM AS ATRIBUIÇÕES DAS UNIDADES: Ponto fraco: Falta de conhecimento sistêmico da SEFAZ por parte de seus integrantes; Inadequado dimensionamento de pessoal nos setores. Formação da equipe com os indicados pelos Gestores das áreas, por meio de Portaria, para realizar o mapeamento das competências do servidor; Capacitação da Equipe de Mapeamento das competências dos servidores conforme atribuições do setor; Consolidação do mapeamento; Classificação das competências, por Unidade.

Institucionalização do Plano de Desenvolvimento e do PAC através de Portaria; Elaboração e validação do PAC; Formação e Capacitação da Comissão de Avaliação; Encontros, reuniões e seminários com servidores para dar conhecimento sobre o processo; Aplicação do PAC.

ESTAGIO ATUAL DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA Aquisição do Sistema (CONCLUÍDO); Formação da Comissão de Avaliação (CONCLUÍDO); Indicação dos servidores para acompanhar o processo de avaliação (CONCLUÍDO); Capacitação das equipes (CONCLUÍDO); Capacitação dos servidores para o uso do sistema (CONCLUÍDO); Produção do Manual e Cartilha de orientação do processo de orientação (CONCLUÍDO).