Linguagem, Formação e Aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Linguagem, Formação e Aprendizagem Líder: Profa. Dra. Claudia Raimundo Reyes - clreyes@ufscar.br CECH O grupo tem como meta o estudo da linguagem, dos processos de apropriação da língua, tanto no que diz respeito à aprendizagem do aluno, quanto à atuação de professores nesse processo. Busca contribuir com a investigação de teorias e práticas relacionadas ao ensino e a aprendizagem, em diferentes modalidades (presencial e a distância) e contextos educacionais. Doutora: Ana Paula Araujo Fonseca Título da tese: Estudo de caso da tutoria virtual da UAB-UFSCar: análise do processo formativo e atuação. Resumo: Objetivou-se analisar uma proposta de formação de tutores virtuais da UAB-UFSCar, sob o referencial teórico da Análise do Comportamento. O procedimento consistiu em registrar a história da proposta; descrever os objetivos, estratégias de ensino e de avaliação; descrever e analisar o desempenho de uma tutora em dois momentos (no curso e após formada) e estabelecer relações entre o desempenho na primeira atuação e o curso que ela frequentou. A discrepância entre o desempenho da tutora analisada durante o curso e em sua primeira atuação sugere que o “período de indução” é fundamental para que o tutor se mantenha em formação. Uma proposta é criar programas de indução que auxiliem no acompanhamento do tutor virtual iniciante nas funções que serão exigidas dele, incluindo equipe docente que o recebe e Supervisor de Tutores. Doutoranda: Ana Lucia Masson Lopes Título do projeto: A educação de jovens e adultos e o ensino da língua materna: estado da arte das dissertações e teses brasileiras Resumo: Com o objetivo de contribuir com os estudos relacionados à Educação de Jovens e Adultos e com a sua democratização, esta pesquisa propõe a elaboração do Estado da Arte de teses e dissertações brasileiras. Acredita-se que o processo de alfabetização não esteja no centro dos estudos relacionados à EJA e, com a elaboração deste olhar aprofundado sobre as produções acadêmicas, será possível verificar seus avanços e desafios, contribuindo assim, com as discussões e reflexões sobre a alfabetização de jovens e adultos. Doutoranda: Alessandra Gomes Título do Projeto: Práticas culturais e formação de professores: o papel dos cineclubes na formação de licenciandos de universidades públicas. Resumo: O estudo analisa o Projeto de Extensão em Cinema e Educação CINEAD – Cinema para aprender e desaprender – da UFRJ, e tem como principais objetivos investigar as relações entre cinema e educação, o papel e a potencialidade do cinema na formação inicial de professores e explorar as representações dos estudantes que o integram como monitores/formadores acerca do papel e importância desta ação extensionista em sua formação profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, cuja metodologia compreende entrevistas e observações com distintos integrantes e em diferentes situações do Projeto CINEAD. Mestranda: Halide de Quadros Ohde Título do projeto: O que as dissertações, teses acadêmicas e as políticas públicas voltadas para o processo de aquisição da língua materna por crianças em idade escolar nos falam sobre a concepção de letramento? Resumo: A pesquisa tem o objetivo de identificar as concepções de letramento que aparecem em estudos acadêmicos envolvendo dissertações e teses da área da educação e nos programas do governo elaborados para a alfabetização de crianças: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA); Letra e Vida; Ler e Escrever e Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Nossa pesquisa será realizada por meio de uma revisão bibliográfica a partir da qual pretendemos produzir uma síntese crítica e reflexiva que possa contribuir para os estudos sobre letramento e sua relação com o processo de aquisição da língua materna. Mestre: Priscila Cristina Fiocco Bianchi Título da dissertação: Avaliação da aprendizagem na Educação a Distância: algumas concepções e práticas avaliativas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EaD, da UFSCar. Resumo: A nova configuração espaço-temporal proposta pela EaD, propõe e, sobretudo, exige novas posturas, habilidades e competências de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, em especial, na forma como é desenvolvida a avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, nesta pesquisa procuramos verificar quais são as implicações para a formação do estudante quanto à utilização de diferentes ferramentas e instrumentos avaliativos no curso de Pedagogia. Os resultados mostraram que os docentes têm mantido uma variedade de instrumentos avaliativos em suas disciplinas. Muitos aspectos precisam ser revistos e melhorados, como por exemplo, o trabalho com equipes multidisciplinares. Por meio dessa investigação tornou-se possível oferecer subsídios que possam colaborar para um aprofundamento das reflexões sobre os elementos que compõem o processo de ensino e aprendizagem. Doutorando: Paulo Roberto Montanaro Título do projeto: A narrativa transmídia enquanto instrumento de potencialização dos processos educativos na criação de conteúdos didáticos para a EaD. Resumo: Dentro de um contexto de expansão das mídias digitais, a produção de conteúdos transmidiáticos para educação mostra um grande potencial para materialização do diálogo entre os diferentes atores dos processos de ensino e aprendizagem. É fundamental, portanto, problematizar as relações entre os estudos na área de educação e dos novos paradigmas da cultura de convergência, e analisar as possibilidades de produção e articulação de materiais didáticos para diferentes mídias e plataformas, considerando aspectos educacionais, tecnológicos e de linguagem inerentes à EaD que fazem do educando agente ativo e atuante no construção colaborativa do conhecimento. Doutoranda: Sabrina Maria de Amorim Título do projeto:  Leitura dos clássicos da literatura na perspectiva de Bakhtin: dialogando sobre as práticas escolares da Educação de Jovens e Adultos Resumo: Nesta pesquisa propõe-se verificar como o trabalho com a literatura universal pode contribuir para a qualidade das práticas pedagógicas de leitura no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Discutindo a leitura dialógica a partir das matrizes teóricas de Mikhail Bakhtin, este trabalho tem como hipótese a ideia de que a leitura dialógica potencializa a competência leitora, sendo essencial para a constituição de educandos aptos à reflexão e transformação social. a) b) Branco 100μm As pesquisas citadas estão relacionadas às linhas de pesquisa do grupo, sendo elas: Aprendizagem e Formação com o objetivo de compreender e analisar a influência da atuação de professores, na formação dos alunos, na aprendizagem da docência em diferentes níveis e modalidades; Linguagem e Interação – a educação a distância tendo como finalidade compreender como os processos de interação propiciados pelas ferramentas usadas em EaD influenciam a aprendizagem do aluno, a formação do professor e a busca de novos recursos educacionais; e Linguagem: teorias e práticas que visa o estudo das diferentes teorias da linguagem e o impacto na aprendizagem dos alunos. As pesquisas estão fundamentadas no referencial teórico de alguns autores, como Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky e outros importantes pensadores da área da educação, avaliação e da comunicação. AISI 1040 steel BRANCO 100μm