Formar cidadãos Ser cidadão com a Matemática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Área do conhecimento: Biologia
Didáctica da Matemática
Discutindo práticas em Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Parâmetros Curriculares Nacionais
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Gerenciamento de Sala de Aula
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Identificação da atividade e do aluno
1ª Formação de Professores Coordenadores
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O uso das tecnologias na escola
TEMAS TRANSVERSAIS.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Orientação Técnica “Currículo Oficial e a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP na Escola” Público Alvo: Professores de Matemática.
Realização de Experiências escolares de Química
Transcrição da apresentação:

Formar cidadãos Ser cidadão com a Matemática

Cravos para o 25 de Abril

Grande, médio ou pequeno?

Recipiente Preço X 2 X 3 X 10 0,5 l 0,19€ 0,38€ 0,57€ 1,90€ 1,5 l 0,26€ 0,52€ 0,78€ 5 l 0,59€

Nem tudo o que parece é…

2 + 2 ≠ 4 Produto Preço/ Unidade Peso Unidade Familiar Qual deve ser comprado Estes preços foram investigados em _______________________________________________________________ Data _______________ Nome ________________________________________

Qual deve comprar? 4,29 € 2,19 €

“Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.” Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, pag. 17

Operacionalização transversal Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade. Questionar a realidade observada. Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas.

Acções a desenvolver por cada professor Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas. Rentabilizar as questões emergentes do quotidiano e da vida do aluno. Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, actividades dirigidas à observação e ao questionamento da realidade e à integração de saberes. Organizar actividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes.

Formar cidadãos, ser cidadão Porque… “Em terra de olhos quem tem rei é cego” Grupo de Teatro “Realejo” Professoras da Escola EB1 de Caxinas – Vila do Conde Adriana Figueiredo; Conceição Ferreira; Helena Rajão e Teresa Dias