Definição do Termo Marketing

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Transcrição da apresentação:

Definição do Termo Marketing Por alguns autores Marketing é o conjunto de estratégias ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. ( dicionário novo Aurélio) Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. ( AMA-American Marketing Association – Nova definição de 2005) Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outro. ( Kotler e Keller, 2005)

Marketing é a função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes. ( Peter Drucker -1954) Marketing é uma forma de sentir as oportunidades de mercado e desenvolver produtos e serviços. ( Administração de Marketing no Brasil – Marcos Cobra) Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de beneficio ( Kotler e Armstrong, 1999) Marketing é o estudo do mercado que visa a planejar possíveis lançamentos de um produto em um futuro próximo ou distante, e que o leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa. (Sebrae – www.sebrae.com.br/npublish/glossario_creditom.asp) Marketing ou mercadologia é a atividade de ligar os produtores ( ou produtores potenciais) de um produto ou serviço com cliente, quer existentes ou potenciais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida. Métodos de marketing são objetos do estudo de varias ciência sociais, particularmente psicologia, sociologia e economia. ( Wikipedia – pt.wikipedia.org/wiki/marketing)

A Evolução Conceitual do Marketing “ Marketing é uma expressão derivada das palavras Mercari, do Latim, que significa comercio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar.” ( Marcos Cobra _ Marketing essencial: Conceito, Estratégias e Controles – São Paulo, Atlas, 1986 ) “Neologismo norte- Americano Usado internacionalmente, Para designar a moderna Técnica de comercialização. Complexo de estudos, Técnicas e atividades com o objetivo de promover, divulgar e sustentar um produto ou serviço no mercado de consumo, e/ou assegurar o sucesso comercial de um empreendimento.” ( www.ajudabamcaria.com/termos_mercado_m.html)

Revolução Industrial Modelos de produção ocidentais eram essencialmente artesanais. Tínhamos: Alfaiate, ferreiro, sapateiro, padeiro etc..., todos em fim produzindo para um dado consumidor,fosse ele uma pessoa ou uma organização, e atendendo-os quase que apenas sob encomenda ou sob medida. Apesar dos novos processos produtivos e dos maciços investimentos em capitais, instalações e equipamentos, poucas eram as plantas industriais e ( assim sendo) ínfima a concorrência O norte das decisões era o produto, que (de tão basico) chegava aos mercados atendendo a demanda concentradas e ja claramente definidas por alimentação, vestuário, higiene e outras igualmente essenciais Os Produtos, que antes da revolução Industrial eram objetos de encomenda, com ela passaram a ser industrializados e estocados. Estudavam-se os mercados enquanto meras vias de distribuição e escoamento dos estoques

A tais estudos chamava-se mercadologia, que se empenhava em elaborar pesquisas, estudar formas de venda, meios de distribuição, desenvolver promoções e demais serviços agregados ao processo A meta era, criar meios para produzir mais e mais, transportar mais e com maior rapidez, distribuir em grandes entrepostos, para atender a mercado de consumo de massa Na primeira metade do século XX, entretanto, até o fim da 1ª guerra mundial, os pensadores ocidentais começaram a produzir os primeiros ensaios objetivando compreender o consumidor e seus hábitos de consumo, mas, o foco ainda era o produto = produtividade, e como vendê-lo mais.

Maslow e a Hierarquia de Necessidade Abrahan Harold Maslow – Um dos fundadores da psicologia humanista Necessidade Básicas segundo hierarquia de importância e prioridade: Necessidade Fisiológica – Fome, sede, abrigo Necessidade de Segurança – Sobrevivência física. Necessidade de Relacionamento – Aceitação pelo meio e o sentido de importância. Necessidade de Estima e Status – Reputação, prestigio, domingo. Necessidade de Auto Realização – desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores A necessidade pode ser definida como a iniciativa motivadora da ação de suprir estados de privações humanas

Baseado no estudo da hierarquia da necessidades, Maslow proporcionou-nos um sistema capaz de identificar e ordenar as necessidades que os consumidores estejam buscando satisfazer ao pretender adquirir produtos Desta forma podemos perceber que toda necessidade decorre de uma privação e demanda por satisfação, então podemos pesquisar, desenvolver, produzir e ofertar produtos que possa suprir com eficácia tal demanda