A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem ABED 2003 Consuelo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Quadro geral das Ciências da Educação.
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Empreendedorismo.
Formação por competências
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
TÉCNICA DE CONSULTORIA
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Formação profissional e EAD
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PORTFÓLIO.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Cristina Abranches Mota Batista
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Avaliação Educacional
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
conhecimentos em resultados
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
TEMA E PROBLEMA.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
AVALIAÇÃO NO INTERNATO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tendências atuais do ECLE
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Competências básicas para o sucesso profissional..
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem ABED 2003 Consuelo Fernandez

“Alguns bambus são longos, outros são curtos. Não existe bambu bom ou ruim. Cada um tem suas vantagens.” A viagem de mil léguas começa com um passo.” “A mesma resposta não é necessariamente verdadeira em todas as situações. A verdade da vida é sempre mutante.” (Tsai Chih Chung. Zen em quadrinhos. Rio, Ediouro, 1997. 3a. ed.) ABED 2003 Consuelo Fernandez

EAD Educação Distância Respeito à individualidade Ênfase no aprender a pensar Distância Geográfica Participação ativa Psicológica Estímulo à autonomia Temporal Social ABED 2003 Consuelo Fernandez

EAD Interação pessoal professor/aluno mediatizada por recursos didáticos Aprendizagem autônoma e interdependente Comunicação bidirecional Apoio institucional e tutorial ABED 2003 Consuelo Fernandez Massivo ou não

EAD Comunicação Meio de distribuição Síncrona Serviços postais Assíncrona Redes informatizadas ABED 2003 Consuelo Fernandez

EAD Ambiente de aprendizagem Suporte de comunicação Individual Material impresso Coletivo Internet ABED 2003 Consuelo Fernandez

Avaliação Uma viagem ao passado em busca de explicações sobre o presente, com os olhos voltados para o futuro... ABED 2003 Consuelo Fernandez

Elementos principais Objeto? Base de valoração? Propósito? Método? Sobre o que ela atua? Base de valoração? A partir do que ela age? Propósito? Por que ela? Método? Para que ela serve? Como faz? Com base em quê? Com quais instrumentos? ABED 2003 Consuelo Fernandez

Avaliar o quê, eis a questão... ABED 2003 Consuelo Fernandez

O quê.... Saber conhecer Saber fazer Saber ser Saber conviver HABILIDADES CONHECIMENTOS ATITUDES COMPETÊNCIAS Saber conhecer Saber fazer Saber ser Saber conviver

Foco A condição prévia? O desenvolvimento? O resultado? (o produto) (o contexto e as “entradas”) O desenvolvimento? (o processo) O resultado? (o produto)

Avaliar para quê, eis o compromisso... ABED 2003 Consuelo Fernandez

Para quê... Classificação? Regulação? Certificação? Com intenção diagnóstica? Com intenção formativa? Com intenção cumulativa? ABED 2003 Consuelo Fernandez

Tendências Controle e hierarquização Mudança e melhoria

Nos buracos da peneira separação rotulação classificação desvalorização de muitos enfoque na fraqueza destaque da excelência ABED 2003 Consuelo Fernandez

Nos pratos da balança ponderação regulação equilíbrio valorização de todos enfoque nos aspectos fortes destaque do respeito da individualidade ABED 2003 Consuelo Fernandez

Controle e hierarquização Meritocrática Controle Normas pré-fixadas Identificação dos melhores ABED 2003 Consuelo Fernandez

Mudança e melhoria Reconhecimento de evidências Transformação Relevância social da aprendizagem Identificação de acertos e problemas ABED 2003 Consuelo Fernandez

A perspectiva do controle e hierarquização: algumas perguntas Os alunos têm cumprido o que foi estabelecido? Se não, por quê? As normas estabelecidas foram/têm sido atendidas? Se não, por quê? O aluno está atrasado ou adiantado? Qual nota (conceito) o aluno merece? ABED 2003 Consuelo Fernandez O aluno pode ser aprovado ou deve ser reprovado?

A perspectiva da mudança e melhoria: algumas perguntas O que foi/está sendo aprendido? O que não foi/está sendo aprendido, ainda? O que está interferindo negativamente na aprendizagem? O que eu preciso/posso fazer para que o aluno realmente aprenda? O que precisa ser alterado para tornar o aluno realmente aprenda? ABED 2003 Consuelo Fernandez

O sentido O diagnóstico A melhoria A decisão final (Diagnóstica, preditiva, prognóstica) A melhoria (Formativa, progressiva) A decisão final (Somativa, terminal) ABED 2003 Consuelo Fernandez

Avaliar a partir do quê, eis o olhar... ABED 2003 Consuelo Fernandez

Dentro de que visões? Em que termos? Na visão de quem? Nos termos de quem? ABED 2003 Consuelo Fernandez

ABED 2003 Consuelo Fernandez (ADÃO - Folhinha, 11/01/2003)

Critérios Indicadores Critérios Indicadores ABED 2003 Consuelo Fernandez

O critério de realização? de adequação? de suficiência/completitude? de abrangência? de... de... de... ABED 2003 Consuelo Fernandez

Critérios relativos ABED 2003 Consuelo Fernandez

Critérios absolutos ABED 2003 Consuelo Fernandez

Escolhendo um sapato Critérios Conforto Beleza Preço Qualidade ABED 2003 Consuelo Fernandez

Critério Indicadores Conforto não apertar ser macio e maleável não escorregar ABED 2003 Consuelo Fernandez

Critério Indicadores Beleza Preço Qualidade preto de verniz bico redondo com cadarço Beleza No mínimo R$ 150,00 No máximo: R$ 370,00 Preço feito a mão todo em couro ter 1/2 ponto Qualidade ABED 2003 Consuelo Fernandez

CRITÉRIO (CRIATIVIDADE) ABED 2003 Consuelo Fernandez

Avaliar a partir do quê, eis o olhar... O desafio ABED 2003 Consuelo Fernandez

Concorrente 1 Critério Concorrente 2 Critério Objetivo: vencer a concorrência Concorrente 1 Critério Satisfação do cliente Concorrente 2 Critério Mínimo custo & máxima eficiência ABED 2003 Consuelo Fernandez

Satisfação do cliente Indicadores Conforto Ambiente limpo Motorista e auxiliar competentes Facilidade de acesso a todo tipo de usuário Design atraente Aproveitamento espaço interno sem perda de segurança e conforto ABED 2003 Consuelo Fernandez

Mínimo custo & máxima eficiência Indicadores Aproveitamento total do espaço interno Utilização de material de baixo custo Economia de combustível Capacidade de ocupação total do espaço disponível Facilidade de manutenção Catracas eletrônicas Mínimo de pessoal ABED 2003 Consuelo Fernandez

Avaliar como, eis o desafio... ABED 2003 Consuelo Fernandez

O método O caminho dos números O caminho das palavras, imagens, (o quantitativo) O caminho das palavras, imagens, expressões... (o qualitativo) ABED 2003 Consuelo Fernandez

Os instrumentos De demonstração De observação checklist prática teórica: provas e exames checklist escalas de valoração a) resposta preparada p/ docente entrevista b) resposta construída pelo aluno sociodrama sociograma ABED 2003 Consuelo Fernandez

Os instrumentos Tradicionais Inovadores Prova/teste objetivo Mapa conceitual Projeto Prova não objetiva Análise de casos Trabalho de pesquisa Dossiê/portfólio Ckecklist de observação Relatório, diário, etc. etc. ABED 2003 Consuelo Fernandez

Mapa conceitual Diagrama de relações entre idéias ou conceitos Evidencia capacidade de análise, síntese e de integração de idéias ABED 2003 Consuelo Fernandez

Partículas em suspensão MISTURA Partículas em suspensão Substâncias Mistura heterogênea Interação molecular Fases distintas Mistura homogênea Soluções Solvente Soluto Proporções Soluções insaturadas Soluções super-saturadas ABED 2003 Consuelo Fernandez Soluções saturadas

Solução Homogênea Mistura Solubilidade Polaridade Heterogênea Interação Substância Fases ABED 2003 Consuelo Fernandez

Mistura Homogênea Heterogênea Solução Interação Fases Dissociação ABED 2003 Consuelo Fernandez Dissociação

Análise de casos Situação real ou autêntica Análise sob diferentes ângulos Evidencia valores, estabelecimento de relações, capacidade de comunicação, de argumentação, etc. Envolve descrição, prescrição e fundamentação da prescrição ABED 2003 Consuelo Fernandez

Projeto Registro da antecipação de uma ação, uma referência de futuro Evidencia competência de análise, síntese e de solução de problemas Envolve criatividade, tomada de decisão,responsabilização Permite análise de processo, de produto e apresentação de resultados ABED 2003 Consuelo Fernandez

Portfólio Reunião de produções do aluno que refletem o processo de aprendizagem e os resultados obtidos Evidencia competência de organização, de seleção de informações, de investigação Envolve criatividade, tomada de decisão,responsabilização Inclui trabalhos realizados, reflexiones sobre a prática e comentários de outros ABED 2003 Consuelo Fernandez

Entrevista Esclarecimentos sobre trabalhos realizados Evidencia profundidade de conhecimento, domínio de conteúdo Importante onde julgamentos e valores são importantes ABED 2003 Consuelo Fernandez

ABED 2003 Consuelo Fernandez

Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

Em suma... ABED 2003 Consuelo Fernandez

As relações na avaliação da aprendizagem Tutor Instituição Aluno Alunos Agentes pedagógicos ABED 2003 Consuelo Fernandez

Relações em que direção? Ensinar? Aprender? Conquistar/preservar? liberdade independência autonomia respeito ABED 2003 Consuelo Fernandez

O aluno e a avaliação Confiança/desconfiança Sensação de poder/impotência Insegurança/segurança Certeza/incerteza Certeza de revanche/medo Curiosidade/desinteresse ABED 2003 Consuelo Fernandez

Avaliação em EAD Condições de sucesso Razão de ser Competência avaliadores Ambiente organizacional Experiência em EAD Recursos adequados ABED 2003 Consuelo Fernandez