EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Sensibilização no IF-SC
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
11 º Congresso Internacional ABED
REDE DE ENSINO ESTADUAL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Motivação e Expectativas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
Introdução à Educação à distância
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PEI – Programa Educacional Individualizado
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença... 14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância MAPEANDO O IMPACTO DA EAD NA CULTURA DE ENSINO/APRENDIZAGEM Santos/SP – 14-17 setembro 2008 EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença... Maria Isabel Ferraz Rodriguez MPS/Dataprev Rosângela Ferreira Mendes Salgado MPS/Escola da Previdência Social

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Considerando o tema do 14º CIAED... um dos desafios seria identificar FATORES que impactam positivamente no processo educacional que ocorre a distância A crença que queremos compartilhar é que teorias adequadas facilitam ensino e aprendizagem a distância realizada por adultos Vejamos por que...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Durante séculos e séculos EDUCAÇÃO= CRIANÇAS e JOVENS recebendo ENSINO PRESENCIAL As primeiras lembranças nos remetem a Sócrates, na Grécia antiga... E de lá para cá (mais de 15 séculos), a imagem predominante da EDUCAÇÃO foi SEMPRE a mesma...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Porém...”tempos atuais marcados por severas mudanças. transformação decorrente é planetária, veloz e ocorre em tempo real” (Lévy) Em tempos de GLOBALIZAÇÃO e na ECONOMIA DO CONHECIMENTO, TUDO o que é aprendido se torna OBSOLETO a cada segundo... Tapscott (2000): uma sociedade movida pela INFORMAÇÃO fornece indícios de que está em curso um REPENSAR da Educação e da relação entre trabalho, aprendizagem e vida diária: ...Educação... ou se torna permanente e vitalícia ou será INEFICIENTE...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... O grande desafio educacional de nossos tempos apresenta SITUAÇÕES NOVAS... . ADULTOS acostumados a serem “alunos” mas já desacostumados a estudar agora necessitam APRENDER o tempo todo e em todo lugar (novo papel: APRENDIZES VITALÍCIOS e AUTÔNOMOS) e . MESTRES/INSTRUTORES/PEDAGOGOS acostumados ao ensino presencial de crianças agora necessitam rever estratégias de ENSINO para atender um contingente CRESCENTE DE ADULTOS aprendendo o tempo todo e em todo lugar... (novo papel: FACILITADORES DESSA NOVA MANEIRA DE ATUAR/DE APRENDER DE UM NOVO PÚBLICO)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... ...o que nos leva a 2 QUESTÕES ESSENCIAIS... Nós, mestres/instrutores/pedagogos e outros profissionais atuando como educadores: COMO PODEMOS APOIAR/FACILITAR A APRENDIZAGEM DESSE CONTINGENTE CRESCENTE DE ADULTOS APRENDIZES?  como ENSINAR melhor (de hoje em diante).... Nós, indivíduos buscando competência profissional como aprendizes/educandos: COMO PODEMOS APRENDER COM MAIS EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E AGILIDADE?  como APRENDER melhor (de hoje em diante)...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Chegamos, assim, aos 3 FOCOS ESSENCIAIS da apresentação: . Educação a Distância . Adultos que aprendem . Teorias de Ensino e de Aprendizagem ...... ainda NOVIDADE para MUITOS no Brasil.....

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... EaD - pouco tempo de existência mas tendência a ser o formato educacional mais usado na aprendizagem vitalícia permanecem barreiras culturais - 1ª geração de EaD convive com a 3ª (e-learning), vendo o despontar da 4ª ... Adultos aprendendo pela vida afora - mudanças culturais e sociais, exigindo novas práticas de ensino e de aprendizagem às gerações X e Y... Antes de mais nada, é preciso APRENDER A APRENDER, COLABORAR, COMPARTILHAR CONHECIMENTO – Competências e Capacidades.... Teorias e Perspectivas Teóricas sobre Ensino e Aprendizagem - desconhecimento dificulta redução de incertezas e alcance de sucesso (...qualidade)...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Vejamos então como as teorias e perspectivas teóricas (primeira “tarefa” é esclarecer termos e conceitos confusos) servem ao ENSINO DE ADULTOS A DISTÂNCIA Situação escolhida: cenário corporativo identificado PROBLEMA que requer SOLUÇÃO EDUCACIONAL Por onde começamos? Pelo começo  levantando informações (para identificar OBJETIVOS APRENDIZAGEM e PÚBLICO) (a destacar: vantagens em formar e avaliar aprendizagem na empresa)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... ...informações que servirão para o PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO EDUCACIONAL  ...partindo de uma “Filosofia” (= atribuir sentido e realizar ação engajada no mundo) para nortear nossa ação... É então que Piaget, Vygotsky, Freire, Knowles, Freire, Weiner, Papert, Gardner e outros podem nos ajudar a criar uma base sólida para que nosso plano seja efetivo

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Ex: se para você, educador, ensinar NÃO É transmitir conhecimento mas, sim, criar possibilidades para a sua construção e para a autonomia do educando... ...o trabalho de Paulo Freire deverá ser um dos principais alicerces teóricos de sua prática educativa...  Lembrando: Na EaD, a AUTONOMIA é essencial para êxito do processo de ensino-aprendizagem. Considerada RECURSO VALIOSO do aprendiz (Moore)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Com consistente base teórica é possível: . Selecionar metodologias adequadas para se CONHECER OS APRENDIZES e suas necessidades . Identificar estratégias gerais para alcançar OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (e não de ENSINO...) . Definir como APRESENTAR OS CONTEÚDOS . Propor DIDÁTICA DIFERENCIADA (para atender aos diferentes estilos de aprendizagem) . Prever atividades para APRENDIZAGEM INDIVIDUAL e APRENDIZAGEM COLABORATIVA . Instituir amplo PROCESSO DE AVALIAÇÃO e DIVULGAÇÃO dos resultados do processo avaliativo

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... E ainda... . Estabelecer um processo de educação flexível, o suficiente para cada um escolher o seu . Fornecer diferentes recursos para que o aprendiz se interesse pelo seu auto desenvolvimento . ...Além de possibilitar explicar suas ações aos interessados / envolvidos e desenvolver ciência com sua prática educacional...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... No PROJETO educacional, essas e outras teorias podem nos ajudar a projetar soluções com estratégias eficazes para facilitação da aprendizagem de adultos, a distância e sua avaliação Tomemos Gagné (Condições internas e externas de Aprendizagem), Bandura (Modelamento), Ausubel (Organizadores Prévios)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Apoiamos nossa ação educacional em... . Bandura (Teoria dos Modelos), ao fornecermos feedback imediato nos exercícios aplicados . Gagné (Condições de Aprendizagem), ao organizarmos o conteúdo do mais simples para o mais complexo e dizendo logo para os aprendizes o que se espera deles, para que possam planejar e controlar seus processos de aprendizagem...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... E mais, em.... . Ausubel (Aprendizagem Significativa), quando descrevemos situações ou um caso; quando propomos comparações; quando exigimos uma participação ativa do aprendiz, até quando solicitamos um resumo a ser apresentado em um fórum, como forma de se apresentar e participar...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Na fase de REALIZAÇÃO do evento, quando o implementamos... Nesta etapa, vamos tornar real o que projetamos, sempre avaliando nossa ação e processo de aprendizagem dos aprendizes (avaliação formativa). Importante esclarecer como é fundamental o processo de realização ser coordenado para que possa sofrer a adaptação / ajuste que a situação ou o tipo de aprendiz o exija. A palavra de ordem é : FLEXIBILIZAR – ESTIMULAR - FACILITAR A APRENDIZAGEM – (Gardner)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Ao mesmo tempo, instituímos o processo de AVALIAÇÃO, como um todo ...Kirkpatrick, Scriven e outros devem ser consultados.. . Formativa (durante todo o processo, até o final do evento) . Auto-avaliação (possibilita controle do aprendizado pelo aprendiz) . Sumativa (ao final do evento) . Confirmativa (algum tempo após término do evento – vantagem das empresas!) . Meta-avaliação (comprometa interessados também pela avaliação) . Divulgação dos resultados – a todos os interessados/envolvidos do processo de avaliação, para melhoria contínua do esforço educacional (capacidades, produtos e resultados)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Vejamos agora como teorias e perspectivas teóricas influem qualitativamente na APRENDIZAGEM DO ADULTO A DISTÂNCIA Somos responsáveis pela FACILITAÇÃO do processo de aprendizagem (do público-aprendiz) e também temos que ser aprendizes vitalícios e autônomos... ... devemos lembrar que pessoas são diferentes (diversidade) e aprendem de modo distinto... ...temos que projetar para todos (design universal) possibilitando identificação do ESTILO DE APRENDIZAGEM preferencial, para facilitarmos a aprendizagem (deles e nossa...) Reveja a teoria das Múltiplas Inteligências (Gardner) e outras ao planejar a ação educacional (educando...). Identifique o estilo cognitivo (aprendendo e ensinando...), de modo a permitir e controlar o processo de aprendizagem

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... ...mas, o começo ainda não acabou... pois Informação sem ESTRUTURAÇÃO não se transforma em CONHECIMENTO... Organize o SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM e apoie o público-aprendiz na realização de uma Aprendizagem Significativa (Ausubel) Não “empilhe” informação e nem deixe que isso ocorra com os aprendizes sem que se programem para usá-la quando necessário...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Outras situações de uso de teorias no Processo de Aprendizagem... . Proposição de problemas (Bruner); . Interação das pessoas e a descoberta compartilhada (Papert – Construcionismo) . Conceitos e aspectos da realidade que conhece e convive (Piaget – Epistemologia Genética) . Uso de fóruns, chats, e-mails (Vygotsky- Construtivismo Social) e interação de grupo

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Vamos falar, agora, da experiência da Escola da Previdência Social (EPS) com EaD, com apoio da Dataprev (universo corporativo) A PS optou por adotar, preferencialmente, a EaD, sobretudo devido ao seu contexto... A proposta da EPS é formar/aperfeiçoar competências e capacidades dos cerca de 40 000 servidores, de modo a contribuir para melhoria do atendimento aos cerca de 60 milhões de segurados da Previdência Social, bem como para valorização da categoria previdenciária

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... A utilização da plataforma Moodle (sw livre) permite uma significativa redução de custo e otimização de investimentos. Em estudos comparativos, um evento de capacitação/formação presencial custa hoje para a Previdência Social cerca de R$ 700,00/aprendiz enquanto que o investimento/aprendiz em um curso a distância custaria em torno de R$ 33,00.

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Resumindo os objetivos e diretrizes da EPS Formação continuada de pessoas para o constante aperfeiçoamento do sistema previdenciário e melhor atendimento ao cidadão Democratizar o acesso ao conhecimento a todos os servidores e colaboradores, à integração de saberes e ao desenvolvimento de competências/capacidades Ações de formação com qualidade e abrangência nacional Implementação da gestão por competências Facilitação do processo de auto-aprendizagem (estudo independente)

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Em todas as suas ações educacionais, a EPS primeiro identifica os objetivos de aprendizagem, as características e necessidades do público-alvo e depois, identifica as teorias e perspectivas teóricas que podem fundamentar os projetos, para seu êxito. Enfim, praticamos o que advogamos...

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... Bibliografia/Referências . FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. 1996. São Paulo: PAZ E TERRA (Coleção Leitura) . NUNES, Cesar Aparecido. Aprendendo Filosofia – Coleção Educar Aprendendo. 2004. SP: Papirus Editora . GREDLER, Margaret. Learning and Instruction – Theory into Practice. 4th Edition. 2001. New Jersey: Merrill Prentice Hall . MOORE, Michael e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância – Uma Visão Integrada. 2007. São Paulo: THOMSON Learning . PROFFM, Samuel. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.... . MORRISON, Gary; ROSS, Steven e KEMP Jerrold. Designing Effective Instruction. 3rd Edition . SANDERS, James ed.The Program Evaluation Standards – How to assess Evaluations of Educational Programs. 2nd Edition. 1994. Thousand Oaks: SAGE Publications . MACHADO, André. Informação Empilhada. Revista Informática. Jornal O Globo. 14/07/2008 . RODRIGUEZ, M. I. F.Teoria x EaD x Tempos Velozes. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Publicada em 03/01/2005

EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença... GRATAS PELA ATENÇÃO! Esperamos ter colaborado para reflexão sobre a adequação do uso de TEORIAS no Ensino e na Aprendizagem a distância Maria Isabel Ferraz Rodriguez MPS/Dataprev – RJ – tel 21 3578 7223 isabel.rodriguez@previdencia.gov.br Rosângela Ferreira Mendes Salgado MPS/Escola da Previdência – DF – tel 61 3317 53 20 rosangela.salgado@previdencia.gov.br