DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Organização Curricular da Escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Ana Cristina Ghisleni
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Mediação e Relações Pedagógicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11 º Congresso Internacional ABED
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Antônio Ivo de Carvalho
Perguntas de Modelação
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Formação continuada ANO 2015
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE: 13º Congresso Internacional de EaD 2 a 5 de setembro 2007 – Curitiba - PR DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE: ESTADO DA ARTE Ana Cristina Lima Santos Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa Secretaria de Estado da Educação – MG afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Investigação: Emprego de dinâmicas colaborativas no ensino on line. Campo da pesquisa: Trabalhos publicados nos Congressos Internacionais de EaD promovidos pela ABED, em suas edições de 2001 a 2005. Ano Local Nº publicações = 524 2001 Brasília 55 2002 São Paulo 58 2003 Porto Alegre 109 2004 Salvador 110 2005 Florianópolis 192 Método: A análise dos dados organizada em torno de três pólos, como proposto por Bardin (2004: 89-95): 1) pré-análise; 2) descrição analítica; 3) interpretação referencial. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Coleta de dados: Do total das 524 publicações, um número significativo - aproximadamente 58% - focalizam a colaboração, a interatividade e as dinâmicas de grupo como estratégias pedagógicas adequadas à educação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2001 2002 2003 2004 2005 total % Publicações 55 58 109 110 192 524 100 Focalizam o tema 31 30 69 115 303 57,82 Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Coleta de dados: Critério lexical de isolamento dos dados: classificação das palavras segundo o seu sentido, com emparelhamento dos sinônimos e dos sentidos próximos. TERMOS DE REFERÊNCIA: colaboração, aprendizagem colaborativa, trabalho colaborativo, cooperação, aprendizagem cooperativa e trabalho cooperativo. TERMOS CORRELATOS: construção colaborativa, projeto colaborativo, atividades cooperativas, diálogo coletivo e cooperativo, interface colaborativa, autoria colaborativa e dialógica, atos de colaboração como ações integrantes, modelo interativo-colaborativo e reconstrutivo, afetividade/emoção, comunidades de aprendizagem entre outros. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Coleta de dados: Termos / artigos 2001 % 2002 2003 2004 2005 Colaboração 12 38,7 17 56,6 35 60,3 33 47,8 116 100 Aprend. colaborativa 10 32,2 33,3 20 34,4 28 40,5 74 63,7 Trab. colaborativo 11 35,4 06 20,0 21 36,2 26 37,6 27 23,2 Termos correlatos 35,5 13 43,3 29,3 81 69,8 Cooperação 19 61,6 14 46,6 27 46,5 24 34,7 58 50 Aprend. cooperativa 05 16,1 03 10,0 24,1 13 18,8 23 19,8 Trab. cooperativo 11 35,4 10 33,3 17,2 08 11,5 11,2 Termos correlatos 06 35,5 43,3 22,4 15 21,7 17 14,6 Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Coleta de dados: Os artigos foram separados em três grupos: relatos de experiências; b) desenvolvimento de sistemas c) revisão bibliográfica sobre colaboração e aprendiz. colaborativa. 2001 2002 2003 2004 2005 total % Experiências 12 11 18 23 49 113 37,29 Sistemas 09 04 01 --- 5,94 Teorização 10 15 36 45 66 172 56,77 31 30 58 65 116 303 Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Categorização dos dados: Os procedimentos foram investigados, tais como foram desencadeados. Cada uma das informações foi codificada e, posteriormente, categorizada: 1. INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA: sala de aula virtual; interatividade, acessibilidade; 2. POSTURAS INDIVIDUAIS: apresentação, comprometimento e responsabilidade, autonomia, disciplina, envolvimento, afetividade; 3. POSTURAS COLETIVAS: interação, trabalho em equipe, sociabilidade 4. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS COLABORATIVAS: motivação, descentralização, atividades de grupo e cooperação, articulação e contextualização, gestão, avaliação. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Análise dos dados: Crescente, considerável e visível desenvolvimento de experiências no ensino on line; Aumento relevante de trabalhos com abordagem teórica, versando sobre o tema em questão. Redução desenvolvimento de sistemas, provavelmente devido à evolução das ferramentas disponíveis na Rede Os termos relacionados à “colaboração” são predominantes, em relação ao termo “cooperação”. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Análise dos dados: Em todos os trabalhos, os diversos autores são unânimes em afirmar que em um modelo educativo em que os alunos realizam atividades colaborativas e/ou cooperativas, são construídas diferentes e significativas experiências de aprendizagem como, por exemplo, o uso das tecnologias, trabalho em equipe, discussão de idéias, análises e sínteses, juízo crítico, interação, relações de afetividade, autonomia, entre outras. Entretanto, são poucos os artigos que apresentam conceituações e, em sua maioria, limitam-se a uma descrição empírica, generalizando a definição de aprendizagem colaborativa/cooperativa: projeto em grupo para a realização de uma tarefa comum. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Revisão bibliográfica: Dinâmicas colaborativas Dinâmicas cooperativas Característica conceitual Filosofia de ensino: engloba questões teóricas, políticas e filosóficas. Técnica de trabalho: estrutura de interação projetada para facilitar a realização de um objetivo ou produto final. Concepção Promove a “aculturação” dos alunos nas comunidades de conhecimento. Aumenta as habilidades cognitivas e sociais por meio de um conjunto de técnicas aprendidas. Estruturação Compartilhamento de autoridade e aceitação de responsabilidades entre os membros, nas ações do grupo. Estrutura hierárquica em um processo mais direcionado pelo professor. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Revisão bibliográfica: Dinâmicas colaborativas Dinâmicas cooperativas Foco Processo mais aberto, com um papel mais ativo do aluno. Processo centrado no professor e controlado por ele. Forma de organização Compromisso mútuo dos participantes num esforço coordenado, visando a conclusão de um problema. Cada um é responsável pelo desenvolvimento de uma parte do problema. Prescrição de atividades Atividade sincronizada, resultado de um esforço continuado de construir e manter uma concepção compartilhada de um problema. Segue uma série de etapas com normas bem definidas. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Comentários: Observa-se que, tanto a colaboração quanto a cooperação, designam atividades de grupo que pretendem um objetivo em comum. Entretanto, a colaboração implica em um processo mais aberto, enquanto que na cooperação existe uma organização maior do grupo, com um maior enfoque no controle da situação pelo formador. Colaboração e cooperação diferem-se, fundamentalmente, na regularidade da troca, na organização do trabalho em conjunto e na coordenação. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Considerações finais: Os eventos e relatos de experiências publicados nas práticas de ensino na Área Tecnológica – Engenharia, Ciência da Computação – e Área de Saúde têm aumentado consideravelmente O avanço das pesquisas e o desenvolvimento de atividades virtuais nas práticas de ensino dessas áreas caminham efetivamente para uma postura participativa e colaborativa. Tais práticas, fundamentadas em pesquisas, demonstram a efetividade dessa modalidade, ora não justificando a sua depreciação. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Considerações finais: É inadequado fazer comparações entre o ensino em nível presencial e o virtual – são modalidades distintas, com características próprias, estruturas e fazer peculiares. A formação e atualização de professores para trabalharem com a Educação a Distância e a formação de equipes multidisciplinares de alto desempenho e de trabalho colaborativo – professores, monitores, tutores, informatas, designers instrucionais etc. – têm sido foco de considerações. Embora os estudos sobre aprendizagem colaborativa a distância venham sendo amplamente abordados, ainda são poucos os dados fundamentados em pesquisas sobre a prática da colaboração em contextos de cursos on line. Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO Ana Cristina Lima Santos Barbosa ON LINE: ESTADO DA ARTE Relatório de pesquisa Considerações finais: Evidencia-se a necessidade de pesquisas contínuas acerca do uso das novas tecnologias na educação, que acompanhem o avanço tecnológico, cada vez mais veloz. Torna-se premente que a abordagem do tema Educação a Distância seja feita de forma clara e com referenciais precisos, para que a credibilidade e a seriedade da mesma conquistem novos colaboradores, eximindo dúvidas e esclarecendo o funcionamento das dinâmicas focalizadas Ana Cristina Lima Santos Barbosa anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa afonsopessoa2@hotmail.com

Obrigada! DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE: ESTADO DA ARTE 13º Congresso Internacional de EaD 2 a 5 de setembro 2007 – Curitiba - PR DINÂMICAS COLABORATIVAS NO ENSINO ON LINE: ESTADO DA ARTE Ana Cristina Lima Santos Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora anacris.barbosa@terra.com.br Afonso Carlos Pessôa Secretaria de Estado da Educação – MG afonsopessoa2@hotmail.com Obrigada!