PRÁTICAS DA EAD NA ÁREA DA SAÚDE Mesa Redonda 32 Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) luis.otoni@gmail.com Jorn. Dra. Maria Isabel Timm Centro de Supercomputação da UFRGS
Identificar padrões = perceber interpretar
Qual o perfil cognitivo do estudante da área de saúde na EAD? Percepção – identificação – interpretação Processo adaptativo e cumulativo: culturas e indivíduos abastecem seu repertório representacional de elementos perceptivos, produzindo memória individual e/ou cultural Indivíduos comparam objeto percebido com repertório individual e cultural Qual o perfil cognitivo do estudante da área de saúde na EAD? colher talher o presente que ganhei (memórias afetivas) spoon comer sopa comer sorvete
Múltiplos focos de atenção Possibilidades de pesquisa... Estímulo visuais e auditivos simultaneamente Múltiplas opções de ações Convergência de funções (comunicação, interação, conteúdo, lazer...) Múltiplas camadas de informação
Competição de elementos: atenção, percepção, tomada de decisão Múltiplos focos de atenção Possibilidades de pesquisa de questões cognitivas Estímulo visuais e auditivos simultaneamente Redundância: apoio à aquisição de informações Múltiplas opções de ações Diferentes níveis de interatividade Convergência de funções (comunicação, interação, conteúdo, lazer...) Motivação para aprendizado pelo lúdico, pela interação social, pelo compartilhamento Diferentes tipos de memória para identificar caminhos percorridos) Múltiplas camadas de informação
No conteúdo: precisam se relacionar a conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema
No conteúdo: precisam se relacionar a conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema Na forma: precisam reproduzir a linguagem conhecida pelo aluno
Série de vídeos para aulas demonstrativas - Neurofarmacologia Ação farmacológica sobre o SNC Apresentado pelo prof. Roberto Thaddeu Método Psicofarmacológico na investigação do comportamento (aprendizado-memória) Apresentado pelo prof. Roberto Thaddeu Efeitos de hipnóticos, ansiolíticos e anticonvulsivantes sobre o SNC Apresentado pela profa. Elaine Elizabetski
Vídeo para área da saúde Exemplo de vídeo educacional: - Bons recursos de captação Planejamento de recursos áudio-visuais Edição (prof. + técnico) Apoio cognitivo - uso de legendas em imagens ou vídeos: 0'52" - 1'51" - 2'56" - - demonstração de peça anatômica: 4'45" (com legenda em 5'10") - uso de vídeo pelo professor: 7'58" – 9’15”
Vídeo para área da saúde
Game educacional: Diagrama Metabólico Virtual (premio PAPED 2004-2005) (Tese de Doutorado PGIE – Ana Maria Ponzio Azevedo para ensino de Bioquímica na FFFCMPA)
Pulse!! Virtual Learning Space Project
Game educacional Projeto financiado com recursos do Edital Jogos Eletrônicos Educacionais 02/2006 (MCT/FINEP/MEC)
Tecnologia educacional emergente: celular
http://anatomylab.com/iphone/anatomylab.html
http://www.osirix-viewer.com/
Função de todas as mídias Representar conhecimento de diferentes maneiras Apresentar conteúdo de acordo com necessidades: público, dificuldade, linguagem, formato, enfoque, etc. Destacar as partes relevantes do conteúdo (ativar atenção) Motivar alunos com diferentes estilos de aprendizagem e preferência por formas de acesso ao conteúdo Acessar conhecimentos prévios (acervos para revisão)
“As conexões vão surgindo sem determinações precisas incorporando o acaso, a indeterminação, a diversidade, a ambigüidade e a incerteza.” (Edgar Morin) Obrigado! Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) Chefe do Departamento de EAD luis.otoni@gmail.com