Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
um desafio contemporâneo
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Pederneiras- São Paulo
A noção de nautonomia, ou seja,
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto Institucional das escolas Salesianas
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Deficiência Mental Leve
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Currículo e diversidade
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Teorias Educacionais.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Faculdade Piaget - Brasil
Termo de Terminalidade
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Márcia do Valle Pereira Loch, Dra. marcia.loch@hotmail.com Oficina Pedagógica Educação e Diversidade Acessibilidade Escolar Márcia do Valle Pereira Loch, Dra. marcia.loch@hotmail.com

Vida digna, produtiva, sadia, satisfatória ... Inclusão Ter acesso às oportunidades de ser e estar na sociedade + participação em condições de igualdade. Vida digna, produtiva, sadia, satisfatória ... Saúde + Educação + Lazer + Oportunidades de trabalho + Uso dos espaços ...

Inclusão Escolar Busca um Ambiente de Cooperação Procedimentos pedagógicos + organizacionais - eliminar barreiras físicas, pedagógicas e sociais contexto escolar. Alunos incluídos nas salas de aula do Ensino Regular. Necessidades respeitadas e atendidas metodologia + ferramental de ensino. Inclusão Escolar Busca um Ambiente de Cooperação De promoção e de respeito à Igualdade e a Diversidade presentes em cada um de nós.

Deficiência Modelo Social – inadequação da sociedade Restrição + Limitação + Incapacidade ... Crença na diferença não somos um crença na matéria São considerados sem capacidade, mas esta crença se modifica, afinal a capacidade se desenvolve (manifesta – elogio) e desenvolve-se na escola. A EDUCAÇÃO É UMA DAS PORTAS PARA A MUDANÇA DO MUNDO. Visão do Homem centrada na Perfeição Interior.

Deficiência Diferenças Individualidades de uma mesma Vida Somos diferentes, mas iguais enfoca a diferença Somos iguais, mas diferentes enfoca a igualdade Somos iguais e diferentes sem ênfase Iguais em espírito - Diferentes em manifestação Individualidades do mesmo centro. Diferenças Individualidades de uma mesma Vida Respeitadas + Reverenciadas

Reflexão Capacitar todos a participar ativamente; Alunos como desafios (não problemas); Aluno como ator no processo de aprendizagem; Fracasso não é do alunos, mas de 1 conjunto Deficiência das escolas e não nas escolas.

Busca Equilíbrio – Gera ATITUDE Elementos Visão sistêmica – questões como um todo + partes interligadas e interdependentes. Pedagogia Escola Inclusiva Atitude Inclusiva Ambiente Físico (Acessível) Imprescindível Organizar área pedagógica, espacial, física e administrativa. Busca Equilíbrio – Gera ATITUDE

Pedagogia Respeitar ritmo e identidade da escola no processo de mudança – organismo vivo – pessoas + contexto social, econômico, cultural ... Romper idéia de homogeneidade e uniformização Valorizar a criatividade e o senso crítico Educação como processo de Desenvolvimento Humano – diferente para cada um!!! Ferramentas + Procedimentos + Planejamento ... Uma escola inclusiva é centrada no processo, no percurso do aluno, focada na prática em Educação e não somente no produto final – Melhoria Contínua.

Espaço Físico Social Acessibilidade Ambiente saudável, valoriza e incentiva ... Saberá que é capaz e melhora seu desempenho em tudo que faz. Descobrirá que é capaz de tudo. Acessibilidade Proporcionar liberdade de uso a todo o cidadão. Autonomia; Participação; Segurança; Conforto ... Barreiras Físicas (tecnológicas; informação e comunicação; arquitetônicas e urbanísticas; produtos; transportes ...) Sociais (atitudinais – crenças, valores ...).

Acessibilidade Espacial Escolar Realizar as ações desejadas, maximizando as competências e habilidades, diminuindo as dificuldades e as barreiras encontradas, permitindo participação, igualdade e mais independência. Pedagogia + Acessibilidade Propostas espaciais elaboradas dentro dos pressupostos e das crenças da organização escolar, de seus métodos pedagógicos ou de funcionamento. Equilíbrio das Partes

Espaço Escolar O espaço escolar configura-se como uma fonte de experiências e aprendizagem, pois encontra-se impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam. Tanto sua produção como sua distribuição, configuração e usos tem uma importante papel pedagógico. Espaço dificulta o processo de ensino aprendizagem nega condições de acessibilidades, autonomia, interação. O processo de ensino-aprendizagem não se dá apenas devido ao método pedagógico, mas ocorre em todas as dimensões da escola, tanto espaciais como de interação como o meio.

Atitude Predisposição a ação, para agir de forma específica, pois reflete o que se acredita, não sendo um comportamento propriamente dito, mas tende a produzir comportamentos. Cognitivo Crenças e Valores Componentes Afetivo Sentimentos em relação ... Comportamental Julgamentos, experiências ...

Desenvolvimento empático Convivência + aceitação. Indivíduo colocar-se na posição de outrem, não experimentando sentimentos, entendendo e se compadecendo com o que o outro sente. AFETIVIDADE = AMOR Envolve emoções e afetos (sentimentos); esforço individual e coletivo; atitude positiva; paciência; crença na capacidade do aluno e na sua própria (professor); amizade; interação; Racionalidade científica interação humana; questões sentimentais (amor ao próximo), tratadas logicamente. Amor é um termo de difícil delimitação, envolve crenças e valores, estando relacionado aos sentimentos de uma pessoa em relação a outra. O sentimento é a base. Amor e Envolvimento Afetivo = Fundamentais na educação de crianças, sejam elas com deficiência ou não.

As Sete Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie Conclusão Formação do Ser Humano Integral Harmonia das partes envolvidas ELOGIO = AMOR As Sete Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie 4ª - Acreditamos que o Amor é o alimento da Vida e que a Oração, as Palavras de Amor e Elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor. Respeitar e Transcender as Restrições + Diferenças. Estímulo para o enfrentamento dos desafios da vida EU e OUTRO somos UM!

Melhorar o desempenho escolar dos alunos a partir de sua natureza espiritual, atendendo as necessidades que precisam ser respeitadas. Grande desafio e grande aprendizado. Mudança comportamental = ATITUDE Conclusão Ser Flexível, buscar o Novo, Crescer - Evoluir. Sorriso + Elogio + Palavras de Incentivo Crer na capacidade dos alunos Afetividade = Amar com o Amor de DEUS