Ginástica Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Expressão e Educação Físico-Motora
Do Encontro com CRISTO ao
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Factores psicomotores
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
MANIFESTAÇÕES DA FORÇA
1.Consciência (Chalmers,1997)
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Área dos Conhecimentos
Educação Ambiental.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Educação Ambiental.
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
O que é Postura. O que é Equilíbrio. O que é Controle Postural
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Deficiência de Desempenho Muscular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Educação.
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O que é Aprendizagem?.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Judô para deficientes visuais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Formação Profissional IV
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Planejamento e estratégia
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
CAPACIDADES FÍSICAS NAS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Método dos Anéis de BAD RAGAZ
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Atividade complementar 04
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Aptidão Física Educação Física II.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Ginástica Geral

Ginástica O movimento esta para o desenvolvimento corporal e motor assim como a alimentação está para os aspectos da nutrição e o desenvolvimento da saúde. Ambos devem ser controlados e orientados ao longo das etapas evolutivas da formação do homem.

Ginástica Foi necessária a sistematização da capacidade de movimento, com uso de técnicas próprias que responderam às cambiantes exigências cotidianas e laborais do meio físico e de seu entorno social, econômico e cultural.

Ginástica O movimento corporal é conhecido como elemento significativo para a sistematização da formação do corpo e de sua motricidade.

Ginástica A ginástica é um sistema de formas específicas de movimentos e de suas respectivas técnicas de execução, destinadas ao desenvolvimento físico que envolve as formas e funções corporais e as ações motoras. A ginástica se constitui, assim, em ferramenta didática da formação física.

Ginástica A ginástica ganha forma a partir de exercícios especialmente construídos ou ao sistematizar ações de movimentos naturais do homem. Nestes dois processos ocorrem os exercícios ginásticos.

Ginástica Os diferentes tipos de exercícios que o professor pode criar e selecionar para sistematizar sua tarefa permitem-lhe defrontar o desenvolvimento da formação corporal e motriz com alto grau de adaptação, respeitando etapas evolutivas de crescimento e focalizando aspectos específicos da relação corpo-movimento.

Ginástica Quanto ao corpo : a tomada de consciência de si mesmo e do rendimento do seu potencial energético, do alcance e das limitações de suas possibilidades, de seu desenvolvimento harmônico, com base em um correto alinhamento postural, por meio do desenvolvimento e adaptação das qualidades físicas musculares, articulares e funcionais.

Ginástica Quanto ao movimento: a vivência perceptiva do acionamento do corpo para ajustar o desenvolvimento de uma capacidade sensorial, que amadureça um sentido de movimento, com base na coordenação das técnicas motoras, que dependem da biomecânica e da biodinâmica como unidade corporal-funcional, com as técnicas que surgem dessa unidade, em sua integração com a relação física universal do tempo, espaço e objeto.

Enfoques da Ginástica Desenvolvimento corporal e as manifestações relacionadas com seus aspectos constitutivos: as qualidades físicas, os núcleos articulares e suas funções, integrados em uma totalidade harmônica.

Enfoques da ginástica O desenvolvimento do movimento como capacidade para operar, isto é, as técnicas dos movimentos corporais. O movimento é, de uma só vez, ferramenta e objeto de ação pedagógica.

Enfoques da Ginástica Desenvolvimento das noções de tempo, espaço e objetos, fatores intrínsecos ao movimento, que estruturam as relações do homem com o meio.

Ginástica e desenvolvimento corporal Enfoque derivado das necessidades de um desenvolvimento harmônico corpóreo-funcional e perceptivo-postural do corpo.

Ginástica e desenvolvimento corporal. Tratamento localizado: refere-se à análise dos aspectos parciais do corpo e centrado em: uma articulação (ombro, quadril etc.) uma zona do corpo (abdominal, dorsal etc.) uma função (respiratória, circulatória etc.) uma qualidade física: (força, resistência, flexibilidade etc.) um bom alinhamento postural (parcial ou total)

Ginástica e desenvolvimento corporal. Tratamento global: Refere-se ao corpo-movimento como unidade integrada que atua como totalidade anatomofuncional e unidade de biomecânica-biodinâmica, integrando a percepção interiorizada do corpo para estruturar uma imagem corporal pessoal de forma estática e/ou em movimento.

Ginástica e desenvolvimento do movimento. Enfoque derivado das demandas de funcionamento do próprio corpo dentro da sua esfera espacial.

Ginástica e desenvolvimento do movimento Tratamento localizado: de uma articulação e suas possibilidades de movimento em relação aos seus eixos (flexão, extensão, abdução etc.), respeitando os planos corporais. De um núcleo articular (ombro e as articulações do braço, cintura escapular etc.) e suas possibilidades de movimento por integração de diferentes eixos articulares, coordenados com o sentido direcional do movimento dentro de seu espaço corporal

Ginástica e desenvolvimento do movimento. Tratamento global : refere-se ao corpo em movimento com uma totalidade centralizada, funcional em si mesma, que responde às possibilidades biomecânicas próprias do acionamento natural do corpo. Explora a coordenação dos movimentos integrados em seus múltiplos encadeamentos, para assegurar o enriquecimento da coordenação psicomotora.

Ginástica e desenvolvimento das noções de tempo, espaço e objetos. Enfoque derivado das exigências da realidade de acionamento permanente do homem (com a imagem totalizada de seu corpo), em relação com seu mundo externo, que se constitui em objetivo vivencial da realidade externa na qual o homem está inserido.

Ginástica e desenvolvimento das noções de tempo, espaço e objetos. Tempo : a cadência na repetição dos movimentos e / ou a estruturação rítmica dos movimentos-exercícios. Espaço: Os planos corporais e/ ou as direções espaciais em relação com o imediato da distância. Objetos : os pequenos e grandes aparelhos que apoiam o desenvolvimento das relações com os objetos, como também o jogo das relações de integração interpessoais.