Licenciamento Ambiental Voltado para a Construção Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Profª. Fernanda Alves AIA – EIA – RIMA.
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
V Oficina de PIR na USP Alexandre Ruiz Picchi Estudo e Avaliação de
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
DE DISPOSIÇÃO OCEÂNICA DO JAGUARIBE
Gersina N.da R. Carmo Junior
Regularização Ambiental
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Estrutura de um Processo de Licenciamento
M M A Licenciamento Ambiental Federal M M A. Investimentos no reforço institucional do IBAMA : Concurso Público: nomeação de 150 analistas ambientais.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
Estudo de Impactos Ambientais
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
X Congresso Brasileiro de Energia
LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL: EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
O STATUS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
Principais tipos de licença ambiental
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Atendimento a lotes situados em loteamentos
IMPACTOS AMBIENTAIS.
ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTAL NO BRASIL
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO Profa. Sueli do Carmo Bettine
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Plano de Bacia do Rio Caí
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (continuação)
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Fundamentos do licenciamento ambiental
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Aula 5 Licenciamento Ambiental EIA/RIMA Auditoria Ambiental
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Proteção do Meio Ambiente
INÍCIO DO LICENCIAMENTO NO BRASIL O Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras foi instituído pelo Decreto nº 1.633/77, que regulamenta o Decreto-lei.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Transcrição da apresentação:

Licenciamento Ambiental Voltado para a Construção Civil Dálio Ribeiro de Mendonça Filho Superintendente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental

Licenciamento Ambiental Resolução CONAMA Nº. 237/97 Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Importância do Licenciamento Ambiental Trata-se de uma conquista histórica da sociedade, o licenciamento ambiental deve ser visto como um instrumento fundamental para consolidar o desenvolvimento sustentável; e Regula a implantação das atividades potencialmente modificadoras do meio ambiente, visando compatibilizar o desenvolvimento econômico com a conservação/preservação dos recursos naturais.

Exigências Legais relativas ao Licenciamento Ambiental Lei Federal 6.938 de 31 de agosto de 1981 Art. 9º - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; III - a avaliação de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

Principais Instrumentos Legais que tratam das questões afetas ao Licenciamento ambiental Resolução CONAMA 001/86;  Resolução CONAMA Nº. 237, de 19 de dezembro de 1997; Resolução CONAMA Nº. 9, de 03 de dezembro de 1987 – Audiência Pública; Portaria 230, de 17 de dezembro de 2002 – IPHAN – Estudos Arqueológicos.

Impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico

PRINCIPAIS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO; AFUGENTAMENTO E MORTANDADE DA FAUNA; ALTERAÇÃO DA PAISAGEM; ALTERAÇÃO DO MICRO-CLIMA; GERAÇÃO DE RUÍDOS; EMISSÃO DE PARTICULADOS NA ATMOSFERA; VALORIZAÇÃO OU DESVALORIZAÇÃO DE TERRENOS; INTERRUPÇÕES NO TRÂNSITO; GERAÇÃO DE PROCESSOS EROSIVOS; ASSOREAMENTO DE CORPOS D’ÁGUA; GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA; PROMOÇÃO DE BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS.

Sustentabilidade Socioambiental Segundo Sachs, 2004. Nível de Sustentabilidade Ambiental (NSA) Viabilidade econômica (a); Viabilidade ambiental (b); Justiça social (c); Aceitação cultural (d); Adequação às políticas nacionais (e); Adequação às políticas internacionais (f); Respeito ao princípio da territorialidade (g).

Nível de Sustentabilidade Ambiental NSA = a+b+c+d+e+f+g Ex.: NSA (Indústria “A”) = 12,57 NSA (Indústria “B”) = 8,54

ALGUMAS PROPOSTAS VII. ITENS

ALGUMAS PROPOSTAS

ALGUMAS PROPOSTAS

ALGUMAS PROPOSTAS

Licenciamento Ambiental É um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente; É um instrumento de Gestão Ambiental; Tem como objetivo o aumento dos níveis de sustentabilidade ambiental;

Licenciamento Ambiental A construção, instalação, ampliação e funcionamento de quaisquer estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidores, bem como as capazes sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, no Território Nacional, dependem de prévio licenciamento; É a maneira pela qual a administração pública exige de empreendedores a apresentação de planos, projetos ou programas, contendo ou não um instrumento de avaliação de impacto ambiental para que possam ser analisados, posteriormente aprovados, reprovados ou submetidos a alterações de suas ações;

Licenciamento Ambiental O licenciamento visa, teoricamente, a mitigação ou eliminação dos impactos negativos e a maximização dos positivos; São avaliados impactos causados pelo empreendimento; Adéqua cada proposta do empreendimento aos projetos, programas e planos governamentais, atuais e futuros, numa visão espacial e temporal;

Licenciamento Ambiental O Termo de Referência é um documento que possui o formato do instrumento de avaliação de impacto ambiental que será elaborado; Os requerimentos de licenciamento ambiental são analisados pelos órgãos ambientais municipais (empreendimento na esfera municipal), estaduais (empreendimento na esfera intermunicipal) e federal (empreendimento na esfera interestadual ou quando fronteira com outros países);

Licenciamento Ambiental O órgão ambiental ainda pode exigir possíveis alterações no empreendimento além do encaminhamento de documentos e informações, inclusive a necessidade de Perícia Ambiental e Auditoria Ambiental; Permite uma maior integração das diversas atividades num dado local, facilitando a gestão ambiental; Permite uma maior participação das comunidades afetadas, por meio das audiências Públicas; Ocorre em conjunto com a fiscalização ambiental;

Licenciamento Ambiental Instrumentos da fiscalização ambiental: Advertência Termo de Embargo Interdição Apreensão

Licenciamento Ambiental - O licenciamento inclui a localização, instalação, ampliação e operação de atividades utilizadoras de recursos ambientais que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental; - O processo de licenciamento ambiental, em qualquer das suas etapas, será inteiramente custeado pelo empreendedor, que deverá ressarcir o órgão licenciador por todos os custos envolvidos no processo; - Os impactos ambientais negativos decorrentes da implantação do empreendimento devem ser previstos, corrigidos, mitigados e compensados;

Licenciamento Ambiental - No procedimento de licenciamento ambiental deverá constar, obrigatoriamente, a conformidade urbanística e regularização fundiária, autorização de supressão de vegetação e a outorga para o uso da água, emitidas pelos órgãos competentes.

Licenciamento Ambiental Licença Prévia – LP - A ser expedida na fase de planejamento e concepção de um novo empreendimento ou atividade, contendo os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.

Licenciamento Ambiental Licença de Instalação LI - A ser expedida após análise das especificações do Projeto Executivo Definitivo do empreendimento e da apresentação dos planos, programas e projetos, onde serão apresentados o atendimento das condicionantes da LP e as informações detalhadas do projeto, processos e tecnologias adotadas para a neutralização, mitigação ou compensação dos impactos ambientais provocados, assim como os procedimentos de monitoramento ambiental; - A LI precede os procedimentos de efetivo início de implantação da atividade ou empreendimento.

Licenciamento Ambiental Licença de Operação LO - A ser expedida para autorizar o início da operação da atividade ou empreendimento, após as verificações necessárias do funcionamento de seus equipamentos de controle de poluição e do atendimento das condicionantes constantes nas Licenças, Prévia e de Instalação; - As licenças ambientais poderão ser expedidas isoladas ou sucessivamente, de acordo com a natureza, características e fase do empreendimento ou atividade.

Licenciamento Ambiental - Os prazos de análise poderão ser diferenciados para cada modalidade, observado o prazo máximo de 6 (seis) meses a contar do protocolo do requerimento até seu deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver EIA/RIMA e audiência pública, quando o prazo máximo é de até 12 (doze) meses.

Fonte: FIESP

Licenciamento Ambiental - IBRAM PRÉ-PROJETO PROJETOS Construção Conclusão/ Funcionamento Operação do Empreendi-mento Instalação Projeto Conceitual Estudos de Viabilidade Projeto Básico Projeto Executivo Solicitação de LP e Publicação Termo de Referência –TR Estudo(s) Ambiental(is) Audiência Pública Parecer Técnico Atender as Condicionantes da LP Apresentar Projeto Básico Apresentar Projeto Executivo Atender as Condi- cionantes da LI Controle e Monitora-mento LP LI LO

SULFI/IBRAM -DF - FLUXO GERAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Proto-colo Sim Licença Previa - LP Interessado Requere a LI. -Paga a taxa; -Publica o requerimento; -Apresenta Projeto executivo; e, -Publica o recebimento de LP 4ª Análise ParecerTécni-co? -Requere a LO. -Paga taxa; -Publica requerimento de LO; -Publica recebimento de L.I; e - Cumpre Condicionantes da LI. ... Licença de Instalação-LI Não 5ª Análise -Publica recebimento de L.O; e, - Executa o monitora-mento Elabora Informação Técnica + Termo de Referência para os Estudos Ambientais Elabora Estudo Ambiental (PCA; EIA/RIMA; RIVI...); e, Entrega ao IBRAM Emite Termo de Referência – TR (PRAD e PCA) para Drenagem Pluvial (quando necessário) 1ª Análise SULFI/IBRAM -DF - FLUXO GERAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL 2ª (Preli-minar) Realiza Audiência Pública Técnica-IT e Solicita ao interessado Comple-menta-ções Notifica empreen-dedor Audiên-cia Pública? Parecer Técni-co? Arquiva 3ª Análi-se Parecer Técni-co? Notifica Empreendedor Empreende-dor Licença de Operação-LO Solicita Comple-mentação Solicita Parecer do ICMBio, IPHAN, CONAM, SUGAP, ADASA e outros (quando necessário) Nome do Técnico/Analista_______________________________________ Matrícula ____________________________________________________ Data da Atualização ___________________________________________ Requere LP; -Paga a Taxa; -Publica Requerimento; -Entrega Documentos do representante e da empresa; -Apresenta a escritura do imóvel; e, -Apresenta Planta padrão SICAD

A importância do Licenciamento ambiental desde o inicio do projeto do empreendimento e não apenas na fase final

O Exemplo do Vicente Pires Os moradores de Vicente Pires sofrem com os problemas advindos da ocupação irregular. A chuva forte que caiu em meados de outubro/09 transformou Vicente Pires num amontoado de asfalto e lama. Isso é resultado da ocupação desordenada do DF e da falta de licenciamento ambiental. Falta infraestrutura em geral, especialmente, drenagem pluvial, além da falta de equipamentos públicos e arruamento adequado. Processos conduzidos dessa forma, acarretam problemas para a população usuária, para o Poder Público e a “conta” acaba sendo paga por toda a sociedade.

Alagamento em Vicente Pires – Outubro/09

Licenciamento Ambiental - As regras para a realização de Audiências Públicas.

Licenciamento Ambiental - A Compensação Ambiental é obrigatória em processos de licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades que provoquem perda de biodiversidade e de recursos naturais, tais como perda de vegetação nativa, perda de habitat, corredores ecológicos e ecossistemas de interesse para a flora e a fauna, com fundamento no Estudo de Impacto Ambiental; - A compensação é calculada tendo por base o valor mínimo de 0,5 % (meio por cento) dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo IBAMA/IBRAM, de acordo com o grau de impacto ambiental causado;

Licenciamento Ambiental - O Projeto Básico Ambiental PBA é o documento que apresenta, detalhadamente, todas as medidas de controle e os programas ambientais propostos no EIA. Deve ser apresentado para a obtenção da Licença de Instalação;

Licenciamento Ambiental 1. estradas de rodagem com uma ou mais faixas de rolamento; 2. portos marítimos ou fluviais; 3. ferrovias; 4. terminais de minério, de petróleo e de produtos químicos; 5. aeroportos, conforme definidos pelo inciso I, artigo 48, do Decreto-Lei nº 32/66; 6. oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários submarinos de esgotos sanitários; 7. linhas de transmissão de energia elétrica acima de 230KV; s de e Significativo Impacto Ambiental

Licenciamento Ambiental 8. obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem para fins hidrelétricos, acima de 10 MW, de saneamento ou de irrigação, retificação de cursos d’água, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d’água, abertura de barras e embocaduras, transposição de bacias, diques; 9. aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos; 10. usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, quando gerar potencia superior a 10MW;

Licenciamento Ambiental Exemplos de empreendimentos de Significativo Impacto Ambiental 13. complexo e unidades industriais e agro-industriais (petroquímicos, siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool, hulha, extração e cultivo de recursos hídricos); 14. distritos industriais e zonas estritamente industriais – ZEI; 15. projetos urbanísticos, acima de 100ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério do IBAMA;

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - ATUALMENTE FAZ PARTE DA ESTRATÉGIA DAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS E INSTITUIÇÕES !!! - DEVER ÉTICO E DE AMOR A PÁTRIA !!! - PODE AUMENTAR OS LUCROS !!!

OBRIGADO Dálio Ribeiro. daliofilho@gmail.com t. 99070510