Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Bem-vindos!.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Plano de Trabalho Docente
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
Formação por competências
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Disciplinas do curso 06mar2008
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atividades Complementares Coordenação de Administração
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
SILVANA BERBEL FERNANDES
Universidade Federal de Uberlândia
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Formação continuada ANO 2015
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO O colegiado..., aproveitando os estudos e as experiências adquiridas nas revisões curriculares desta última década, elaborou a proposta de reformulação do currículo do curso.

Este pretensioso projeto original da educação do bibliotecário... Moldado nos melhores padrões norte americanos, por demasiado oneroso e por requerer longo período de formação, veio logo a ser abandonado.

O ATO SITUACIONAL Compreensão da Sociedade Atual –A nova ordem social, voltada para a mundialização e a quebra de paradigmas, ao lado de um aumento exagerado do volume de informações disponíveis e da intensa complexidade do ambiente informacional tiveram um forte impacto no panorama da formação do profissional bibliotecário...

– Acompanhando de perto as tendências que influenciam a educação bibliotecária, o corpo docente tem refletido e discutido, de forma ampla, a questão da formação do profissional moderno. Contexto Situacional e a Prática Pedagógica

– O curso foi criado para atender as demandas existentes na região, no sentido de formar bibliotecários, documentalistas, gestores de informação, visto serem poucos os cursos existentes no estado. População-Alvo do Curso

–... formar bibliotecários que venham a se constituir em profissionais da informação habilitados para o exercício de sua missão social. –Com a finalidade de pesquisar as tendências do mercado e aproveitar a experiência externa... a comissão convocou uma reunião de especialistas e profissionais que atuam na área. Papel e Relação da Universidade/ Curso com a Sociedade e o Mundo do Trabalho

O ATO CONCEITUAL Premissas para o Delineamento do Ato Conceitual –Os avanços significativos ocorridos no campo do conhecimento de biblioteconomia e ciência da informação que devem ser incorporados à formação profissional... –privilegie a iniciação a pesquisa científica como atividade curricular que possa ser vivenciada ao longo de todo curso por parte de discentes e docentes...

–...consideramos tão importante quanto o conteúdo programático de um curso a metodologia de ensino utilizada. Ela se constitui em fator de fundamental relevância para garantir a aprendizagem duradoura e crítica, necessária num ambiente em constante mutação. O curso deverá, portanto, utilizar metodologias que levem o aluno a dominar os conteúdos na perspectiva de aprender a aprender.

–...amplie a interdisciplinaridade acadêmica... para permitir que, numa interação ampla com o universo pedagógico disponível em toda a Universidade, o futuro profissional da informação possa assimilar uma formação teórica e uma habilidade metodológica holística. –...maior ênfase no equilíbrio entre fundamentação e prática, incluindo atividades em laboratório e uso de informática. Princípio Norteadores do Ato Conceitual

–...uma outra opção para que o aluno complete sua formação específica é a possibilidade de identificar no elenco de disciplinas de outros cursos, aquelas que possam contribuir para um direcionamento na sua formação... –...esta variedade de atribuições e de campos de atuação está exigindo profissionais com perfis diferenciados, trazendo como conseqüência a necessidade de formação também diversa...a linha única de formação de bibliotecários diversificou-se em linhas e níveis.

O ATO OPERACIONAL No período de um ano realizaram-se oito reuniões, congregando todo o corpo docente... Paralelamente quatro grupos de trabalho, correspondentes as áreas abrangidas pelo currículo, aprofundaram questões específicas, estruturando o novo currículo, definindo ementas, carga horária, seriação...

A Organização do Trabalho Pedagógico O Processo de Gestão