NORMA NBR ISO 10002 OBJETIVO Esta norma - NBR 10002 - fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
NORMA ABNT ISO 9000.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
GESTÃO DE SERVIÇO – ADM 1530 Administrando Reclamações e Recuperando Serviços.
Competitividade, Produtividade e Qualidade
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Selma Ramos de Cerqueira
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Definição e critérios de elaboração
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projeto: Capacitação em GP
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Padronização do Atendimento ao Cliente
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
COMO se Beneficiar com as reclamações dos Clientes?
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Qualidade na Manutenção
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Instrutor: Objetivos:.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
Disciplina:Sistemas de Informação
Administração da Qualidade
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
BENCHMARKING.
FERRAMENTAS DE MARKETING
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Qualidade e a ISO 9001.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Engenharia de Software
Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
R-01 A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO ELEMENTAR CONSULTORIA EM QUALIDADE A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
Princípios de gestão da qualidade
MÓDULO 2 QUALIDADE.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Sistemas de Gestão da Qualidade
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Curso de Administração Disciplina: TGA
4.4 Implementação e Operação
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

NORMA NBR ISO 10002 OBJETIVO Esta norma - NBR 10002 - fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento de reclamações de clientes. O objetivo deste curso é capacitar os participantes no entendimento destes princípios, critérios e orientações, beneficiando assim a organização como um todo: pelo aumento da confiança que os clientes passarão a ter - mesmo que se tratando de reclamação - pela redução dos custos da não-qualidade e como metodologia para o comprometimento dos profissionais da empresa com o mercado e com o cliente.

NORMA NBR ISO 10002 A implementação do processo descrito nesta Norma pode: proporcionar ao reclamante um sistema de tratamento de reclamações de fácil acesso e com retorno rápido; aprimorar a habilidade da organização de resolver reclamações de maneira consistente, sistemática e rápida para a satisfação do reclamante e da organização; aprimorar a habilidade de uma organização para identificar tendências, eliminar as causas de reclamações e melhorar as operações da organização; ajudar uma organização a criar uma abordagem com foco no cliente para resolver reclamações e encorajar o pessoal a melhorar suas habilidades no tratamento com clientes; prover uma base para uma análise crítica continuada do processo de tratamento de reclamações, da resolução das reclamações e das melhorias implementadas nos processos. Organizações podem querer usar o processo de tratamento de reclamações em conjunto com os códigos de conduta de satisfação do cliente e dos processos de resolução de disputas externas.

NORMA NBR ISO 10002 Esta Norma aborda os seguintes aspectos do tratamento de reclamações: aumento da satisfação do cliente através da criação de um ambiente com foco no cliente aberto ao retorno (incluindo reclamações), resolvendo qualquer reclamação recebida e aprimorando a habilidade da organização em melhorar seus produtos e o atendimento ao cliente; envolvimento e comprometimento da Alta Direção através da adequada aquisição e disponibilidade de recursos, incluindo treinamento de pessoal; identificação e direcionamento das necessidades e expectativas dos reclamantes; disponibilização aos reclamantes de um processo de tratamento de reclamações acessível, efetivo e de fácil uso; análise e avaliação de reclamações para melhorar o produto e a qualidade de atendimento ao cliente; auditoria do processo de tratamento de reclamações; análise crítica da eficácia e eficiência do processo de tratamento de reclamações.

NORMA NBR ISO 10002 Orientação para pequenas organizações Esta Norma é elaborada para organizações de todos os portes. Entretanto reconhece-se que muitas organizações pequenas terão recursos limitados para dedicar ao estabelecimento e manutenção de um processo de tratamento de reclamações. As áreas-chave onde elas podem focar sua atenção para obter a eficácia e eficiência máxima de um processo simples são as seguintes: ser aberto às reclamações: apresentar uma informação simples indicando sua intenção ou um parágrafo nas faturas de sua organização dizendo, por exemplo: “Sua satisfação é importante para nós. Por favor, fale conosco se você não estiver satisfeito – Nós gostaríamos de atendê- lo bem”; coletar e registrar as reclamações; acusar o recebimento da reclamação ao cliente, caso ela não seja feita pessoalmente (uma ligação telefônica ou e-mail é suficiente); avaliar se a reclamação é válida, seu possível impacto e quem é a melhor pessoa para tratá-la; resolver o mais breve possível, ou fazer mais investigações da reclamação e então tomar uma decisão sobre o que fazer com ela e agir prontamente;

NORMA NBR ISO 10002 Orientação para pequenas organizações (continuação) informar ao cliente sobre o que se pretende fazer com relação à reclamação e avaliar a resposta do cliente. É provável que a ação satisfaça o cliente? Se sim, agir então rapidamente para tomar a ação que atenda da melhor maneira possível a expectativa do cliente, tendo em mente as boas práticas dentro de sua organização; quando tudo que era possível já tiver sido feito para resolver a reclamação, informar ao cliente e registrar o resultado. Caso a resolução da reclamação ainda não satisfaça o cliente, explicar a decisão e oferecer outras possíveis ações alternativas; analisar criticamente com regularidade – uma rápida análise crítica periódica e uma análise crítica anual mais intensiva – para estabelecer se há algumas tendências ou ocorrências óbvias que podem ser mudadas ou corrigidas para evitar a ocorrência de reclamações, melhorar o serviço ao cliente ou tornar os clientes mais satisfeitos. BENCHMARKING A orientação acima foi desenvolvida para facilitar a implementação. Pode ser útil visitar outras organizações similares, mesmo que não façam exatamente o que a sua faz, e ver como elas tratam as reclamações dos clientes.

NORMA NBR ISO 10002 Benefícios da aplicação da norma retenção dos clientes: através da adoção do sistema de gestão, sua habilidade de reter a lealdade dos seus clientes será aumentada; reputação da marca: o atendimento aos requisitos da norma demonstrará às suas partes interessadas que sua organização está comprometida em cuidar dos seus clientes através de um processos formal para analisar e revisar a qualidade dos seus produtos e serviços; eficiência operacional: garantia de consistência no atendimento às consultas dos clientes, possibilitando a identificação de tendências e eliminando as causas de reclamações aumentando, assim, sua eficiência operacional; melhoria das relações e da comunicação internas: a adoção de abordagens focadas no cliente para resolver reclamações encoraja as pessoas envolvidas na melhoria de suas habilidades para lidar com os clientes; melhoria contínua: prove a base para a revisão e a análise contínua do processos de atendimento aos clientes, da resolução dos problemas e todas as demais atividades envolvidas.