Funcionamento de agência

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Transcrição da apresentação:

Funcionamento de agência Agenda Agência de publicidade Funcionamento básico Atendimento e Planejamento Just because your ad looks good is no insurance that it will get looked at. How many people do you know who are impeccably groomed... But dull? (Bill Bernbach) Pouco interessante Boring Bernbach 1911 - 1982

Funcionamento AGÊNCIA de PUBLICIDADE INFORMAÇÃO CAMPANHAS Se a agência fosse uma fábrica, os produtos seriam as campanhas e os planos de mídia. A matéria-prima seria a informação. Informação essa obtida através de pesquisa e planejamento.

Funcionamento Áreas básicas: Atendimento Planejamento Criação Produção / RTVC Mídia Administração / Tráfego Remuneração: Comissão / Fee / Híbrido Depende da estrutura da agência. Agências maiores têm núcleos de planejamento. Menores, o atendimento é o planejador da conta. Atendimento Defende o interesse do cliente e “defende” o resultado final do trabalho da criação (e da agência como um todo) Supervisiona o trabalho na agência, mas não é chefe da criação. Dentro da estrutura de atendimento pode haver vários níveis hierárquicos: Diretor da conta, atendimentos, estagiários Planejamento e pesquisa: O foco na perspectiva do consumidor e no seu relacionamento com a marca. O diretor de criação escolhe junto com o RTVC o diretor / produtora responsável pelo fime

Atendimento Elo entre agência e cliente. É o porta-voz da agência dentro do cliente. Apresenta campanhas “Pega” briefing É o “olho” do cliente dentro da agência. Detalha a estratégia de marketing do cliente para a agência. Assegura que a agência vai manter o foco (e a prioridade) nas necessidades do cliente. Habilidades: Relacionamento Flexibilidade Finanças Criatividade Visão global Relacionamento: social Flexibilidade: jogo de cintura Finanças: responsável pela margem Criatividade: gostar de criação Visão global: entender de todas as áreas da agência

Atendimento Estrutura de Atendimento (agência de grande porte) Diretor de atendimento Responde pelo atendimento de todos os clientes da agência. Liderança estratégica. Novos negócios (prospecção). Gerente / Supervisor de conta Responde pelo atendimento de uma (ou mais) conta específica. Ligação principal entre a agência e o cliente. Atendimento Assistente do diretor / supervisor da conta. Responsável pelo dia-a-dia do cliente.

Planejamento Planejamento de publicidade: Modelos: Derivado do planejamento de marketing. O planejamento é geralmente responsabilidade do diretor da conta / diretor de atendimento. Modelos: Planejamento anual Planejamento de campanha Estratégia para anúncios ou filmes individuais Centro da estratégia publicitária = público-alvo + mensagem + meio. Quem se quer atingir? O que dizer a eles? Quando e onde alcançá-los? CASE NISSAN young-planners-2009-nissan

Planejamento Planejamento de conta Processo de pesquisa e análise para gerar conhecimento sobre o cliente. Conhecimento que se traduz em como as pessoas se relacionam com a marca ou produto. Pesquisa: ferramenta fundamental para orientar o desenvolvimento estratégico e a sua implementação por meio do trabalho da criação. Passos básicos do planejamento de conta Entender o significado da marca. Entender o relacionamento entre o público-alvo e a marca. Articular estratégias de comunicação. Preparar o “briefing criativo” baseado nos itens 1 e 2. Avaliar a eficiência da comunicação em termos de como o público reage a ela. Público-Alvo Mensagem Meio Caso Embelezze: acompanhar o dia-a-dia de 10 consumidoras. Mudança de target. Sair de D e E e ir pra B e C

Planejamento Habilidades para a função de planejamento: Aptidão / gosto para pesquisa “Antenado” com diversos canais de informação Capacidade de avaliar conceitos criativos Conhecer o público-alvo além da demografia Trabalhar bem em equipe Saber lidar com críticas e resistências blog do gp vaga estágio março 2010 Caso Embelezze