APRENDER E ENSINAR BRINCANDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Uma abordagem curiosa e divertida
Relatório de Proposta de Projeto
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Jogos na alfabetização Matemática
JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OFICINA DE CRIATIVIDADE
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Cristiane Jonas Francisconi
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
É a oportunidade de desenvolvimento.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Transcrição da apresentação:

APRENDER E ENSINAR BRINCANDO TEMA: O USO DA BRINQUEDOTECA PARA AUXILIAR A CRIANÇA EM SEU DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-SOCIAL

JUSTIFICATIVA PRAZER PELAS ATIVIDADES LÚDICAS POUCO TEMPO PARA BRINCAR EMPOBRECIMENTO DAS FAMÍLIAS FRACASSO ESCOLAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ENSINAR A TODOS IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

OBJETIVOS RECONHECER O ESPAÇO LÚDICO DA BRINQUEDOTECA, COMO ALTERNATIVA QUE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM IDENTIFICAR SE SÃO HÁBITOS OU NECESSIDADES O QUE É UMA BRINQUEDOTECA POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO NA ESCOLA INSTRUMENTALIZAR A ESCOLA COM DOCUMENTOS QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL

FUNDAMENTAÇÃO A BRINQUEDOTECA: É UM ESPAÇO ALEGRE E ENVOLVENTE, ONDE CRIANÇAS E ADULTOS SOLTAM SUA IMAGINAÇÃO, ELABORAM O MUNDO, BRINCANDO E APRENDENDO. PROPORCIONA: SITUAÇÕES DESAFIADORAS, DIREITO DE SER CRIANÇA, DESENVOLVE: AUTONOMIA, AFETIVIDADE, SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO, REFLEXÃO, CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO, ETC.

JOGO O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI A PARTIR DA AÇÃO. AO AGIR EXPRESSA SENTIMENTOS, VONTADES E DESEJOS. PROPORCIONA: CRESCIMENTO DOS CONHECIMENTOS, ORGANIZAÇÃO, APRIMORAMENTO DE ATITUDES, REGRAS, SOCIALIZAÇÃO, FAZER CONCESSÕES, NEGOCIAR, SER GENEROSO E GENTIL, PIAGET: SIMBÓLICO, CONSTRUÇÃO E REGRAS. VYGOTSKY: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ABSTRATO

O LÚDICO LUDOS(BRINCO+AR) VINCULUN=laço POSSIBILITAM: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INCORPORAÇÃO DE VALORES INTERCÂMBIO DE IDÉIAS EQUILÍBRIO ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO ASSIMILAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS DESENVOLVE: O AFETIVO, O MOTOR, O COGNITIVO, O SOCIAL, O MORAL. DESENVOLVIMENTO CULTURAL, DA SOCIABILIDADE, DA CRIATIVIDADE

OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS DE ACORDO COM A.B.B. HÁ NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO ADEQUADO DO ESPAÇO: CANTO DA LEITURA FAZ-DE-CONTA SUCATOTECA TEATRO E FANTOCHES MESA COLETIVA, JOGOS DE ENCAIXE QUADRO DE RECADOS COMPUTADOR COM JOGOS EM CD-ROM

AUTORES PESQUISADOS PIAGET, VYGOTSKY, WINNICOTT, FERNÁNDEZ, SANTOS, REGO, BOSSA, BROUGÈRE, KISHIMOTO, OLIVEIRA, MARCELLINO, WEISS, MOYLES, NEGRINE, FRIEDMANN, CUNHA

METODOLOGIA A PESQUISA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE AGOSTO A SETEMBRO DE 2006, COM PROFESSORES, PAIS E ALUNOS DA REDE M.E.F.LAJEADO-R.S. RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS DIRETAS E OBJETIVAS A INTERPRETAÇÃO FOI MENSURADA E ORGANIZADA INDIVIDUALMENTE

RESULTADO DAS PESQUISAS OS PROFESSORES: ACREDITAM QUE O LÚDICO AUXILIA, MAS NA PRÁTICA ISSO NÃO FICA EVIDENCIADO. SABEM REFLETIR SOBRE A PRÁTICA, MAS AS MUDANÇAS DE POSTURA, AS INTERVENÇÕES NO MOMENTO DA BRINCADEIRA AINDA PRECISAM SER REVISTAS. OS EDUCADORES AINDA NÃO UNIRAM ESTA IDÉIA AO TRABALHO PEDAGÓGICO RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PROMOVE UM CLIMA AFETIVO-SOCIAL

RESULTADO DAS PESQUISAS O PROFESSOR COMO ORIENTADOR, QUESTIONA, INSTIGA, INDAGA, FACILITA A APRENDIZAGEM, TROCA INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. A BRINQUEDOTECA RESGATA VALORES E PRESERVA O PATRIMÔNIO CULTURAL. RIQUEZA DE OPORTUNIDADES.

RESULTADO DAS PESQUISAS OS ALUNOS: Preferem atividades que dão prazer: filme, jogar e brincar. Aprendem melhor quando manipulam objetos: brincam para satisfazer sua curiosidade. Modelo tradicional ainda presente por meio de cópias e professor detentor do saber. Sentem-se felizes ao brincar.

RESULTADO DAS PESQUISAS OS PAIS:acreditam que as crianças brincam para se relacionar e se divertir. O brincar auxilia no desenvolvimento da aprendizagem e inteligência. Que devem controlar as brincadeiras. Que devem participar da brincadeira, pois estreita os laços afetivos. Permitem o acesso do filho à brinquedoteca.

CONCLUSÃO AS CRIANÇAS BRINCAM POR NECESSIDADE DESENVOLVENDO CAPACIDADES E HABILIDADES ENSINAR E APRENDER SÃO TAREFAS HUMANAS PRIMORDIAIS. TRANFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DA INTELIGÊNCIA E DOS PROCESSOS METACOGNITIVOS (ação-reflexão-ação) A BRINQUEDOTECA COMO CAMPO DE PESQUISA

CONCLUSÃO A BRINQUEDOTECA POSSIBILITANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO E CRESCIMENTO DA CRIATIVIDADE. NECESSIDADE DE ESTRUTURAR ESPAÇOS EDUCATIVOS, ELABORAR NOVAS AÇÕES E METODOLOGIAS DE FAZER EDUCAÇÃO. A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

BRINQUEDOTECA É UM LUGAR FANTÁSTICO, ENVOLVENTE, CONVIDA AO BRINCAR, AO EXPLORAR SUA FORMA DE PENSAR O MUNDO, MERGULHAR NA SUA FELICIDADE SEM LIMITES, A NÃO SER NOS PRÓPRIOS LIMITES DA IMAGINAÇÃO.