DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Plano de Trabalho Docente
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Introdução à Prática da Pesquisa I
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Concepções em Educação Matemática
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Formação continuada ANO 2015
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos Curso de Licenciatura de Letras – 2º ano – 2015 Professor especialista Geraldo Magela de Paula

Educação: “Educação é o processo que visa a levar o indivíduo, concomitantemente, a explicitar as suas virtualidades e a encontrar-se com a realidade, para na mesma atuar de maneira consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas necessidades e aspirações pessoais e sociais”. Nérici, 1983 A educação deve levar o indivíduo a atuar na realidade porque é dela e nela que ele vive. Tipos de Educação: - Hetero-educação: Sistemática e assistemática. - Autoeducação: o próprio indivíduo busca sua promoção. - Educação permanente: refere-se a fusão da educação sistemática com a autoeducação promovida pela escola.

BASES DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICAS SOCIAIS METODOLÓGICAS FILOSÓFICAS Inspira-se nas possibilidades do homem como ser vivo e às condições fundamentais de sobrevivência biológica. PSICOLÓGICAS Inspira na psicologia para melhor estruturar seus métodos e técnicas de ensino e para se convencer das diferenças individuais, possibilidades e modalidades de aprendizagem do homem. Condução de personalidades diferentes para metas comuns. A cooperação e solidariedade devem ser desenvolvidas entre os educandos para melhor saúde mental. A Sociologia a serviço da educação. A educação deve apropriar-se da metodologia científica para estudo dos problemas que lhe são afetos. O processo educativo deve ser tratado cientifica e não empiricamente. FILOSÓFICAS A educação deve inspirar-se na filosofia porque a convicção de que o homem não pode ser tratado como objeto, como algo excepcional.

PEDAGOGIA é a ciência que estuda a educação PEDAGOGIA é a ciência que estuda a educação. (Hoje sem esta identidade) Para quem se dedica a estudar a Pedagogia, faz-se imprescindível a leitura de outras áreas do conhecimento, como a Filosofia, a História, a Sociologia, a Psicologia, a Biologia, entre muitas outras, cujas produções contribuem para que se possa entender e aprofundar investigações sobre o fenômeno educacional, objeto da ciência da educação, a Pedagogia Como objeto de estudo, a Pedagogia tem a educação, esse fenômeno humano, portanto social, político, cultural, epistemológico, antropológico, filosófico, psicológico, enfim, um fenômeno que, para ser estudado, exige esforços conjugados de ciências diferentes associadas à Pedagogia

Viam o homem a ser desenvolvido Antiguidade Idade média A Didática sempre existiu na história da humanidade porque o homem sempre ensinou e aprendeu. No entanto, a escola como uma instituição para todos só foi instituída socialmente, como forma de transmitir o legado cultural construído pela humanidade, somente há pouco mais de duzentos anos. Viam o homem a ser desenvolvido Antiguidade Idade média Sócrates, Platão e Aristóteles Santo Agostinho e Tomás de Aquino quando pertenciam a classe de homens livres, aptos a receber uma educação voltada para o ideal de moral, de formação de caráter, de hábitos, do domínio das paixões, da justiça e outros mais.

A Didática tem como fundamentação as contribuições da Psicologia, da Filosofia, Antropologia e da Sociologia que são áreas do conhecimento que se lançam sobre a complexidade da prática pedagógica. objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática pedagógica através da elaboração da proposta de ensino numa perspectiva crítica de educação (OLIVEIRA, 1995).

É em Comênius que encontramos uma proposta metodológica de como ensinar tudo a todos, distanciada da prática da época na qual o ensino era para poucos privilegiados. As descobertas, assim como o comércio em grande escala, as novas invenções, os avanços da ciência, a produção visando compra e venda, tudo fazia parte de uma revolução em todos os aspectos da vida do homem. O termo didática foi instituído por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas. Fonte: http://www.infoescola.com/pedagogia/didatica/

O método comeniano baseia-se nos seguintes princípios: - aquilo que o aluno deve saber, deve ser ensinado; - o que é ensinado dever ter aplicação prática; - a explicação do que se está ensinando deve ocorrer da forma mais clara possível; - e ensinar de acordo com as necessidades e no seu devido tempo. O método de ensino Comeniano tinha as seguintes características diferentes dos métodos da época: consistia em ministrar um ensino que apresentasse bons resultados, que fosse dinâmico, prazeroso para alunos e professores. Tudo isso como uma resposta ao novo modo de produção, de comercialização, porque assim como havia um novo método para produzir de tudo para trocar com todos, a escola necessitava de uma nova didática para ensinar tudo a todos.

Comênius estende a “arte de ensinar” até o outro extremo do processo de formação do ser humano, qual seja a aprendizagem, indicando, pois, que tanto o professor quanto o aluno são partes constitutivas de um mesmo processo.