Missão, Visão e Objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Missão e Visão Por Carlos Reis.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Estratégia Empresarial
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Etapas do Planejamento Estratégico
DEFINIÇÃO DE MISSÃO E VISÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico TOPIC Brasil: Idéias Iniciais Agosto/2007 a Agosto/2008.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Objetivos da X Assembleia de Diretores 1. Recordar a nossa identidade de Instituição Educacional, Católica, Marista;
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
II Orientação Técnica PCAGP.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Planejamento de estratégias:
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Visão e Objetivos Organizacionais
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Planejamento Estratégico
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Identidade Corporativa
Planejamento Estratégico
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Planejamento e estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Plano de negócio.
Planejamento de Comunicação
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Gestão Estratégica de Negócios
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

Missão, Visão e Objetivos Aula 4

Defina onde quer chegar “Não há vento favorável para aquele que não sabe por onde quer velejar.” Sêneca

VISÃO A Visão da organização traduz uma imagem ideal e única de futuro pretendida pela organização. A partir da definição da Visão, todos os esforços organizacionais serão direcionados para o seu alcance. O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: ● pelos esforços individuais; ● pelos esforços das equipes; e ● pela alocação dos recursos. 3

A VISÃO DA EMPRESA... Projeção de oportunidades futuras Pergunta: aonde a empresa quer chegar? Exemplo Disney: “Criar um mundo onde todos possam ser crianças” “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as Necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher” AVON

Visão Definir a visão é descrever os ideais e sonhos das pessoas que compõem a organização para o futuro da mesma. A declaração de visão não estabelece ou expressa fins qualitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Certifique-se que a declaração de visão corresponda a realidade da empresa. Visão fantasiosa gera confusão e desmotivação de todos os envolvidos.

Componentes da Visão Não existe uma regra e/ ou fórmula para a definição/ validação da visão. O que se percebe é que as organizações de sucesso conseguem compreender: Qualitativa: Característica/ qualidade esperada/ forma desejada Mercadológica: Condição/ situação/ posição Tempo: Período/ prazo

A Visão representa um estado futuro desejável da organização Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida; É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização e; Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento; É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade. 7

O enunciado da visão deve facilitar a resposta às seguintes perguntas: ● No que a empresa quer se tornar? ● Qual a direção é apontada? ● Onde nós estaremos? ● O que a empresa será? ● Em que direção eu devo apontar meus esforços? ● Eu estou ajudando a construir o que? ● Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

“Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as Necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher” AVON Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.

Hospital Universitário de Santa Maria Ser reconhecido pela sociedade como referência nas dimensões técnica, científica, ética e humanística, utilizando conhecimentos e tecnologias inovadoras para assistir o ser humano na sua integralidade, eqüidade, universalidade, e contribuir para o fortalecimento da enfermagem.

Algumas características da Visão: É voltada para longo prazo. Envolve a organização como um todo. É definida pelo nível institucional da organização. Alinha e orienta os valores centrais da organização. Deve ser factível de ser atingida. Deve especificar claramente seus parâmetros de mensuração. Deve indicar para onde a empresa pretende ir.

Definição da Missão A Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas Questões a serem respondidas: •  Quem somos? •  Qual é a nossa finalidade? •  Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder à finalidade? •  Como devemos responder aos nossos Grupos de Influências? •  Quais são nossas cultura e filosofia? •  Que nos faz ser distinto e único? 12

A MISSÃO DA EMPRESA Deve traduzir uma necessidade permanente: É a razão de ser da empresa; PERGUNTAS: - O que a empresa faz? - Por que ela faz? - Para quem ela faz? - Como ela faz? ►É a causa nobre da organização. ► Representa a sua Finalidade, o seu papel na sociedade. ► Revela o Valor Agregado pretendido. Dá destino a Organização!

que organização está assumindo com a sociedade Ingredientes de uma boa Missão COMPROMISSO que organização está assumindo com a sociedade Visão das NECESSIDADES OPORTUNIDADES Principais COMPETÊNCIA que tem para isso

Componentes da Missão Não existe uma regra e/ou fórmula para a definição/validação da missão. O que se percebe é que as organizações de sucesso expressam em sua missão elementos como: ● Ação condutora ● Valor agregado/produto ● Beneficiado/cliente Disciplina e pragmatismo ● Negócio ● Diferencial mercadológico Intuição/ visão/ “feeling”

O Que se Espera com a Declaração da Missão? Dar identidade à organização/unidade Dimensão Técnica Mobilizar as pessoas Dimensão Humana

Roteiro para a Elaboração da Missão Fazer o que? Qual é o nosso negócio Para quem? Quem é o nosso cliente? Onde? Base, prioridade, estratégia de lugar do negócio Como? Desafio, diferencial da organização Com que finalidade? Complemento social

CUIDADO!!!! Evite frases muito longas com palavras difíceis Economize gerúndios Seja simples e conciso. Exemplo: A missão da Disney é : “Alegrar as pessoas”,

Exemplos de Missão Produzir automóveis que as pessoas queiram comprar e tenham Orgulho de possuir. Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora. “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-estar / Estar Bem”

Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira.

Referência em excelência no diagnóstico para mulher, com tecnologia de ponta e com atendimento profissional de qualidade, Ético e humano, entendendo cada paciente como um ser total com necessidades físicas e emocionais específicas e valorizando seus funcionários. Hospital Universitário de Santa Maria Promover a saúde (o que a empresa faz) do ser humano (a quem ela serve), buscando uma assistência de Enfermagem de excelência;(diferencial em relação ao concorrente) participar do processo de formação de alunos e de trabalhadores da saúde, bem como da pesquisa e extensão.

Agora Pratique... Reunidos por empresa, cada grupo identificará a descrição da visão e da missão que melhor expresse a sua realidade, para isso deve considerar: Os conceitos apresentados anteriormente; A realidade do dia-a-dia da organização; Deliberações e direcionamentos dos mantenedores e provedoria.

OBJETIVOS Objetivo organizacional é uma meta para a qual a organização direciona seus esforços. As empresas são organizações criadas para atingir objetivos específicos. Sua principal função é atingir estes objetivos. A visão organizacional é considerada eficaz quando define objetivos claros e explícitos a serem alcançados ao longo do tempo.

Algumas características dos objetivos: São voltados para médio prazo. Envolvem os diferentes departamentos da organização. São definidos pelo nível intermediários da organização. São alinhados e orientados pela Visão da organização. Devem ser factíveis de serem atingidos. Devem especificar claramente seus parâmetros de mensuração. Devem indicar de forma inequívoca o resultado esperado. Devem representar um desafio a ser atingido.