CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Ciclo de vida e organização do projeto
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Sistema de Informação Gerencial
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Planejamento 2 Universidade de Brasília
PETI Planejamento Estratégico de TI
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Sistemas de Informação
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Estratégias do agronegócio
Abrangência do Planejamento
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Gestão de Projetos.
Gestão da Qualidade – Motivação
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
Funções da Administração
1.Introdução à Administração
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Funções Administrativas
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Planejamento estratégico
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Funções de administração
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
Estruturas Organizacionais
Planejamento Estratégico
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Estruturas Organizacionais
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Capítulo 1 A administração hoje.
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
Processos Administrativos Aula 1
Aula 08 – Gerenciamento de RH
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento estratégico
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Estruturas Organizacionais Tradicionais Funcional Divisional/Projetos Geográfica Matricial Prof.: Wesley Vieira Borges.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL Aula 11 – 17/10/2013 António Albano Baptista Moreira 1

Ao final o que levaremos ? ESTRUTURA ORGANIZACIONAL METODOLOGIA 2

Aula 10 – 02/05/2011 OBJETIVOS Estrutura organizacional Exercícios práticos 3

Estrutura organizacional Origens, histórico Militar, igreja TGA Estrutura no processo administrativo Planejamento, Estratégico, tático e operacional Organização – estrutura, processo e método Direção – coordenação, liderança, supervisão, orientação Avaliação – indicadores, controles, retroalimentação, Keizen Estrutura, instrumento da função organização 4

Componentes do sistema estrutura organizacional Objetivos Entradas Processo de transformação [entropia + e -] Saídas Controles e avaliações Retroalimentação Ambiente – conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema considerado. 5

Conceitos de sistemas abertos Equifinidade – várias maneiras de organizar os sistemas para o mesmo resultado Entropia negativa – organização para sobreviver por meio da otimização Entropia positiva – tudo tende à desorganização e morte ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo os estabelecimentos dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos. 6

Por partes É instrumento administrativo É resultado da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e recursos. Estabelecimento dos níveis de alçada. Estabelecimento dos processos decisórios. Visando ao alcance dos objetivos nos planejamentos das empresas. 7

Deve fazer três análises para determinar a estrutura organizacional. Análise da atividades; Análise de decisões e Análise das relações.

Estrutura Organizacional ideal : Qual é, qual será o negócio de nossa empresa? Etapas da definição da Estrutura Organizacional ideal: Etapa 1- Análise das Atividades Etapa 2- Análise das Decisões Etapa 3- Análise das Relações Análise das Atividades Procura identificar as principais áreas de uma empresa, a saber: -Produção -Marketing -Engenharia -Contabilidade -Compras -Pessoal

Análise das Decisões Procura identificar o modo como as decisões são tomadas: -Quais são as chances de sucesso? -Quem toma as decisões? -Quais áreas afetadas? -Quais os prazos possíveis? Análise das Relações Procura identificar o Conteúdo das Informações envolvidas nas decisões e a inter-relação entre os diversos níveis afetados quando da tomada de decisões.

Implantação da estrutura organizacional A mudança na estrutura organizacional; O processo de implantação e As resistências que podem ocorrer.

Passos para montar uma nova estrutura organizacional. Quais são as áreas de trabalho necessárias dentro da unidade; Descrição de cada área de forma realista e razoável (objetivos, diretrizes, planos e metas e resultados esperados); Quais as atividades desenvolvidas nas áreas e Quadro de funcionários necessários para executar as atividades.

Pré-requisitos de uma boa estrutura Organizacional: -Deve ser Direta, visando um desempenho organizacional ótimo; -Deve conter o mínimo possível de Níveis Hierárquicos; -Deve possibilitar o crescimento do Funcionário, através de teste de habilidades e treino. Tipos de Estruturas Organizacionais: -Organização Funcional; -Organização Territorial; -Organização por Produto; -Organização por Cliente; -Organização Matricial (Funcional+Produto); -Organização Radial.

Na internet ... Trabalho sobre estruturação do caso da “Fada Encantada” Entrega e discussão 16

Obrigado 18

19