OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.

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Transcrição da apresentação:

OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM

Diana Regina Vicente Vivian; e Valeria Maria Bianchini Johann. AUTORAS: Diana Regina Vicente Vivian; e Valeria Maria Bianchini Johann.

OS TEMPOS ESCOLARES PASSAM A SER PERSPECTIVA DE MUDANÇA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.

MUDAR O TEMPO ESCOLAR... É OUSADIA? É ARRISCAR? OU É APOSTAR NA TRANSFORMAÇÃO?

ACREDITAR: NA CAPACIDADE DO EDUCANDO; NO BOM-SENSO E COMPETÊNCIA DE CADA EDUCADOR.

ESPAÇO – SALA DE AULA – NÃO ALTERADO TEMPO – NÃO ALTERADO – SERIAÇÃO

REORGANIZAR A ESCOLA; ROMPER COM A RIGIDEZ DE TEMPOS; ÊNFASE NAS FASES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO; AVANÇOS NA APRENDIZAGEM

O PROFESSOR: CONHECE AS FASES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO; TEM CLAREZA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.

EM QUE O CONHECIMENTO DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PODERÁ CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E ATÉ QUE PONTO, REALMENTE ESTE CONHECIMENTO PODERÁ VIR A FAZER DIFERENÇA NO PREPARO DAS AULAS E NA ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS COM OS EDUCANDOS?

RECONSTRUÇÃO CURRICULAR A NOVA LDB Nº 9394/96 ABRE POSSIBILIDADE PARA NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR.

ELEMENTOS PARA: PROBLEMATIZAR; AVALIAR; DESAFIAR

ORGANIZAÇÃO: QUE RESPEITA: -RITMO -TEMPOS DESAFIA EDUCADORES: -COMPROMETIDOS -ACREDITAM

HENRI WALLON (1879 – 1962) PLANO DE REFORMA – LONGEVIN – WALLON – TAREFA DE RECONSTRUÇÃO SOCIAL NA PÓS GUERRA E VISAVA A REFORMULAÇÃO DO SISTEMA FRANCÊS DE ENSINO – 1947

A MOTIVAÇÃO DE WALLON ERA A JUSTIÇA SOCIAL. ACREDITAVA QUE: PARA TER UMA SOCIEDADE DIFERENTE DEVERÍAMOS TER UMA ESCOLA DIFERENTE, NÃO MARCADA PELA PRECOCE SELETIVIDADE.

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Piaget – cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer em cada faixa etária; Vigotsky – o desenvolvimento intelectual resulta da relação com o mundo - interação - construção da aprendizagem.

A Luz de Piaget e Vigotsky: Infância; Pré – Adolescência; Adolescência.

PEDAGOGIA DIFERENCIADA “DIFERENCIAR É PROPOR A CADA ALUNO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM E TAREFAS ÓTIMAS PARA ELE”. P. Perrenoud

PEDAGOGIA DIFERENCIADA, REQUER: Atividades contemplando as dificuldades; Olhar atento e diferenciado sobre o processo da aprendizagem; Fase de desenvolvimento para a qual está sendo preparada a atividade; Olhar crítico sobre seu próprio trabalho; Comprometimento com a mudança, no planejamento.

CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO “ Uma pedagogia culturalmente relevante não é então, aquela que restringe o conhecimento formal a ser trabalhado pelo aluno...o que ela propõe é o alargamento do conhecimento formal....apoiando-se na experiência cultural...” Lima,1997

“Os ciclos pedagógicos são uma oportunidade não só para combater o fracasso escolar, mas também para acelerar a profissio- nalização do ofício de professor e as mutações da escola.” (Perrenoud,2001)

SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR “O Espírito de uma pedagogia do sucesso é acabar com os desvios, encontrar algo de positivo em todos, colocar em evidências os progressos de cada um, em vez de seu lugar em uma hierarquia.” Perrenoud, 2001

FORMAÇÃO DOCENTE A formação inicial e contínua é uma das molas propulsoras que permite elevar o nível de competência do profissional, pois aumenta seu saber, transforma sua relação com este saber e por fim faz refletir sobre sua prática de trabalho.

TRABALHO DE EQUIPE: Acaba com o individualismo; Confiança no grupo; Crescimento pessoal; Divide responsabilidades; Planejamento coletivo; Divide angústias e constrói confiança.

METODOLOGIA Caracteriza a pesquisa qualitativa como algo que tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento chave. (Triviños,1987,p.128)

PESQUISA QUALITATIVA: Valorização da qualidade; Parte de uma situação real; Liberdade e espontaneidade à investigação.

RESULTADO DA PESQUISA Os entrevistados ressaltaram: Respeito ao tempo para construção da aprendizagem; A forma como a escola está organizada; Avaliação individual; Aluno autor/construtor do seu conhecimento.

Conhecimento das fases do desenvolvimento humano; Trabalho diferenciado; Maior autonomia; Valorização dos conhecimentos prévios; Ação reflexiva; Trabalho em equipe.

Concluímos que é necessário: investimento financeiro(material didático,número de professores, estrutura física); investimento humano(formação continuada,espaço/tempo para estudos e trocas); Assessoria pedagógica com profissionais especializados.

Concluímos ainda que: É necessário contínuo trabalho de reflexão sobre a prática, visando o crescimento pessoal e profissional; A promoção automática é ponto de conflito-nota/poder; Grande desejo de mudança.