Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Residência Farmacêutica Visão Humanista
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Qualidade de vida no trabalho
dizendo que participou deste encontro.
Traços da Personalidade
Avaliação de vendedores
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Gestão da Qualidade – Motivação
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Nossa satisfação é promover o seu sucesso.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
O RH X Clima Organizacional
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Seu Agente de Mudança..
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Diagnóstico do Clima Organizacional
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária Qualidade de Vida no Trabalho: O stress e o conceito de qualidade total Juliana Carrijo Melo Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde

MODELO TAYLORISTA E FORDISTA Estrutura rígida Forças roteirizadas/pouco desafiantes Alto grau de especialização estrutura hierarquizada ( relação de autoridade) controle explícito das atividades

O CENÁRIO DAS NOVAS ORGANIZAÇÕES Globalização Competitividade Valorização dos recursos humanos Premissas: Valor agregado ao produto final Redução dos níveis hierárquicos menor custo x maior qualidade Simplificação dos processos Uso intenso da tecnologia da informação

PROCESSO SAÚDE DOENÇA Aspectos Individualidades POLÍTICOS - GENÉTICA SOCIAIS - BIOLÓGICAS ECONÔMICOS - PSICOSSOCIAIS CULTURAIS FISICO PSICÓLOGICOS

O INDIVÍDUO E O TRABALHO Trabalho tem lugar específico no processo Saúde/Doença Mental Sofrimento do trabalhador: Advém da Organização do trabalho; Cria defesas coletivas; Diretamente relacionadas a: a) Natureza do trabalho exercido; b) Forma de lidar com o trabalho; c) Representação social do trabalho

TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE PRESSUPÕE: SITUAÇÃO DE SAÚDE/ DOENÇA SITUAÇÃO DE VIDA/ MORTE SOFRIMENTO SITUAÇÕES PENOSAS FATORES DE RISCOS

PORQUE O SOFRIMENTO OCORRE ? ISTO IMPEDE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE. Relação Homem/ Trabalho é bloqueada; Trabalho vazio e carente de valor ISTO IMPEDE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE.

STRESS: ESTADO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL CRIA A BUSCA DE ALTERNATIVAS OU PARALIZA AS AÇÕES DO FUNCIONÁRIO

O stress é, talvez, a melhor medida do estado de bem - estar obtido ou não pela pessoa. A qualidade de vida no trabalho é individualizada na pessoa por meio de suas diferentes manifestações de stress.

CONSCIENTIZA - SE DO PROCESSO Apropriação de si do trabalho Percepção global Auto-conhecimento Inverte com o paciente Integra afeto e razão Reconhece limites Trabalho criativo Indivíduo espontâneo

CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA É um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

Qualidade de Vida no Trabalho 2 Aspectos: STRESS-individual QUALIDADE TOTAL - Aspectos comportamentais e satisfação das expectativas individuais, visando a concretizaçäo dos resultados da empresa. (Grupo)

OBJETIVOS Auto-conhecimento Desenvolvimento de processos criativos e espontâneos Facilitar a resolução de problemas Promover novas atividades e atitudes Responsabilidade social (Ética)

QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO Refletir sobre a relação do indivíduo no trabalho, a partir de situações do seu cotidiano Compreender como são vividas:  relações Indivíduo/ Indivíduo  relações Indivíduo/ Tarefa  relações Indivíduo/ Instituição Trabalhar as questões relativas á Identidade do Profissional

O PRAZER ADVÉM DA REAL PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO.

3- Reconhecimento do Outro IDENTIDADE O Indivíduo experimenta através da interação com o ambiente, que é intermediador na formação psíquica. Envolve as etapas: 1- Identidade do EU 2- Reconhecimento do EU 3- Reconhecimento do Outro

TRABALHO E SAÚDE Realização Profissional O HOMEM SE CONHECE POR AQUILO QUE REALIZA, SEU FAZER É A OBJETIVIDADE E SUA SUBJETIVIDADE. Investimento de energia psíquica Trabalho: Sobrevivência Realização Profissional Reconhecimento social da sua capacidade

Interação no processo de Qualidade. comprometimento Organização Pessoa Carreira Sinergia Auto-estima e realização das ansiedades pessoais Benefícios Salário confiança parceria motivação harmonia transação Estabilidade e segurança Territoriedade Sentimento de pertenimento Comunicação clara e clima recentivo Crescimento e comprometimento Resultado Vivência do significado do trabalho, responsabilidade, autonomia e feed-back Comprometimento e lealdade do func. Qualidade e satisfação no trabalho

InCor - HC - USP: Projetos de Qualidade de Vida Coração Aberto (Benchmarketing) Projeto Educar Para Qualidade Semana InCor da Qualidade Amigos do Peito ( Quartas - Feiras) ISO 9002- Laboratório de Análises Clínicas- parte médica Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar

Gerência Geral de Medicamentos: Projetos de Qualidade de Vida Consultoria Técnica (SAC) Respostas às dúvidas emitidas via e-mail, telefonemas, cartas. Prazo: 5 dias - 2 Técnicos e estagiários da UNB- Fone: 61-448-12-04 Free- Choice Programa em que o funcionário recebe bônus de CR$50,00 para investir na melhoria de sua qualidade de vida. Job rotation Oportunidade de rotatividade dos funcionários em outras áreas dentro da própria Gerência.

Gerência Geral de Medicamentos: Projetos de Qualidade de Vida Rounds Técnicos Formação de facilitadores internos, através de exemplos reais de práticas de aprendizagem “on the job training”- educação e treinamento no próprio local de trabalho - , instigando-os a repensar sua postura profissional e sua prática. Canal Aberto Momento de participação e integração entre gerência e corpo funcional da GGMED.

PROJETOS EM ANDAMENTO - GGMED - ANVISA 1- Contrato de Gestão - Meta global da ANVISA - disponível via Internet 2- Aplicabilidade dos conceitos do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Avaliadas trimestralmente por indicadores. 3- Projeto de Implantação da ISO 9002 (IBQN) 4-Comitê da Desburocratização Programa Nacional do Serviço Público

PORQUE BUSCAR INDICADORES? Quantificar a qualidade dos serviços prestados e subsidiar a implantação de melhorias contínuas nos processos de trabalho, Analisar e monitorar os resultados, Diagnosticar a satisfação do cliente, Identificar “como estamos” e “como devemos ficar”.

INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA Ida ao dentista a cada 6 meses? Ida ao cinema a cada 15 dias ? Trabalho no que eu gosto e acredito? Faço pequenas viagens e passeios? Desfreuto de pelo menos 20 dias de férias por ano? Sempreme permito ouvir música? Sou autêntico em minhas relações? Uma vez ao ano faço check up? Respeito o meu horário de refeicão saboreando o alimento?

PONTOS FAVORÁVEIS Revisão do contrato de gestão - Meta institucional Clareza dos principais processos de trabalho Foco na tarefa para foco no cliente Pensamento sistêmico Diagnóstico situacional Sinergia grupal

OPORTUNIDADES DE MELHORIA Envolvimento do nível gerencial Uso gerencial das informações Alinhamento das metas e planos de ações com o planejamento estratégico Continuidade de ações e planos Sistema de acesso à informação (comunicação)

NOVOS DESAFIOS DA GERÊNCIA GERAL DE MEDICAMENTOS Combinar qualidade x custos competitivos Foco no cliente Capacidade de inovação Mudanças tecnológicas no sistema de gestão Agência flexível / criativa Humanização na organização Aumento da qualidade de vida no trabalho Maior produtividade / qualidade produtos e serviços

Excelência é uma habilidade conquistada através de treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência,então, não é um ato, mas um hábito. (Aristóteles - 384 - 322. AC)

www.anvisa.gov.br Juliana.carrijo@anvisa.gov.br