PROJETO PEDAGÓGICO 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Proposta para formação continuada
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Novas Tecnologias: contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil. Prof ª. Danielle Pinheiro Prof ª. Ana Clara Nogueira.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Pederneiras- São Paulo
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Diretrizes da Educação Infantil MEC
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Roteiro de observação de estágio
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Pratica como componente
Construção de um jogo de boliche
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

PROJETO PEDAGÓGICO 2012

PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Mini grupo: primeira experiência escolar; egocentrismo acentuado; insegurança; em processo de desfraldamento; dificuldades para se situar nos diferentes espaços e tempos da escola; dificuldades para expressar suas necessidades e desejos; ampla diversidade do ritmo de estruturação da linguagem verbal e do pensamento racional. Infantil I: primeira experiência nesta unidade de ensino; ampla diversidade do ritmo de estruturação da linguagem verbal e do pensamento racional; dificuldades para se situar nos diferentes espaços e tempos da escola; dificuldades de aceitação e cumprimento das regras de convivência; egocentrismo acentuado. Infantil II: estabelecimento de vínculo em relação ao ano anterior por afinidade ou gênero; autonomia das crianças durante a realização das atividades; autonomia e segurança para se deslocar nos diferentes espaços; demonstração de expectativas sobre o que irão fazer; crianças participativas e curiosas; muito afetivas e falantes; já se apropriaram das regras de convivência em grupo;

PRIORIDADE CONSTRUÇÃO e OTIMIZAÇÃO dos espaços e tempos das crianças, pois acreditamos que elas são as protagonistas dos seus fazeres, participando e elaborando de forma ativa e autônoma de sua infância.

Proposta Pedagógica Pedagogia de Projetos Cada turma construirá seu projeto de acordo com suas vivências, interesses, curiosidades e necessidades identificadas pelo professor.

M E T A S Promover o conhecimento da comunidade, através de reuniões formativas sobre questões ligadas a infância; Estabelecer o relacionamento franco e garantir a participação das famílias das crianças na vida escolar; Desenvolver a socialização da criança, visando uma boa convivência com o outro, onde todas as relações sejam permeadas por valores éticos, respeitando as diferenças e fazendo uso de valores / princípios importantes para a convivência em sociedade (respeito, solidariedade, cooperação, tolerância, verdade, honestidade, entre outros).

Contribuir para a formação da identidade das crianças, considerando sua singularidade, história de vida, reconhecendo e valorizando as diferenças existentes entre seus pares e, dessa forma, beneficiando a todas no que diz respeito ao seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos. Interagir com os meios físico e social de forma autônoma. Despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento e aprendizagem. Favorecer o desenvolvimento do pensamento/raciocínio através de situações problematizadoras envolvendo as diferentes linguagens. Construir e otimizar espaços e tempos onde as crianças possam desenvolver a capacidade criadora, atuando como protagonistas.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR Salas de Aula Parque Brinquedoteca Ateliê Sala 07 (espaço multimeios, cujo nome está em processo de escolha pelas crianças e famílias) Laboratório de Informática Educativa Pátio Área externa Refeitório Sanitários Horta

RECURSOS UTILIZADOS Filmadora; Computadores e impressoras; Microsistem e sistema de som; Câmera Fotográfica; Balcão Térmico; Brinquedos e jogos pedagógicos; Projetor Multimídia; Materiais de papelaria; Livros Infantis, CDs, DVDs; Referenciais bibliográficos para pesquisa; Aparelhos audiovisuais;