Metodologia PPS na empresa Farmoquímica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Sistema de Informação Gerencial
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Gestão Integrada de Negócios
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
MISSÃO Manter-se atualizada e inovadora, atuando no segmento do aço, satisfazendo clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
Projeto PEIEX: Esse projeto vem nos auxiliar em um momento de transição muito importante, não só em razão da crise mundial econômica mas com relação as.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Profissional de GC / Função de GC
COACHING Danielle Dias Fernanda Campos Marcella Carvalho Samilly Diniz.
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão por Competências
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional - Prof. Martius V
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gestão de Conhecimento
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho

4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Planejamento Estratégico
Planejamento e Responsabilidade Social
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Práticas de CGI Participantes: - Fernanda Casanova - Leila Pereira - Juliana Loyola - Marcelo Souza - Tathiana.
Seu Agente de Mudança..
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Plano de negócio.
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Gestão do Conhecimento e Cultura organizacional
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Universidade Corporativa Procenge
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Intervenção em Gestão de Pessoas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Portfólio de Serviços TI
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Você sabe qual é o potencial dos membros de sua empresa? Cuidado pois, você pode perder grandes talentos para seu concorrente!!
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Transcrição da apresentação:

Metodologia PPS na empresa Farmoquímica Prática: Gestão por Competências Ana Paula Marques Millena Souza Mônica Bragança Silvana Alves Thiciane Pessanha Estratégia Empresarial e GRH Prof. Martius V. Rodriguez y Rodriguez, pDSc.

Estar entre as quinze maiores indústrias farmacêuticas até 2014. A Empresa Indústria Farmacêutica de médio porte, de origem familiar que atua há mais de 70 anos no mercado brasileiro; Possui 900 colaboradores pelo Brasil; Missão: Promover a saúde e o bem-estar colocando à disposição da classe médica soluções terapêuticas modernas que contribuam para a melhoria da qualidade vida. Visão: Estar entre as quinze maiores indústrias farmacêuticas até 2014.

A Empresa (cont.) Valores: - Excelência - Contribuição individual e dedicação - Comunicação, confiança e respeito - Questionar, criar e inovar - Preocupação com a melhoria contínua - Ética e integridade Principais desafios: - Manter crescimento anual de 20% comparado aos últimos 5 anos - Lançamento de novos produtos (estratégia para alavancar vendas) Tem o objetivo de ser líder de crescimento no seu segmento (remédios éticos).

Objetivos da Implantação da Prática Atendimento das normas exigidas pela ISO 9001, através do mapeamento das competências de acordo com a Visão da empresa; Face aos objetivos estratégicos e desafios do mercado farmacêutico, a FQM, visando aprimorar sua efetividade nos processos, aprovou trabalhar com foco na Gestão por Competências comportamentais aplicada a toda a empresa.

Competências Mapeadas CONFIANÇA Ter segurança, ousadia e confiança em suas atitudes, mesmo sob pressão. COMUNICAÇÃO Se comunicar com objetividade e clareza, assegurando o entendimento e a disseminação de informações. MELHORIA CONTÍNUA Valorizar o conhecimento, buscando as melhores práticas, utilizando-se de criatividade, visando obter melhor desempenho. FOCO EM RESULTADOS Atuar com objetivos e metas bem definidos, incentivar a produtividade, demonstrar pró-atividade e visão sistêmica do negócio. ORGANIZAÇÃO Identificar, priorizar e agir baseado nos objetivos, alocando tempo e recursos de forma adequada.

Competências Mapeadas (cont.) TRABALHO EM EQUIPE Interagir com as pessoas de forma positiva, demonstrando empatia para entender as ações e comportamentos dos demais. ANÁLISE E DECISÃO Analisar espontaneamente os resultados de seu trabalho e equipe, definir métodos para monitorar o seu desempenho. GESTOR DE PESSOAS Demonstrar capacidade para selecionar adequadamente, desenvolver e motivar pessoas. EMPREENDE-DORISMO Ter iniciativa para inovar, criar e transformar o ambiente de trabalho. INFLUÊNCIA Conseguir persuadir, impactar, convencer, influenciar outras pessoas com objetivo de obter apoio para suas ideias.

Benefícios da Implantação da Prática Estabelecer o modelo de atuação deixando claro o perfil demandado; Permitir maior autonomia de atuação estimulando os colaboradores a serem mais atuantes, criativos e comprometidos com seu desenvolvimento; Estar diretamente voltada para a estratégia da empresa.

Dificuldades na Implantação da Prática Preparar e reciclar continuamente os gestores para o papel de “Gestores de Pessoas”, exercitando o coaching; Causar um melhor entendimento ao sensibilizar os colaboradores para a plena utilização do novo modelo proposto; Fazer os gestores entenderem que a função de Gestão de Pessoas é ser viabilizadora da missão, visão, valores e estratégia da organização.

Etapas da Implantação da Prática 1 5 Apoiada em uma metodologia participativa, trazida por consultoria externa, a FQM obteve as informações necessárias de seus colaboradores baseando-se em: missão, valores e objetivos estratégicos. Atribuição do nível de proficiência nas competências, para os cargos. Esses níveis obedecem uma escala: 1 (apresenta muito pouco) a 5 (apresenta sempre). 2 6 Desenvolvimento de um plano de capacitação para os Gestores em relação as competências mapeadas. Agrupamento das competências de acordo com o perfil dos cargos. 3 7 Análise de gaps entre o apresentado (colaborador) e o esperado (cargo). Cadastramento de todos os indicadores em um Banco de Dados. 4 8 Lista de todas as competências geradas e aprovação das prioritárias. Montagem de um plano de T&D para a diminuição dos gaps encontrados.

Pessoas: Fase de Conversão Socialização Mapeamento e Construção das Competências; Desenvolvimento do plano de capacitação para os gestores; Montagem do plano de T&D para diminuição dos gaps. Externalização Cadastramento dos indicadores; Elaboração da lista de competências. 1 3 6 Tácito 4 8 DE Combinação Agrupamento das competências; Atribuição do nível de proficiência das competências. Internalização Análise dos gaps. Explícito 7 2 5 Tácito PARA Explícito

Processos: Fases de Organização 1 2 3 8 4 5 6 7 RETER DISSEMINAR APLICAR CRIAR RETER DISSEMINAR APLICAR 12,5% 37,5% 37,5% 12,5%

Sistêmico: Modelo de Integração + Foco Estratégico Excelência em Inovação Excelência em Sustentabilidade (Ativos Intangíveis) Inovação e Reposicionamento Rota de Crescimento Trajetória Atuação Interna Atuação Externa + - + Equipes Unidade Área de Negócio Empresa Fornec. Parceiros Clientes Comunidades Socied. Excelência Operacional Excelência em Parcerias Redução de Custos e Riscos Reputação Legitimidade Foco Operacional (Ativos Tangíveis) +

FIM Ana Paula Marques Millena Souza Mônica Bragança Silvana Alves Thiciane Pessanha Estratégia Empresarial e GRH Prof. Martius V. Rodriguez y Rodriguez, pDSc.