MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivos – Identificação e Definição
Advertisements

Estratégias da Produção
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
MEDIDAS DE DESEMPENHO Uma medida de desempenho é uma maneira de medir o desempenho em uma determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos.
Daciane de Oliveira Silva
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Balanced Scorecard.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Estratégia de Operações e
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Balanced Scorecard BSC
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
Continuous Replenishment
U08 Grupo: 19V.
BSC Balanced Score Card
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Diferenciação e Posicionamento
Sistema Força de Vendas
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Avaliação de Desempenho
Administração da Produção
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Balanced Scorecard Abordagem geral
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Balanced Scorecard.
Estratégia de Operações
Disciplina: Controladoria
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
Repensando a logística
Módulo 4 BALANCED SCORECARD Prof. Paulo R. A. Bernardo
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Melhoramento da Produção
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Desafios da Logística Brasileira
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES GESTÃO DE OPERAÇÕES I MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES

PORQUE MEDIR AS ATIVIDADES? “ Se não medir não sabe para onde vai!!” Preço, marca não são mais diferenciais em muitas operações. Empresas se diferenciam por aspectos não financeiros Os custos tradicionais não revelam as diferenças Custos de rateio Outras formas de avaliação: ganhos e custos de atividade. Benchmarking: comparação de práticas e desempenho entre empresas Exigências de mercado e contratação de serviços

AS DIMENSÕES PRINCIPAIS DO DESEMPENHO Eficiência: medida do uso dos recursos para a promoção de satisfação de clientes da operação. Eficácia: medida do quanto a operação atingiu seus objetivos, atendendo clientes e os diversos interessados na operação (stakeholders)

NIVEL DE DESEMPENHO DE UMA OPERAÇÃO MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Processo de quantificação da eficiência e eficácia da operação MEDIDAS DE DESEMPENHO Métricas usadas para quantificar a eficiência e a eficácia das operações SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Conjunto de métricas

GESTÃO DO DESEMPENHO TÉCNICAS PURAMENTE CONTÁBEIS FINANCEIRAS Levam em conta o retorno sobre o investimento Visão de curto prazo TÉCNICAS HOLISTICAS Envolvem outros parâmetros das operações e principalmente como as operações foram realizadas. Visão de longo prazo Balanced Scorecard (BSC) – (Kaplan e Norton 1996): Financeiro, cliente, processos internos e melhorias. ( concorrência??)

O QUE MEDIR? OBJETIVOS DE DESEMPENHO GRUPO DE CUSTOS: concorrência, operação, mão de obra, estoques, produtividade, etc. GRUPO DE QUALIDADE: das instalações, do produto, durabilidade, falhas, assistência técnica, etc. GRUPO DE RAPIDEZ / VELOCIDADE: tempo de entrega, tempos internos, tempo de informações, etc. GRUPO DE FLEXIBILIDADE: variedade de produtos, mudanças de mix dos pedidos, customização, etc. GRUPO DE CONFIABILIDADE: erros de previsões, entregas no prazo, pedidos completos, etc.

META DA AVALIAÇÃO Padrões históricos Desempenho da concorrência Series Desempenho da concorrência Boas práticas do mercado Padrões absolutos Metas difíceis de serem atingidas mas que podem servir de referencia a ser atingida Padrões arbitrários