UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Marketing

MARKETING CONCEITOS BÁSICOS Marketing é uma atividade de comercialização que teve a sua base no conceito de troca

DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

ERAS DA HISTÓRIA DO MARKETING Período aproximado Atitude predominante Era da produção Antes dos anos 20 Um produto bom se venderá por si mesmo Era das vendas Antes dos anos 50 Propaganda e venda criativa vencerão a resistência do consumidor e o convencerão a comprar Era do marketing Segunda metade do século XX O consumidor é rei. Busque uma necessidade e satisfaça-a

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING • Estabelecer objetivos da organização • Escolher e estudar o mercado selecionado e verificar as condições de atendê-lo • Desenvolver o composto mercadológico • Implementar o plano • Controlar o plano para verificar se está alcançando os objetivos

Variáveis incontroláveis • Econômicas • Políticas • Sociais • Concorrenciais • Tecnológicas • Ambientais • Demográficas • Culturais

• Variáveis controláveis e incontroláveis Composto de marketing • Variáveis controláveis e incontroláveis Ambiente político e social Organização Consumidor concorrência

PROBLEMAS RELACIONADOS A ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING “ Devido ao caráter universal de marketing é extremamente difícil isolar e definir os problemas de marketing e reduzi-lo a uma escala que permita solução por uma simples divisão da empresa.” Fonte: BOYD .JR, HARPER W, MASSY, William F.Administração de marketing. São Paulo: Saraiva, 1978, p. 9.

PROBLEMAS RELACIONADOS • Períodos mais curtos do ciclo de vida dos produtos • Constante fragmentação do mercado • Crescente atenção que vem sendo dedicada aos custos de marketing • Grande número de variáveis inter-relacionadas

CRIANDO VALOR PARA O CLIENTE Marketing voltado para o valor é a sintonia de todas as atividades empresariais dirigidas à criação de valor para o cliente. É a diferença entre valor total esperado e custo total ao consumidor

JUSTIFICATIVA Custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um cliente atual Uma empresa que perde por dia um cliente que gasta US$50.00 por semana sofrerá uma redução de vendas de US$ 1,000.00 no ano seguinte. 91% de clientes insatisfeitos jamais comprarão dessa mesma empresa e comunicarão a sua insatisfação a pelo menos nove outra pessoas.

CRIAÇÃO DE VALOR Marketing de relacionamento Marketing com banco de dados CRM (customer relationship management) Fidelização Marketing um-a-um

Marketing de relacionamento Marketing de relacionamento ou after-marketing são todas as atividades de marketing destinadas a manter um cliente em situações de pós-venda.

MARKETING COM BANCO DE DADOS A proposta da formação de um banco de dados é a de transformar os dados em informações pertinentes que ajudem na tomada das decisões de marketing.

DATA BASE MARKETING Data base marketing é uma forma planejada de coletar dados dos consumidores e, a partir do conhecimento mais detalhado do público de uma empresa, fazer ofertas adequadas de todos os aspectos da comercialização.

CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT A base do CRM é de que a tecnologia, que deve ser usada não apenas para compilar dados, mas também para prestar serviços, como telecomunicações e informática, é administrada de forma a proporcionar condições para manutenção do relacionamento.

FIDELIZAÇÃO O conceito de fidelidade significa que os clientes continuam a comprar de uma empresa porque acreditam que ela tenha bons produtos ou serviços.

Marketing um-a-um Utilizando a personalização em massa e o banco de dados, a empresa coleta informações detalhadas de cada cliente. A essência do marketing um-a-um é a capacidade que uma empresa tem de fazer ofertas individualizadas, porém massificadas, o que foi possível com o uso dos computadores, pois a tecnologia permitiu a formação de um banco de dados com todos os detalhes de compras dos consumidores.

Pizzaria Google

OUTROS MÉTODOS PARA UM BOM RELACIONAMENTO Benchmarking Análise de clientes Reclamações Pesquisas Cliente misterioso

A NOVA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

O NOVO MARKETING Com as mudanças de algumas variáveis externas, as práticas mercadológicas estão sofrendo adaptações. O objetivo desta apresentação é o de analisar algumas das principais mudanças nas práticas mercadológicas do mercado brasileiro.

Enfoque da comercialização Era Período aproximado Atitude predominante Era da produção Antes dos anos 20 Um produto bom se venderá por si mesmo Era das vendas Antes dos anos 50 Propaganda e venda criativas vencerão a resistência do consumidor e convencerão a comprar Era do marketing Depois de 50 O consumidor é o rei. Busque uma necessidade e satisfaça-a

O NOVO ENFOQUE Era Período aproximado Atitude predominante MERCADO A partir dos anos 90 Elos de ligação com clientes, concorrentes e mercados

Relacionamentos CONSUMIDORES CONCORRENTES MERCADO

NOVO MARKETING Elos com consumidores Marketing de relacionamento CRM- Administração do relacionamento com o consumidor Marketing um-a-um

NOVO MARKETING Elos com os concorrentes Acordos operacionais Parcerias estratégicas Joint Ventures Clusters

NOVO MARKETING Elo com o mercado Fornecedores ECR – efficient consumer response Bancos Outras empresas

Formas alternativas de promover NOVO MARKETING Concentração de atividades em vendas e propaganda Formas alternativas de promover Mudanças nas empresas Uso da tecnologia Mudanças nos formatos Varejo virtual Fidelização Globalização

NOVO MARKETING Mudanças nas variáveis incontroláveis Variáveis Sociais Tecnologia Aspectos sociais Variáveis Sociais Valorização de vida saudável Valorização do lazer Mudanças na estrutura familiar Responsabilidade social

NOVOS MODELOS O modelo da necessidade O modelo das experiências O modelo da permissão O modelo de especialistas

O NOVO MARKETING A empresa necessita cada vez mais de estratégias com diferenciais competitivos. As empresas deverão reduzir custos para melhorar seus preços O foco é fundamental para melhores resultados Os consumidores valorizam as empresas que se preocupam com causas ambientais

UM NOVO MARKETING ESTÁ SEMPRE SURGINDO